1 / 12

Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira

Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico. Certificação digital. Modelo de certificação digital – ICP-Brasil

abbot-floyd
Télécharger la présentation

Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sistemas da Informação e Tecnologia Prof. Luciel Henrique de Oliveira Tecnologias e Ferramentas para Garantir a segurança Trabalho 6 – Adriano Montico

  2. Certificação digital • Modelo de certificação digital – ICP-Brasil • Infra-estrutura de Chaves Públicas ICP, é um conjunto de técnicas, práticas e procedimentos elaborado para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais.

  3. Certificação digital • Sistema nacional de certificação digital é uma estrutura composta de um ou mais certificadores denominados de Autoridades Certificadoras – AC que, através de um conjunto de técnicas e procedimentos de suporte a um sistema criptográfico baseando-se em certificados digitais. O que a certificação digital assegura? Consegue assegurar a identidade de um usuário ou assegurar a autenticidade de um documento suportado e conservado em mídia eletrônica.

  4. Certificação digital As estruturas de CP existentes no mundo conseguem assegurar a autenticidade das assinaturas digitais utilizadas atualmente na rede mundial de computadores de modo a possibilitar, com elevado grau de segurança que um usuário de email, seja realmente o emissor da mensagem, evitando assim as possiveis fraudes e ou clonagem .

  5. Assinatura digital A Assinatura Digital é o único meio legalmente aceito para que as pessoas possam assinar documentos eletrônicos com a mesma validade jurídica de sua assinatura manual.

  6. Valor da assinatura digital Uma assinatura digital é um "selo electrônico" que pode ser enviado durante qualquer transação electrônica. Semelhante a um selo de uma encomenda. O valor da assinatura digital é muito alto em relação a alteração de informações e dados de documentos que possuem alto valor agregado ou que possam serem clonados.

  7. Como evitar Fraudes digitais De janeiro a setembro de 2008, 52.095 ocorrências de ataques e fraudes foram notificadas no Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet, e os prejuízos no país já passam de R$ 300 milhões. Os tipos mais comuns de fraude são as de cartões de crédito e as bancárias – essa última teve crescimento de 124% em 2008 comparado ao ano anterior. O roubo de informações estratégicas das empresas também é outro tipo de ocorrência que vem crescendo assustadoramente.

  8. Aplicações Bancos: certificados digitais são usados para garantir ao cliente que ele está realizando operações financeiras com o seu banco. Receita federal: e-CPF (certificado digital direcionado à pessoas físicas – extensão do CPF) e e-CNPJ (certificado digital que se destina a empresas ou entidades) – possibilidade de transmissão de imposto de renda de forma mais segura, consultar detalhes das declarações e pesquisar situação fiscal, por exemplo

  9. Aplicações Nota fiscal eletrônica: substituição da sistemática de emissão de documento fiscal em papel, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente. Possibilidade de acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco. Comércio eletrônico Processos judiciais e administrativos Obtenção e envio de documentos cartorários

  10. DDA - Débito Direto AutorizadoO DDA - Débito Direto Autorizado é uma inovação que torna os serviços bancários ainda mais eficientes. Pelo DDA, os clientes (Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas) podem acessar de forma eletrônica (internet, telefone, caixa eletrônico, entre outros) suas contas a pagar, sem que precisem recebê-las impressas.

  11. DDA - Débito Direto Autorizado

  12. BENEFÍCIOS • Entre os benefícios do DDA - Débito Direto Autorizado estão: • Redução de papel – não há a emissão do bloqueto físico, já que a transação é eletrônica  • Menos filas nas agências – maior utilização de meios eletrônicos  • Maior segurança na entrega da cobrança  • Modernização do Sistema de Pagamento Brasileiro  • Agilidade – permite a redução do prazo para emissão da cobrança  • Conveniência – possibilita que os compromissos sejam autorizados de forma prática  • Eficiência para o mercado – simplificação do processo de recebimentos e pagamentos das empresas  • Integração – fácil integração às soluções de mercado por adotar o padrão FEBRABAN  • Solução inovadora  • Segurança para o consumidor – não há necessidade de sacar dinheiro e ir a uma agência bancária para efetuar o pagamento de contas atrasadas

More Related