1 / 44

Teoria Comportamental da Administraç ão

Teoria Comportamental da Administraç ão. Participantes: Adilson Cavalheri Cezar Mendonça. Originado em 1950 nos EUA. Visão inovadora da Teoria Administrativa baseada no comportamento humano nas organizações …. Como surgiu ?.

Télécharger la présentation

Teoria Comportamental da Administraç ão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Teoria Comportamental da Administração Participantes: Adilson Cavalheri Cezar Mendonça

  2. Originado em 1950 nos EUA Visão inovadora da Teoria Administrativa baseada no comportamento humano nas organizações …

  3. Como surgiu ?

  4. Surgiu como evolução das divergências de opiniões da Escola das Relações Humanas

  5. ... que recusava a compreensão de que a satisfação do trabalhador gerava de forma intrínseca a eficiência do trabalho ...

  6. e ainda a percepção de que nem sempre os funcionários seguem comportamentos exclusivamente racionais ou essencialmente baseado em sua satisfação.

  7. Isso tudo gerou uma nova teoria ...

  8. A Teoria Comportamental ou Behaviorista

  9. Veja algumas Características: Abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores Ênfase na ciências do comportamento Adoção de posições explicativas e descritivas

  10. Uma nova proposta sobre motivação humana

  11. Acredita-se que para explicar o comportamento organizacional, utiliza-se a teoria comportamental fundamentando-se no comportamento individual de cada pessoa.

  12. Resumindo É necessário conhecer as necessidades humanas para melhor compreensão do comportamento humano …

  13. … e usar a motivação como ferramenta para elevar a qualidade de vida nas organizações.

  14. Necessidades de Maslow

  15. Auto- realização Necessidades Secundárias Estima (ego) Sociais (amor) Necessidade de segurança Necessidades Primárias Necessidades fisiológicas

  16. Necessidades fisiológicas Necessidades fisiológicas: O nível mais baixo da necessidade humana, mas de vital importância. Ex.: Alimentação, sono, repouso, abrigo, desejo sexual.

  17. Necessidade de segurança Necessidades de segurança: Ex.: Estabilidade, proteção Contra ameaças ou privações, fuga ao perigo.

  18. Sociais (amor) Necessidades sociais: Surgem no comportamento, quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) se encontrão relativamente satisfeitas

  19. Estima (ego) Necessidades estima: Necessidade relacionado com a maneira pelo a qual o indivíduo se vê e se avalia. Envolve a auto apreciação, autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status e de prestígio e de consideração.

  20. Auto- realização São as necessidade humanas mais elevadas e que estão no topo da hierarquia. São as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de continuamente se auto-desenvolver.

  21. Teoria X e teoria YMcGrecor

  22. Criado com a idéia de comparardois estilos opostos de administração.

  23. De um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, excessivamente mecânica e pragmática (deu-se o nome de teoria X).De outro lado, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito da comportamento humano (deu-se o nome de teoria Y)

  24. Teoria X Concepção tradicional de teoria. Ela se baseia em convicções errôneas sobre o comportamento humano

  25. De acordo com a Teoria X: O homem é indolente e preguiçoso por natureza, ele evita o trabalho. Falta-lhe ambição, não gosta de assumir responsabilidade ...

  26. Um modelo de administração rígido, em que as pessoas trabalhão dentro de padrões previamente planejados

  27. Segundo ela, o único estimulo para o trabalho é somente pelo salário. Se o estímulo salarial não vem, o trabalho não sai.

  28. Teoria Y Uma moderna concepção de teoria que se fundamenta no comportamento humano. Nela, não existe um preconceito a respeito da natureza humana

  29. De acordo com a teoria Y: Administrar é criar oportunidades, liberar potenciais, remover obstáculos, incentivar o crescimento pessoal, entre outros.

  30. Teoria Z • Teoria Z A teoria administrativa tem sido permeada de modismos nas últimas décadas: APO, CCQ, Teoria X e Y, enriquecimento de cargos, Desenvolvimento Organizacional etc., constituíram novidades que ficaram na moda muito tempo. No início da década de 1980, surgiu outra novidade em alta moda: a Teoria Z, que se fundamenta nos seguintes princípios:

  31. 1- Emprego estável. • 2- Pouca especialização • 3- Avaliação do desempenho constante e promoção lenta. • 4- Igualitarismo no tratamento

  32. 5- Democracia e participação • 6- Valorização das pessoas A Teoria Z proporciona a base para todo programa de administração orientado para os recursos humanos da empresa: todas as decisões organizacionais devem ser tomadas através do consenso, com ampla participação das pessoas e orientadas para longo prazo. A Teoria Z é um modelo de administração participativa.

  33. Processo decisório

  34. É um processo complexo e depende tanto das características pessoais do tomador de decisão quanto da situação em que esta envolvido e a maneira de como perceber esta situação

  35. Processo decisório • 1- Tomador de decisão: é a pessoa que faz uma escolha ou opção entre várias alternativas de ação. É o agente que está frente a alguma situação. • 2- Objetivos: são os objetivos que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações. • 3- Preferências: são os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha pessoal.

  36. 4- Estratégia: é o custo de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos.Depende dos recursos de que pode dispor e da maneira como percebe a situação. • 5- Situação: São os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha. • 6- Resultado: é a conseqüência ou resultante de uma dada estratégia

  37. Etapas decisória • 1- Percepção da situação que envolve algum problema; • 2- Análise e definição do problema; • 3- Definição dos objetivos; • 4- Procura de alternativas de solução ou de cursos de ação; • 5- Avaliação e comparação dessas alternativas; • 6- Escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos; • 7- Implementação da alternativa escolhida.

  38. Comportamento Organizacional

  39. As organizações só cederão alcançar seu objetivos somente com a cooperação mútua de todas pessoas envolvidas.

  40. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade e o empregado espera que a organização se comporte corretamente com ele e opere com justiça.

  41. Resumo Comportamento organizacional é o estudo do funcionamento e da dinâmica das organizações e de como os grupos e os indivíduos se comportam dentro deles. É a ciência interdisciplinar

  42. Bibliografia:http://www.google.com.brhttp://www.professorcezar.adm.brhttp://pt.wikipedia.orgBibliografia:http://www.google.com.brhttp://www.professorcezar.adm.brhttp://pt.wikipedia.org

  43. Obrigado ! Cezar_cml@hotmail.com adilsoncavalheri@hotmail.com

More Related