1 / 13

DICAS PARA A REDAÇÃO

DICAS PARA A REDAÇÃO. Produzir um texto é uma tarefa que, feita com atenção e paciência, pode gerar uma rica experiência. Prepare-se, então, para o momento importante que é produzir um texto na prova do Enem:. ADMINISTRE SEU TEMPO.

Télécharger la présentation

DICAS PARA A REDAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DICAS PARA A REDAÇÃO Produzir um texto é uma tarefa que, feita com atenção e paciência, pode gerar uma rica experiência. Prepare-se, então, para o momento importante que é produzir um texto na prova do Enem:

  2. ADMINISTRE SEU TEMPO • Reconheça que o tempo para a produção do texto é limitado, o que exige objetividade nas decisões.

  3. Reconheça o tema • Lembre-se de que o tema da prova é sempre de cunho social. Não espere temas que explorem abstrações ou ficção. Procure se informar sobre os principais assuntos que circulam na mídia nos últimos tempos, como violência (em vários aspectos), intolerância com a diversidade (religiosa, sexual, étnica, social), questões relacionadas ao desemprego, às drogas, à infância explorada, agressões ao meio ambiente, questões sociais de atendimento à saúde, à educação, dentre outros.

  4. A Proposta apresentada na prova é sempre acompanhada de um texto de apoio. Esse texto visa estimular o seu raciocínio e favorecer o levantamento de argumentos em relação ao tema tratado, que, por sua vez, é sempre polêmico.

  5. Porém NÃO copie o texto de apoio. Não é isso que se espera de você! Afinal, esse momento é seu, para que expresse sua percepção, seu conhecimento e demonstre sua capacidade argumentativa.

  6. Lembre-se do gênero textual - • O gênero textual solicitado é sempre uma opinião. Procure ser fiel ao tema apresentado. Comece seu texto destacando o seu posicionamento a respeito do tema. Lembre-se que você irá apresentar uma opinião. Isso aparece em forma de uma afirmação a respeito de um tema polêmico. Em seguida, preocupe-se em responder ao seguinte: como posso comprovar minha opinião? Que argumentos devo apresentar?

  7. Cuidado: • Você precisa, também, tomar cuidado para não apresentar preconceitos, discriminações e nem citar nomes de pessoas de forma comprometedora.

  8. Muito importante! • Não termine seu texto dando conselhos ou fazendo críticas. Ao invés disso, priorize a elaboração de uma SOLUÇÃO para o problema apresentado. Sua conclusão deve atender a essa exigência. A solução que você deve ser ponderada, não tendo uma visão unilateral ou fora da realidade.

  9. Atenção! • Tenha o cuidado de reler os argumentos apresentados. Utilize sempre conectores entre os enunciados, para que o leitor possa criar o encadeamento e a articulação das ideias. Damos alguns exemplos: • “mas” ou “no entanto” quando desejar opor; • um “embora” ou um “no entanto” quando desejar fazer ressalvas; • “porque”, “pois”, “uma vez que” quando desejar explicar; • e assim por diante. Essas relações são fundamentais para a organização lógica de suas ideias.

  10. Lembre-se de que seu texto precisa estar adequado à norma culta padrão.

  11. Verifique se as concordâncias estão corretas, se as palavras estão ortograficamente certas, se as vírgulas estão nos lugares adequados e aceitáveis. • Atualize-se em relação ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

  12. Outra dica importante: • Você deve escrever pelo menos 7 linhas (mas é claro que escreverá mais!) e, no máximo, 30. Em 30 linhas é possível produzir um texto opinativo, sem dúvida. Não se preocupe se seu texto não chegou a preencher as trinta linhas. O importante é que ele tenha comunicado algo e comunicado bem. Um texto bom não quer dizer um texto longo, definitivamente.

  13. Esteja tranquilo, sem receios, afinal, são muitas e muitas pessoas que, estão na mesma situação que você, nesse momento. Confie em você, na sua capacidade, no seu conhecimento e viva a indescritível experiência da escrita! Texto elaborado pela Professora Leiva de Figueiredo Viana Leal Para o Plantão Enem (Secretaria de Estado de Educação/TV Minas) Centro de Referência Virtual do Professor/SEE-MG Belo Horizonte, setembro de 2011

More Related