1 / 86

Internet

Internet. Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informações Pós Graduada em Banco de Dados e BI. Surgimento. Muitas pessoas acessam a internet todos os dias, mas poucas são as pessoas que sabem de onde a mesma surgiu, como ela foi criada e tudo mais. Surgimento.

ashby
Télécharger la présentation

Internet

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Internet Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informações Pós Graduada em Banco de Dados e BI

  2. Surgimento Muitas pessoas acessam a internet todos os dias, mas poucas são as pessoas que sabem de onde a mesma surgiu, como ela foi criada e tudo mais.

  3. Surgimento A internet na realidade surgiu na década de 60, devido à pesquisas militares nos períodos áureos da Guerra Fria. Na realidade o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo, e como um ataque poderia trazer informações sigilosas ao público, tornando assim o Estados Unidos da América vulnerável, eles idealizaram um modelo de troca informações para que descentralização, enfim, algo para se comunicar, criar uma rede.

  4. Surgimento • Sendo assim a internet originou-se da Arpanet, a primeira rede nacional de computadores, a qual foi criada em 1969. Mas apenas em 1983, com a separação entre as aplicações para as áreas militar e civil o nome “Internet” surgiu.

  5. Surgimento Hoje, a internet não é mais utilizada apenas para guardar informações, mas também para entretenimento, divertimento, trabalho, entre muitas outras funções. São mais de 1 bilhão de pessoas utilizando a internet no mundo todo, aproximadamente 17% da população.

  6. Conexão O micro disca para o provedor, o servidor do provedor atende a chamada e verifica o nome do usuário e a senha. O provedor, então, envia um endereço lógico conhecido como IP. Neste momento, você já está conectado ao provedor, assim como o provedor e o seu micro estarão conectados à Internet.

  7. Tipos de Conexão • Acesso Discado • O Acesso Discado à Internet é bastante simples. Exige apenas a instalação de um modem que irá transformar os bits do computador em sons que serão transmitidos pela linha telefônica convencional. Do outro lado da linha, o modem do provedor converte os sons novamente em bits que são transferidos para a rede IP da Internet.

  8. Acesso Discado • Além do preço, a Internet com Acesso Discado também tem outras desvantagens: linhas ocupadas em horários de pico e conexões que caem com frequência. • Os provedores de Internet grátis já são numerosos no Brasil. No entanto, essa alternativa de acesso é um pouco precária. • A velocidade é um ponto fraco da Internet discada em geral.

  9. Banda Larga • O acesso à Internet Banda Larga consiste na transmissão de dados em alta velocidade pela linha telefônica através de cabos telefônicos de cobre convencionais. Os serviços são oferecidos pelas operadoras locais de telefonia e apresentam diversas vantagens sobre os outros tipos de conexão à Internet:

  10. Banda Larga • Internet com conexão rápida: disponível sempre que você precisar, a qualquer hora do dia ou da noite. • Linha telefônica liberada: enquanto você navega, sua linha telefônica fica liberada para fazer e receber ligações, normalmente, sem nenhuma interferência na conexão.

  11. ADSL • ADSL significa Asymmetrical Digital SubscriberLine. O funcionamento dessa modalidade de conexão à Internet Banda Larga atua, fazendo a reserva de um espaço da sua linha telefônica exclusivamente para o tráfego de dados. • Com o acesso à Internet rápida via ADSL, o usuário pode explorar os recursos multimídia da Web sem restrições. Conteúdos como vídeos, músicas e jogos online podem ser acessados rapidamente com a ADSL.

  12. Via Cabo • A Internet a Cabo (Cable Modem) é uma forma de Internet Banda Larga em que o tráfego de informações acontece por um cabo de TV. Os serviços de acesso à Internet a Cabo são oferecidos pelas próprias companhias de TV a Cabo.

  13. Via Cabo • O problema é que essas companhias costumam vender a Internet a Cabo em vendas casadas. Isso significa que, para adquirir o serviço de Internet a Cabo, é necessário, também, adquirir um pacote caro de canais de TV.

  14. Via Rádio • A Internet Via Rádio possui as mesmas vantagens de outras formas de acesso Banda Larga. Tal como a ADSL, a Internet Via Rádio fornece uma conexão rápida e que pode permanecer 24 horas online. É uma solução normalmente utilizada em condomínios ou prédios. O uso dessa modalidade de conexão Banda Larga para o usuário que mora em uma casa é descartado imediatamente pelo alto custo e, também, por dificuldades técnicas.

  15. Via Rádio • Na Internet Via Rádio, o tráfego de informações acontece de antena para antena, pelo ar. Para que o seu condomínio possa ter acesso à Internet Via Rádio, é necessário que uma dessas antenas repetidoras possa ser vista do telhado de seu edifício. • Todos esses aspectos técnicos que são levados em conta na hora da instalação da antena, podem exigir modificações na estrutura do prédio. Modificações estas que podem não ser muito bem recebidas pelos moradores.

  16. Via Satélite • A Internet Via Satélite é um serviço que tem como sua principal vantagem a abrangência. • Por não usar cabos, a Internet Via Satélite está disponível em lugares onde não há nem mesmo energia elétrica. • Mas as vantagens param por aí. De todas as formas de Internet Banda Larga, a Internet Via Satélite é uma das que envolve os maiores custos. Só em equipamento e taxa de adesão é normal que se gaste algo em torno de R$1.000,00 ou até R$1.500,00 reais.

  17. Definições importantes sobre internet • HomePage. o termo Home Page significa um conjunto de documentos de um determinado Site na pagina principal. • SITE: palavra em inglês que significa local, lugar. Na Internet, designa um conjunto de páginas que representa uma pessoa, instituição ou empresa localizada na rede.

  18. Definições importantes sobre internet • URL–( Uniforme ResourceLocator – Localizador Uniforme de Recursos) é o mesmo que endereço: é o caminho até um objeto, documento, arquivo, página ou outro destino. • Ex: www.google.com www.youtube.com

  19. Entendendo uma URL: http://www.itau.com.br Vamos analisar, a seguir, cada componente da URL para que você conheça a importância deles no endereçamento eletrônico da Internet.

  20. Entendendo uma URL: http://www.itau.com.br http:// --> Protocolo da Internet utilizado pelos computadores ligados à Web para se comunicar entre si. www (World Wide Web) --> Significa Rede de Alcance Mundial, identificando a página. itau--> Nome específico da página que pode conter uma ou mais palavras, separadas ou não, por hífens. com --> Tipo de domínio que indica a natureza do Site. Como se trata de um Site de uma empresa privada, “.com” significa a origem comercial, assim como gov (governo) e .org (organizações sem fins lucrativos). br-->Sigla do país – composta de duas letras. Significa que a página está situada em um computador no Brasil. Páginas que não possuem terminação indicando o país de origem estão situadas nos Estados Unidos. Outros Exemplos: .pt (Portugal), .cz (República Tcheca), .ro (Romênia), .ar (Argentina) e .jp (Japão).

  21. Provedores de internet São empresas que fornecem diversos tipos de serviços para conexão com a Internet. Existem os provedores pagos e os gratuitos. EX. Velox (banca Larga) NetVirtua (banca Larga) IG – www.ig.com.br(gratuito)

  22. Protocolos É um conjunto de regras estabelecidas com o objetivo de permitir a comunicação entre computadores. É um método de acesso a um documento ou serviço através da Internet como File TransferProtocol (FTP) ou Hypertext TransferProtocol (HTTP). Hoje em dia não há a necessidade de se escrever “http://” na frente do endereço, bastando apenas o www

  23. LINKS OU HYPERLINKS Link é um ponto de acesso ou salto até um local na mesma pasta de trabalho ou em outro arquivo, representado a partir de texto colorido ou sublinhado, de uma figura, de um elemento gráfico ou de um mapa de imagens.

  24. HTML (HyperTextMarkupLanguage) Ou Linguagem de Marcação de texto: o HTML é empregado para definir as funções dos diferentes elementos das páginas ( textos, fotos ou animações) que serão visualizadas pelo programa de navegação (Browser). <html> <head><title>Titulo do site</title></head> <body>Conteudo </body> </html>

  25. Como navegar na internet? Se você chegar para um usuário comum de computador e perguntar como ele navega na internet, a resposta muitas vezes será “ahh…” ou “hmmm…” ou “hã?”.

  26. Como navegar na internet? Vamos mudar a pergunta para algo tipo: “Como você lê seus e-mails?” Muitos responderão: “Pelo programinha de e-mail que tem no meu computador” ou “no gmail / yahoo / hotmail”.

  27. Como navegar na internet? Tentando extrair uma resposta mais precisa ainda, podemos perguntar onde a pessoa clica para poder chegar ao e-mail ou ao site favorito. Então a resposta mais unânime será “ah, eu clico no ezinho azul”.

  28. Como navegar na internet? O ezinho azul é o que devemos chamar de navegador. Se dermos nome aos bois – esse navegador é o Internet Explorer – mas muitas pessoas falam: “Ah… eu sei que é um ezinho azul e já está muito bom. Esse nome é muito complicado pra decorar”.

  29. Como navegar na internet? Por um ponto isso é bem verdade, o nome é bem complicado para os não “entendedores” de informática.Os inventores da informática nunca se preocuparam de se fazer entender ou, tão pouco, criarem nomes que tivessem lógica para aqueles que não são da área de informática. O que fica, na maioria das vezes, é a identidade visual(ícone).

  30. Como navegar na internet? Aí entra outra questão. E se você está em outro computador e o navegador é diferente daquele que você conhece, ou não possua o “Ezinho azul”? O que Fazer?

  31. Como navegar na internet? Para isso, é sempre interessante conhecer os navegadores mais famosos. E ver como é fácil usá-los, pois a premissa, o meio de usar, é a mesma para todos.

  32. Navegadores Safari Opera Internet Explorer Mozilla Firefox Netscape Maxthon TencentTraveler Chrome

  33. Navegar pela internet Cada página na Internet possui seu próprio endereço, também chamado de URL (UniformResourceLocator). É simples, para visitar uma loja nova ou a casa de uma pessoa, temos que ter o endereço, não é? Pois é, a internet funciona do mesmo jeito.

  34. Navegar pela internet Na vida real os endereços começam com Rua, Avenida, etc. Na internet costuma começar com WWW. Então, basta utilizar o quadro Endereço (address – se a sua versão for em inglês) que fica na parte superior da tela e, em seguida, pressionar a tecla Enter. Ex: www.google.com.br

  35. Navegar pela internet Quando você estiver lendo uma página e passar com o cursor sobre uma figura, ou sobre uma palavra ou frase sublinhada, o cursor mudará para (uma mão fechada com o indicador estendido), indicando um link, se clicar sobre este ponto, você irá à uma outra localização, apontada por este link. Exemplo de Link

  36. Navegar pela internet Na medida em que você vai explorando as páginas WWW, o navegador vai guardando um histórico das páginas em que você passou. Caso queira voltar à página anterior, basta pressionar o botão Voltar (Back). Caso você tenha voltado à página anterior, e queira retornar à página em que estava antes, basta pressionar o botão Avançar (Forward). Eles ficam na parte superior esquerda da tela.

  37. Acessando E-mail’s

  38. Acessar E-mail’s Para começar a maioria das pessoas hoje utilizam os correios eletrônicos. Através deles você pode enviar mensagens, fotos, arquivos e etc. para outras pessoas que também possuam um correio eletrônico. Esses correios eletrônicos recebem o nome de e-mails.

  39. Acessar E-mail’s Se não tiver e-mail, “Esta na hora de criar um”. No mundo globalizado o e-mail se tornou algo essencial na vida das pessoas. Vamos ver como se cria um e-mail.

  40. Passos simples para criar uma conta de e-mail. Não é difícil de se criar e-mail, basta entra no site de correio eletrônico escolhido e se cadastrar. Podemos escolher entre vários. Os mais populares são: hotmail.com, yahoo.com.br, gmail.com e etc.

  41. Passos simples para criar uma conta de e-mail. Acesse o site: www.outlook.com ou www.hotmail.com e clique em Inscreva-se.

  42. Passos simples para criar uma conta de e-mail. Preencha o formulário que aparece. Alguns campos devem ser preenchidos com cuidado.

  43. Passos simples para criar uma conta de e-mail.

  44. Pronto!

  45. Adicionar pessoas • Clique em OUTLOOK e marque pessoas

  46. Adicionar pessoas • Depois de clicar em novo é só preencher os dados

  47. Enviar mensagem • Clique novo. • Adicione o Contato • Coloque um assunto • Escreva a mensagem • Clique em enviar

  48. Para sair do E-mail • Clique no seu nome no canto superior direito da tela e selecione a opção sair. • Pronto

  49. Gmail Criar uma conta no www.gmail.com Basta abrir o site e clicar no botão Criar uma conta no canto superior direito da tela

  50. Gmail Preencha todo o formulário e pule para próxima etapa. Siga as etapas ate o final e estará pronto o seu e-mail.

More Related