1 / 11

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Departamento de Engenharia Curso de Arquitetura e Urbanismo

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Departamento de Engenharia Curso de Arquitetura e Urbanismo. Materiais e tecnologia da construção III IMPERMEABILIZAÇÃO (BANHEIROS). Júlia Machado . Lorenna Farias . Maria Cecília . Mayara Esteves. O que é impermeabilização?.

Télécharger la présentation

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO Departamento de Engenharia Curso de Arquitetura e Urbanismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCODepartamento de EngenhariaCurso de Arquitetura e Urbanismo Materiais e tecnologia da construção III IMPERMEABILIZAÇÃO (BANHEIROS) Júlia Machado . Lorenna Farias . Maria Cecília . Mayara Esteves

  2. O que é impermeabilização? É o ato ou o efeito de selar, colmatar e vedar os materiais porosos e as falhas de materiais, sejam elas motivadas por momentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução. • Por que impermeabilizar?Partindo do princípio de que as estruturas de concreto armado e os materiais rígidos aplicados nas construções civis e em obras públicas são dimensionados para suportar movimentos ou abalos sísmicos, e que a dinâmica desses movimentos é hipotética, e de acordo ainda com o meio-ambiente onde estão essas obras, faz-se necessário proteger as construções evitando sua destruição e o desconforto para o usuário. Por conseguinte, é necessário impermeabilizar, isolar e revestir as obras de engenharia.

  3. Como funciona? Há duas maneiras de barrar a entrada de água, uma é com os chamados sistemas rígidos – em que a massa usada como reboco recebe polímeros, cristalizantes ou hidrofugantes e, dessa forma evita que a água se infiltre nos poros do concreto; outra maneira é dos sistemas flexíveis, compõem-se de mantas ou membranas moldadas na obra – ambas com asfalto em sua composição e formam uma camada sobre a superfície a ser protegida.

  4. BANHEIROS Clubes, saunas e banheiros, são locais onde há constante contato com a água. Preparar bem as áreas que irão ser assentadas é um importante passo. Antes de assentar, é necessário um trabalho de impermeabilização ou a colocação de membrana impermeabilizante em toda a superfície que terá contato direto com a água. É necessário realizar esses serviços nas paredes de box, nos pisos de banheiros, e em qualquer área exposta a vapores em altas temperaturas.

  5. TIPOS DE IMPERMEABILIZANTES • Membrana Impermeabilizante; • Argamassa Impermeável; • Manta Asfáltica.

  6. Membrana Impermeabilizante - sistema impermeabilizante composto de um polímero líquido de borracha sintética, de cor preta, que se aplica a frio, com uma tela reforçante. Este produto tem uso recomendado em locais úmidos, podendo ser aplicado em superfícies verticais e horizontais formando um sistema de impermeabilização eficiente, delgado e resistente a cargas.

  7. Manta Asfáltica - Produzida a partir da modificação física do asfalto com uma mescla de polímeros especiais, que proporcionam à manta, excelente aderência, durabilidade e resistência. Estruturada comum não tecido de filamentos contínuos de poliéster, resinado e termofixado, garantindo a perfeita impermeabilização da área a ser utilizada.

  8. Aplicação • O local a ser impermeabilizado deve estar totalmente limpo, isento de resíduos, restos de argamassa, etc, devendo ser lavada com jateamento d'água de alta pressão ou com uma escova de aço e água se necessário. • A colagem da Manta Asfáltica é realizada através de aquecimento com maçarico. Para a sobreposicão da segunda manta, desenrolar a bobina paralelamente à primeira; deixar 10 cm de sobreposição; depois enrolar a bobina e então começar a aplicar a manta dos ralos para as cotas mais elevadas. Após teste de estanqueidade fazer o biselamento com uma colher de pedreiro aquecida.

  9. Argamassa Impermeável (Rígida) - Sistema feito a partir da adição de produtos químicos na argamassa. Aaplicação da argamassa impermeável só tem sua eficácia se for aplicada continuamente. E em duas camadas, para que as fissuras naturais de cada uma não coincidam.

  10. Cuidados nos ralos e no vaso sanitário: • Para ter 100% de proteção nas tubulações dos banheiros, você deve exigir que o caimento do piso seja de 1% em relação ao ralo. Em seguida deve-se fazer o arremate ao redor desses pontos. O jeito certo de executar isso, depende do tipo do impermeabilizante escolhido. Os sistemas flexíveis asfálticos são mais convenientes nos banheiros, mas, se optar pela argamassa polimérica, deve-se colocar vários mastiques que são produtos flexíveis, de poliuretano ou silicone, que evitam que se formem fissuras no encontro entre os diferentes materias.

More Related