1 / 15

Jesus Peregrino

Jesus Peregrino. A Liturgia deste domingo nos convida a descobrir o Cristo vivo, que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas onde o podemos encontrar?.

ally
Télécharger la présentation

Jesus Peregrino

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jesus Peregrino

  2. A Liturgia deste domingo nos convida a descobrir o Cristo vivo, que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas onde o podemos encontrar?

  3. Na 1ª Leitura, a COMUNIDADE CRISTÃ transformada pelo Espírito, deixou a segurança das paredes do Cenáculo e prepara-se para dar testemunho de Jesus, em Jerusalém e até aos confins da terra. (At 2,14.22-33) * A pregação de Pedro, no dia do Pentecostes, reproduz a catequese da Comunidade cristã primitiva sobre Jesus. A 2ª Leitura exorta os crentes a serem fiéis à sua fé, apesar da hostilidade atual e dos sofrimentos futuros.(1Pd 1,17-21)

  4. No Evangelho, o Peregrino aponta aos DISCÍPULOS DE EMAÚS o caminho para reconhecer o Cristo Ressuscitado. (Lc 24,13-35) - Os DISCÍPULOS estão tristes, desanimados, decepcionados... abandonam a Comunidade e voltam para casa... Aguardavam um Messias glorioso, um Rei poderoso, Vencedor e encontram-se diante de um derrotado, que tinha morrido na cruz.

  5. - Aparece um PEREGRINO, que caminha com eles... e começam a falar do assunto do momento: JESUS, Profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e dos homens, mas que teve um fim inesperado...

  6. - O Peregrino interpreta as ESCRITURAS, que falam do Messias... Eles escutam com interesse... e seus corações começam a "arder".

  7. - No final da tarde, os discípulos chegam em casa e fazem um CONVITE: "Fica conosco". Querem prolongar a agradável companhia. Após ter acolhido a PALAVRA do Peregrino, lhe oferecem HOSPEDAGEM em sua casa... e Ele aceita... não apenas para "passar a noite", mas para "ficar com eles".

  8. - À mesa: UM GESTO CONHECIDO: o mesmo gesto da última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Os olhos se abrem e reconhecem o Ressuscitado... A Palavra faz "arder" o coração, a fração do Pão "abrir os olhos". E Cristo desaparece... porque agora a Comunidade já possui os sinais concretos de sua presença: a sua Palavra e o Pão partilhado... Agora é só Testemunhar.

  9. - E PARTEM LOGO para anunciar a descoberta aos irmãos e, junto com eles, proclamam a fé: "O Senhor ressuscitou." O anúncio da alegria pascal não pode esperar o dia amanhecer... A escuta atenta da Palavra e o repartir do pão abre os olhos e impulsiona para a MISSÃO.

  10. + Onde encontrar o Ressuscitado? O episódio de Emaús nos aponta o caminho: - Na PALAVRA DE DEUS, escutada, meditada, partilhada, acolhida, Jesus nos indica caminhos, nos aponta novas perspectivas, nos dá a coragem de continuar, depois de nossos fracassos. Acolhem a Palavra do Peregrino e lhe oferecem hospedagem em sua casa.

  11. - NA PARTILHA DO PÃO EUCARÍSTICO. A narração apresenta o esquema da Missa: Liturgia da Palavra e do Pão. Na celebração da Eucaristia, nós fazemos a experiência do encontro pessoal com Jesus vivo e ressuscitado. - Na COMUNIDADE: A Comunidade sempre foi e continua sendo o lugar privilegiado do encontro... (Experiência dos discípulos e de Tomé...)

  12. +O Caminho de Emaús Muitas vezes, também nós andamos pelos caminhos da vida, "tristes"... cansados e desiludidos... Caíram os nossos castelos e a vida parece ter perdido sentido. Esperávamos tanto... mas tudo terminou... (quem sabe lá... a morte de um parente amigo, um fracasso em nossos empreendimentos... a família desunida...)

  13. É triste quando a esperança morre... Parece nada mais ter sentido. Somos tentados a abandonar a luta e voltar... Eles estavam angustiados por aquilo que aconteceu em Jerusalém. Mas, na medida em que participaram da celebração da Palavra e do banquete da Fração do pão, o interior deles se abriu à luz, a vida do Ressuscitado invadiu seus corações e os fez voltar à Comunidade.

  14. Nesses momentos, mais do que nunca, como os dois discípulos, necessitamos do Peregrino de Emaús: "Fica conosco, Senhor". Que possamos reconhecê-lo nos pequenos gestos de cada dia. Hoje queremos recordar os gestos de doação de nossas MÃES. Que a bondade divina abençoe e recompense todas as nossas Mães... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 08.05.2011

  15. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Andavam pensando tão tristes CD: Hinário da CNBB- Liturgia X - Tempo Pascal Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related