1 / 16

Psicólogo Thiago André.

Psicólogo Thiago André. Dedicado à avaliação de inteligência e à identificação e atendimento de superdotados. Diretor técnico-científico e co-fundador da ONG ELEVENS, um instituto de educação e pesquisa voltado exclusivamente ao suporte especial a crianças com Altas Habilidades/Superdotação.

blenda
Télécharger la présentation

Psicólogo Thiago André.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Psicólogo Thiago André. Dedicado à avaliação de inteligência e à identificação e atendimento de superdotados. Diretor técnico-científicoe co-fundador da ONG ELEVENS, um instituto de educação e pesquisa voltado exclusivamente ao suporte especial a crianças com Altas Habilidades/Superdotação. Membro da Mensa responsável pelos testes de admissão no estado do Paraná.

  2. O enriquecimento é uma das alternativas de atendimento a superdotados. Exemplos comuns: Aceleração escolar. Enriquecimento curricular. Grupos de habilidade.

  3. Existem vários modelos possíveis para o enriquecimento curricular. Métodos: Aplicação de técnicas e estratégias de ensi-no que intensifiquem a experiência de aprendizado. Atividades: Realização de atividades extracurriculares supervisionadas por professores especializados (em ambientes e horários ligados à classe regular). Conteúdo: adaptação e enriquecimento do conteúdo curricular. Pode ocorrer individualmente ou em classes comuns, mas é associado às classes regulares de ensino, portanto envolve o esforço dos profissionais da escola de educação regular, por exemplo nas salas de recurso.

  4. Os grupos de habilidades também favore-cem o enriquecimento curricular. Os grupos de habilidades é uma alternativa controversa. A noção atual de inclusão rejeita essa opção como alternativa recomendável ao encaminhamento de crianças superdotadas. E contrapartida, essa noção de inclusão pode acabar por excluir do aluno seus direitos básicos à educação compatível com seu perfil e capacidades. A questão é mais em como ofertar essa possibilidade aos alunos, seja em classes regulares ou especiais, o que iremos agora discutir.

  5. A ONG ELEVENS

  6. Algumas diretrizes para o planejamento de currículo enriquecido para superdotados. Considerando as capacidades intelectuais e implicações psicoló-gicas de programas de enriquecimento (em classes regulares ou em grupos de habilidade) aos alunos superdotados, sugere-se es-tas 10 diretrizes para a elaboração dos currículos: 1. Aprofundamento. Transmissão de conteúdo pelos professores de modo mais aprofundado e elaborado do que o regular. 2. Complexidade. Abordagem de temas mais complexos e avan-çados do que os propostos a classes regulares de mesma idade.

  7. Algumas diretrizes para o planejamento de currículo enriquecido para superdotados. 3. Produção. Favorecimento não só do aprendizado de novos conteúdos, como também da criação de conhecimento pelos pró-prios alunos. 4. Especialização. Material didático e corpo docente como fon-tes especializadas em cada área. 5. Autoconhecimento. Favorecimento do autoconhecimento, da metacognição e do conhecimento das relações com outras pes-soas, instituições sociais, natureza e cultura. 6. Criticidade. Estímulo ao pensamento crítico a respeito de suas relações e do mundo.

  8. A empresa Livre Pensamento

  9. Algumas diretrizes para o planejamento de currículo enriquecido para superdotados. 7. Resultados. Orientação a resultados práticos para problemas (sociais ou científicos) reais, dirigidos a públicos reais, com foco no bem comum e na construção de um mundo melhor e com mais cultura. 8. Transdisciplinaridade. Transdisciplinaridade no ensino dos conteúdos. A transdisciplinaidade, em conjunto à aceleração, atendem a algumas necessidades dos alunos superdotados. Enquanto a aceleração atende à característica da precocidade, a transdisciplinaridade permite uma visão de mundo mais completa, favorecendo sua liberdade de atuação e responsabili-dade quanto ao conhecimento adquirido.

  10. Algumas diretrizes para o planejamento de currículo enriquecido para superdotados. 9. Projetos. Liberdade para os alunos criarem seus próprios projetos. 10. Inteligências. Favorecimento do desenvolvimento das múlti-plas inteligências e das inteligências analítica, criativa e prática.

  11. Outras variáveis são importantes de serem consideradas. Uma vez compreendidos essas diretrizes, vale notar as seguintes considerações para a elaboração de programas específicos de enriquecimento: 1. Cultura: é importante compreender a cultura em que o aluno se insere para que o programa seja relevante para que, no futuro, ele possa aplicar o conhecimento em sua formação superior e em seu trabalho.

  12. Outras variáveis são importantes de serem consideradas. 2. Currículo regular: é necessário conhecer a grade curricular regular da área de estudo a ser adaptada, para que possa se incluir as modificações, complementando o conteúdo com abordagens mais avançadas, complexas e abstratas. 3. Processos de inteligência: considerando a teoria triárquica da inteligência de Robert Sternberg, é importante que os alunos tenham a possibilidade de experimentação das três inteligências: analítica (conhecimento, compreensão e aplicação; análise síntese e avaliação), criativa e prática (aprender com os próprios erros).

  13. Outras variáveis são importantes de serem consideradas. 4. Acompanhamento psicológico: é importante, sobretudo em modelos de grupos de habilidade, realizar o acompanhamento psicológico para que as crianças aprendam e tenham a oportu-nidade de conviver com outras crianças e saiba lidar com as dife-renças, sem se alienar à realidade do mundo.

  14. Obrigado! Psicólogo Thiago André. (45) 9963.4131 (41) 9760.2264 thiago@superdotacao.com www.superdotacao.com

More Related