1 / 12

CIRCULAÇÃO DO SISTEMA GASTROINTESTINAL

CIRCULAÇÃO DO SISTEMA GASTROINTESTINAL. Profª Débora Rinaldi Nogueira. CIRCULAÇÃO VISCERAL É a parte da circulação sistêmica que supre os orgãos do sistema digestivo.

carsyn
Télécharger la présentation

CIRCULAÇÃO DO SISTEMA GASTROINTESTINAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CIRCULAÇÃO DO SISTEMA GASTROINTESTINAL Profª Débora Rinaldi Nogueira

  2. CIRCULAÇÃO VISCERAL • É a parte da circulação sistêmica que supre os orgãos do sistema digestivo.

  3. O SGI recebe sangue das artérias que se originam ao longo da totalidade do comprimento da aorta torácica e aorta abdominal. • O oxigênio e os nutrientes são supridos, para estômago, por meio da artériagástrica e, para o intestino, pelas artériasmesentéricas . • O fluxo sanguínea para o SGI é de cerca de 20% do débito cardíaco total e aumenta significativamente depois da alimentação. • O sangue é drenado por veias que se unem a outras no abdome, de modo a formar um grande vaso, chamado de veia porta.

  4. O sangue rico em nutrientes é, então, carregado para o fígado pela veia porta. • Quase todo sangue vindo do sistema digestivo drena em uma circulação venosa especial chamada Circulação PortaHepático.

  5. Sistema Porta Hepático • Cerca de 75% do suprimento sanguíneo que perfunde o fígado originam-se da veia porta, que drena o SGI. • O restante do aporte sanguíneo entra pela artéria hepática sendo rico em oxigênio. • O sangue venoso dos capilares do trato intestinal drena na veia porta, que ao invés de levar o sangue de volta ao coração, leva-o ao fígado. Isso permite que este orgão receba nutrientes que foram extraídos da comida pelo intestino.

  6. A veiahepática é responsável pela drenagem venosa do fígado, que desemboca na veia cavainferior, e daí segue para o lado direito do coração, entrando no átrio direito e voltando para o início do ciclo, no ventrículo direito. • Dessa maneira, existem duas fontes de sangue que fluem para dentro do fígado e apenas uma via de saída. • É importante ressaltar que a veia porta do fígado drena sangue para o fígado, e não do fígado.

More Related