1 / 18

Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples, isso é criatividade.

GESTÃO DA QUALIDADE. Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples, isso é criatividade. Charles Mingus. RAZÕES PARA SISTEMAS INTEGRADOS. “ Quando vemos o mundo como uma máquina, CONTROLE é a forma apropriada de administrá-lo.

Télécharger la présentation

Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples, isso é criatividade.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil; tornar o complicado simples, isso é criatividade. Charles Mingus

  2. RAZÕES PARA SISTEMAS INTEGRADOS “Quando vemos o mundo como uma máquina,CONTROLEé a forma apropriada de administrá-lo. Mas ao considerarmos o mundo como um sistema VIVO, a melhor forma de nele conviver não é pela busca de seu controle, mas sim porPARTICIPAÇÃO, DIÁLOGO E COOPERAÇÃO.” Fritjof Capra

  3. CONHECIMENTO INFORMAÇÃO INDUSTRIALIZAÇÃO AGRICULTURA As Grandes Revoluções VALOR TEMPO Fonte: Prof. Miguel Scotti

  4. A empresa do Séc. XXI Sustentabilidade

  5. Sustentabilidade Empresarial Os modelos de gestão mais bem-sucedidos são os que conseguem maior eficácia organizacional, ou seja: não só aumentar o valor para o acionista, mas também fortalecer a organização para o futuro. Neste sentido, a melhor adaptação da organização ao ambiente externo e de negócios tem favorecido o desempenho dessas empresas. (SCOTTI 2009)

  6. A evolução da variável ambiental nas empresas SÉC XXI - CONSCIENTIZAÇÃO Era daresponsabilidadepessoal DÉCADA 90 - SISTEMATIZAÇÃO Integração de todas as partes do sistema de maneirapró-ativa, monitorandoosrespectivos impáctosambientais EFICIÊNCIA DÉCADA 80 - PLANEJAMENTO Tem carátermaispreventivojáqueanalisaosfuturosimpactosambientais. Objetiva-se evitaroserrosdesde o projeto DÉCADA 70 - CONTROLE É a fase de inspeçãototalmentereativa.”Primeirogera e depoispensa o quevai ser feito com o refugo” DÉCADA 60 - PERCEPÇÃO Marco inicial, despertar do pensamentoecológico.

  7. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Para o bom funcionamento de qualquer Sistema de Gestão de Qualidade, devemos fazer uso das Ferramentas e dos Indicadores de Desempenho, até chegarmos a uma Normalização.

  8. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Os modelos da Qualidade Total têm, na sua maioria, uma estrutura teórica consistente. Suas exigências e requisitos fundamentais são aceitos com muita facilidade; não há nenhum tipo de agressão ao senso comum em termos de normas de funcionamento ou em sua filosofia de operação. Isso, entretanto, é insuficiente para garantir o sucesso de seu uso.

  9. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ciclo PDCA

  10. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ciclo PDCA O ciclo PDCA, foi desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por este. É uma técnica simples que visa o controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização. O PDCA se baseia na execução cíclica e sistemática de quatro etapas na análise de um problema:

  11. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ciclo PDCA Plan (planejar) - planejamento da abordagem, definição das variáveis a serem acompanhadas; Do (executar) - treinamento do pessoal envolvido e acompanhamento e medição do processo; Check (examinar) - verificação e análise dos dados coletados e problemas identificados; Act (ajustar) - agir sobre as causas, corrigi-las ou eliminá-las, para, em seguida, reiniciar o ciclo com uma nova etapa de planejamento.

  12. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ciclo PDCA P - Planejar Esta fase consiste de: • Definir as metas a serem alcançadas; • Determinar os métodos que permitirão atingir as metas propostas.

  13. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ciclo PDCA D - Desenvolver / Executar Constituída de: • Educar e treinar na execução do trabalho; • Executar a tarefa e coletar os dados da sua execução.

  14. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ciclo PDCA C - Controlar Verificar os resultados da execução da atividade, fazendo o julgamento, se a situação está sobre controle, isto é, os padrões definidos na fase de Planejamento estão sendo alcançados, desta forma continua-se a desenvolver e controlar, mas caso não estejam sendo obtidos os resultados esperados passa-se para a fase seguinte.

  15. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ciclo PDCA A - Agir Constituída de: • Aprimorar o processo agindo na sua correção; • Aprimorar o processo buscando atingir outros padrões.

  16. FERRAMENTAS DA QUALIDADE Ciclo PDCA

  17. QUALIDADE & EXCELÊNCIA ESSE É O NOSSO OBJETIVO! Obrigado!Laurisley M. de Araújo

More Related