1 / 19

GARANTINDO A QUALIDADE DAS SOLDAS

GARANTINDO A QUALIDADE DAS SOLDAS. ELEMENTOS A UNIR. SISTEMA DE SOLDAGEM. SOLDA. SISTEMA SOLDADOR. Sistema é a representação mais genérica de um processo; incorpora tudo o que é necessário para se produzir uma solda. SISTEMA SOLDADOR.

Télécharger la présentation

GARANTINDO A QUALIDADE DAS SOLDAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GARANTINDO A QUALIDADE DAS SOLDAS ELEMENTOS A UNIR SISTEMA DE SOLDAGEM SOLDA SISTEMA SOLDADOR Sistema é a representação mais genérica de um processo; incorpora tudo o que é necessário para se produzir uma solda.

  2. SISTEMA SOLDADOR Trata-se aqui do sistema homem-máquina, que desencadeia e comanda o processo de soldagem, provendo-o de insumos e restrições; Antigamente=todas as funções = uma só pessoa: o soldador Soldagem muito complexa, envolve conhecimentos de metalurgia, de mecânica, de eletricidade, de controle de qualidade, de engenharia de segurança, de higiene etc. Tendência atual é separar diferentes funções e atribuí-las a diferentes pessoas ou grupo de pessoas.

  3. SISTEMA SOLDADOR • Funções básicas: • Programação – organização das ações do soldador em um programa a ser executado sob condições supostas normais=especificação completa do procedimento de soldagem . • Execução-Operação que requer energia ( inclusive muscular) =execução da operação de soldagem conforme procedimento especificado. • Controle-operação de supervisão e correção do programa estabelecido para adaptar o processo a condições anormais e eliminar eventuais defeitos.

  4. A programação e o controle são funções inteligentes • Tentativa de substituir pessoas por máquinas na execução destas funções=pode ser feito parcialmente=complexidade das mesmas. • Substituição nas funções de programação=soldagem apoiada por sistemas especialistas=“softwares”, programas de computador especializados que permitem intensa interação com o usuário. • Quando acontece nas funções executoras=soldagem mecanizada. • Quando ocorre nas funções de controle tem-se a soldagem automatizada.

  5. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO • Tem havido muito desenvolvimento nas funções de programação e controle. • Programação registrada= retroalimentação=correção de falhas , apuração de responsabilidades=melhoria da tecnologia. • Um adequado sistema de registro, permite: • Melhorara a eficiência da cominicação interna e externa da empresa; • Acumular tecnologia.

  6. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO O sistema de registro é a memória tecnológica da empresa. Quanto mais desenvolvido ele for mais , mais a empresa aprende. Quanto mais eficiente, menor será o tempo e o custo da implantação de novas tecnologias e de melhorias nas tecnologias usuais e mais eficiente e eficaz será a administração das atividades afins. Atualmente =preocupação com o registro da tecnologia =forte preocupação com o mercado. Empresas clientes querem comprovação que a tecnologia realmente existe e querem o registro da tecnologia usada na soldagem esteja disponível =reparos futuros=prontamente atendidos com um mínimo de perdas de tempo e dinheiro.

  7. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO Para isto o correto registro de todas as operações envolvidas na soldagem é fundamental. Conflitos entre empresas=resolvidos com a explicitação(certificação) da tecnologia empregada. Por isso há organizações internacionais ( CSA-Canadian Standards Association;NF=Norme Françaises;DIN-Deustche Industrie-Norm;BS=British Standard;DTD=Directorate of Techinical Development;UNI=Unificazione Nazionale Italiana;UNE=Uma Norma Española;VSM=Verein Schwelzerischer Maschinen Industrieller;ISSO=International Organization for Standardization.), que estabelecem normas )regras, códigos) com relação a tecnologia da soldagem=muito especialmente=funções de programação e controle.

  8. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO Por exemplo , a ISO. A ISO “International Standardization Organization”, que atua em mais de 130 países, inclusive no brasil. Ela elabora normas técnicas de certificação da qualidade e avalia a correta utilização destas normas. As empresas brasileiras de fabricação têm feito enorme esforço para serem certificadAs pela ISO 9002. A preocupação com a garantia explícita da qualidade tem se acentuado mito atualmente, mas não é novidade. Já em 1911(92 anos), a Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos(ASME) instalou um comitê com o propósito de formular regras normalizadas para a construção de caldeiras a vapor e outros recipientes de pressão=Hoje Comitê de Caldeiras e Recipientes de Pressão.

  9. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO A sua função é estabelecer regras de segurança que governem o projeto, a fabricação e a inspeção durante a construção de caldeiras e recipientes de pressão, além de interpretar estas regras quando surgem perguntas relativas a seus objetivos. Ao formular tais regras, o Comitê acolhe as sugestões do usuário, fabricantes e inspetores de recipientes de pressão. O objetivo das regras é promover, de modo razoavelmente seguro, a proteção de vidas humanas e o aumento da vida útil dos equipamentos fabricados. Os avanços tecnológicos relativos aos materiais e às técnicas de fabricação, bem como as evidências experimentais, são reconhecidos e incorporados.

  10. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO Hoje em dia, os profissionais da soldagem feqüentemente se deparam com termos como especificação, código e norma. Estes termos geralmente causam alguma confusão. Primeiramente é preciso considerar que se trata de acepção técnica. Ambos significam uma coleção de regras a preceitos. Especificação= descrição rigorosa e minuciosa das características de um material, um produto, um procedimento ou um serviço. Código= conjunto de especificações que tem caráter mandatório. Usa amiúde o verbo “dever” ( “shall be”) para indicar este caráter.

  11. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO Geralmente se reserva o ermo norma para o documento mais amplo. Uma norma inclui códigos e especificações e também recomendações práticas, classificações e métodos. O código constante de uma norma possui seu caráter mandatório derivado de uma ou mais jurisdições governamentais ou por serem referenciados em documentos contratuais. Como exemplo brasileiro, tem-se a Norma Técnica elaborada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT), em conformidade com os procedimentso fixados para o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

  12. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO No uso corrente, num ambiente de trabalho, geralmente nào há necessidade de diferenciar os termos código e norma. O importante é a referência correta, para que não haja confusões sobre qual código ou norma está sendo utilizado. O código não é um manual e não deve substituir o estudo, o treinamento, a experiência e o uso dos juízos de engenharia . No entanto, esses juízos de engenharia devem ser consistentes com a filosofia do código e nunca devem ser usados para sobre-regulamentar os requisitos obrigatórios ou proibições específicas do código.

  13. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO A maioria das normas internacionais ( ou códigos) requer tanto a qualificação e certificação de processos de soldagem( e brasagem) como também a de soldadores( e brasadores) e de operadores, os quais executam as operações conforme o procedimento estabelecido.As normas e os documentos contratuais podem também requerer que as juntas soldadas sejam avaliadas por um inspetor qualificado. A inspeção não destrutiva de juntas pode também ser requerida. Isto é feito por meio de testes não destrutivos qualificados e com pessoal também qualificado.

  14. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO • De um modo geral , há três provas deferentes de qualificação muito requisitadas: • A prova para qualificar o procedimento de soldagem que será utilizado no projeto específico. Esta se chama qualificação de procedimento. • A prova de competência em soldagem para o operador que utiliza um equipamento sustentado a mão( o porta-eletrodo ou a pistola semiautomática de soldagem). Esta se conhece como qualificação do soldador. • A prova de competência para o operador que utiliza equipamento de soldar totalmente automático, a qual se conhece como qualificação do operador de máquina de soldagem.

  15. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO Os requisitos de qualificação são definidos nos códigos(normas) por sociedades técnicas( como as já citadas), comerciais e também por agências governamentais de diversos países, geralmente confeccionadas para aplicações específicas, tais como edificações, guindastes, pontes, tubulações, caldeiras e vasos de pressão. Os objetivos da qualificação são os mesmos em todos os códigos. Eles também têm em comum o uso de alguns documentos, como se mostra a seguir. Ainda que muitas instituições que estabelecem códigos internacionais tenham desenvolvido suas próprias provas de qualificação, as desenvolvidas pela ASME-AWS foram incorporadas à maioria dos códigos dos EUA(relacionados com estruturas soldadas) e de diversos outros países desenvolvidos. Os códigos norte-americanos são empregados em toda a America Latina.

  16. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO Especificação de Procedimento de Soldagem EPS=documento que dá em detalhes as condições requeridas de soldagem para uma aplicação específica. Padrão de qualificação é estabelecido pelas variáveis da EPS =variáveis de qualificação=variáveis essênciais=variáveis que se mudarem além de determinados limites , requerem a requalificação do procedimento de soldagem. Após a requalificação , uma EPS nova ou uma EPS revista deve ser emitida. As demais variáveis, que não sejam as variáveis de qualificação, são itens da EPS que podem ser alterados sem afetar o status da qualificação. Todas as mudanças de procedimento requerem uma revisão da EPS registrada, antes do uso no ambiente de produção.

  17. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO • Qualificar um procedimento = demonstrar que a junta alcança os requisitos prescritos. As condições reais de soldagem, usadas para produzir uma junta de teste aceitável, e os resultados dos testes de qualificação são registrados em um documento denominado Registro de Qualificação de Procedimento ( RQP). • Na prática interna de uma empresa, o status de um procedimento pode ter vários níveis, por exemplo: • EPPS (Especificação Preliminar de Procedimento de Soldagem). Baseia-se na experiência prévia, em regras empíricas e na teoria. Trata-se da primeira aproximação a ser testada em laboratório. • EPS (Especificação de Procedimento de Soldagem). Trata-se da versão da EPPS aprovada em testes não destrutivos. • EQPS (Especificação Qualificadade Procedimento de Soldagem). Trata-se da versão da EPS aprovada em testes destrutivos de qualificação. A cada EQPS corresponde uma RQP (Registro de Qualificação de Procedimento).

  18. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO • EPPS não é citada nos códigos, mas é o documento inicial e convém manter seu registro para uso futuro. • Há ainda o PIP( Plano de Inspeção durante a Produção). Plano de fiscalização da produção para garantir o cumprimento da EPS e detectar desvios ( função dos inspetores). • A implantação completa de um sistema de qualificação de soldagens começa no nível administrativo da empresa. Por exemplo é necessário: • Criar ou adaptar os órgãos que administrarão o sistema, definir suas funções, criar a normas internas e os manuais de operação;

  19. A QUALIFICAÇÃO E SUA DOCUMENTAÇÃO • Treinar e motivar o pessoal administrativo e técnico; • Gerar os formulários típicos do sistema; • Adquirir ou disponibilizar os equipamentos necessários; • Contratar ou conveniar com as empresas externas que prestarão serviços . • A implantação das atividades de qualificação de soldagens deve ser gradativa, começando por qualificar os procedimentos de soldagem mais importantes. • A seguir discutiremos a especificação do procedimento de soldagem e a qualificação de soldadores e de procedimentos.

More Related