html5-img
1 / 75

Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas

Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas. Norma brasileira para cores. Existem diversas normas que regulamentam o uso de cores, como a norma NBR 6503/1984, que fixa a terminologia das cores.

abel
Télécharger la présentation

Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cor Percepção Visual Linguagem da Forma Proporções Áureas

  2. Norma brasileira para cores Existem diversas normas que regulamentam o uso de cores, como a norma NBR 6503/1984, que fixa a terminologia das cores. A norma brasileira NBR 7195/1995 apresenta recomendações para uso das cores na segurança, com o objetivo de prevenir acidentes e advertir contra riscos.

  3. Vermelha É usada em equipamentos de proteção e combate ao incêndio, inclusive portas e saídas e saídas de emergência. Os acessórios, como registros e válvulas são identificados pela cor amarela. A cor vermelha é usada também para indicar proibição e parada obrigatória, bem como em luzes de sinalização em tapumes, barricadas e paradas de emergência.

  4. Produtos Tóxicos Ia - Extremamente Tóxico Ib - Altamente Tóxico II - Moderadamente Tóxico III - Levemente Tóxico

  5. Alaranjada A cor alaranjada indica “perigo” partes moveis e perigosas em máquinas e equipamentos como polias, engrenagens e tampas de caixas protetoras (pintar do lado interno, para que fiquem visíveis na posição aberta). É usada também em equipamentos de salvamento aquático, como bóias e coletes salva-vidas.

  6. Amarela cor amarela indica “cuidado” em escadas, vigas, pilastras, postes, partes salientes em estruturas, bordas perigosas, equipamentos de transporte e de movimentação de materiais. Pode ser combinada com listas ou quadrados pretos (máximo 50% da área) para melhorar a visibilidade, como em pára-choques ou para delimitar locais de trabalho perigosos, áreas de segurança e locais destinados à armazenagem.

  7. Verde A cor verde indica “segurança”, servindo para identificar caixas e equipamentos de primeiros socorros, macas, chuveiros de segurança e quadros para exposição dos cartazes de segurança. Pode ser usada em faixas para delimitar áreas de segurança e áreas de vivência (fumantes, descanso).

  8. Azul A cor azul indica uma ação obrigatória, como o uso obrigatório dos EPI (equipamentos de proteção individual). Indicam também equipamentos fora de serviço, que não devem ser energizados ou movimentados.

  9. Púrpura É usada para indicar perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes e partículas nucleares.

  10. Branca É usada nas faixas ou setas para demarcar corredores e locais onde circulam exclusivamente pessoas. Usa-se também nas áreas em torno dos equipamentos de emergência, primeiros socorros e coletores de resíduos.

  11. Preta A cor preta identifica os coletores de resíduos, exceto aqueles originários dos serviços de saúde.

  12. Para melhorar a visibilidade, as cores de segurança devem ser pintadas sobre um fundo contrastante. É indicado um fundo branco para as cores: vermelha, verde, azul, púrpura e preta. O fundo preto é usado para alaranjada, amarela e branca..

  13. A norma NBR 6493/1994 indica cores para tubulações, para canalização de fluidos, material fragmentado e condutores elétricos. As cores indicam os seguintes conteúdos:

  14. Alaranjada - Produtos químicos não gasosos Alumínio - Gases liquefeitos, inflamáveis, combustíveis de baixa viscosidade (gasolina, óleo diesel, querosene, óleo lubrificante, solventes). Amarela - Gases não-liquefeitos. Azul - Ar comprimido.

  15. Branca - Vapor Cinza-claro - Vácuo. Cinza-escuro - Eletroduto. Marrom. Materiais fragmentados (minérios) e petróleo bruto.

  16. Preta - Inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (óleo combustível, alcatrão, asfalto, piche). Verde - Água, exceto para combate ao incêndio. Vermelha - Água e outras substâncias para combate ao incêndio.

  17. Cores para reciclagem AZUL: papel/papelão PRETO: madeira MARROM: resíduos orgânicos VERMELHO: plástico LARANJA: resíduos perigosos CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação VERDE: vidro BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde AMARELO: metal ROXO: resíduos radioativos

  18. Recomendações para o uso de cores A preta sobre a branca melhora a legibilidade.

  19. Outras combinação interessante é azul sobre a branca

  20. Também vermelha sobre a branca

  21. Nunca use amarela sobre branca.

  22. Nunca use amarela sobre branca.

  23. Nunca use amarela sobre branca.

  24. Nunca use amarela sobre branca.

  25. Evite combinações da vermelha com a azul marinho, que provocam vibrações.

  26. A visibilidade das cores pode ser influenciada pela luz, tamanho, forma, ângulo visual e textura.

  27. Ao usar as cores, considere as associações emocionais, visuais, e culturais. Ao elaborar um texto, nunca misture diferentes cores na mesma palavra. Nunca use mais de seis cores em um display visual.

  28. http://wellstyled.com/tools/colorscheme2/index-en.html http://br.geocities.com/teeboheli/ http://www.mariaclaudiacortes.com/ http://www.ilusaodeotica.com/ http://www.albinoblacksheep.com/flash/cometogether.php

  29. Nunca use cores como um código único. Use redundâncias (formas, letras, números). 16 Aa

  30. Percepção Visual

  31. Proximidade

  32. Semelhança

  33. Fechamento

  34. Continuidade

  35. Linguagem da Forma

  36. Retas e Ângulos Retos São identificadas com a rigidez, força, firmeza e masculinidade.

  37. Paralelas Na posição vertical esquematizam colunas e representam apoio ou sustentação.

  38. Curva Expressa suavidade e feminidade.

  39. Zig zag Representa a energia, a cólera, a agitação, a fúria dos elementos. É usada para dar a sensação de choque, estalo ou para sinalizar a dor em uma parte do corpo.

  40. Trêmula ou pontilhada Esta associada com o nervosismo, o medo, a indecisão e a se aplica corretamente à vibração de um corpo com febre.

  41. Reta Horizontal Manifesta tranqüilidade e incita ao repouso. É associada com a tranqüilidade experimentada ao se contemplar o horizonte e com a meditação que antecede o sono.

  42. Linha Ondulada Expressa gozo e otimismo. Está associada ao ondular do mar sereno, ao balanço do berço e ao suave vai vem de uma rede.

More Related