1 / 47

O PROFESSOR CRIATIVO II Tim. 3: 15 e 17

O PROFESSOR CRIATIVO II Tim. 3: 15 e 17. HISTÓRIA DO VCC. Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC . Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significavam: “Vai Cristo Chama”.

dafydd
Télécharger la présentation

O PROFESSOR CRIATIVO II Tim. 3: 15 e 17

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PROFESSOR CRIATIVOII Tim. 3: 15 e 17

  2. HISTÓRIA DO VCC Conta-se que certo caipira estava no seu trabalho rotineiro, num canavial, quando, de repente, viu brilhar três letras no céu: VCC. Muito religioso, o caipira julgou que aquelas letras significavam: “Vai Cristo Chama”.

  3. Fiel a visão correu ao pastor de sua igreja e contou-lhe o ocorrido, concluindo que gostaria de devotar o restante de sua vida à pregação do evangelho. O pastor, surpreso diante do relato, disse: Mas para pregar o evangelho, é preciso conhecer a Bíblia. Você conhece a Bíblia o bastante para sair pelo mundo pregando a sua mensagem ?

  4. - Claro que sim ! Disse o homem. - E qual a parte da Bíblia que você mais gosta e conhece ? - As parábolas de Jesus, principalmente a do bom samaritano.

  5. Então, conte-a ! Pede o pastor, querendo conhecer o grau de conhecimento bíblico do futuro pregador do evangelho. O caipira começou a falar :

  6. Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu entre os salteadores. E ele lhes disse: Varões irmãos, escutai-me: Não tenho prata e nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. E entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo sua capacidade.

  7. E partindo dali foi conduzido pelo Espírito ao deserto, e tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, teve fome, e os corvos lhe traziam alimentos, pois alimentava-se de gafanhoto e mel silvestre.

  8. E sucedeu que indo ele andando, eis que um carro de fogo o ocultou da vista de todos. A rainha de Sabá viu isso e disse: ‘Não me contaram nem a metade’. Depois disso, ele foi até a casa de Jezabel, a mãe dos filhos de Zebedeu, e disse: ‘Tiveste cinco maridos, e o homem que agora tens, não é teu marido’.

  9. E olhando ao longe, viu a Zaqueu pendurados pelos cabelos numa árvore e disse: ‘Desce daí, pois hoje almoçarei na tua casa’. Veio Dalila e cortou-lhes os cabelos, e os restos que sobraram foram doze cestos cheios para alimentar a multidão.

  10. Portanto, não andeis inquietos dizendo: ‘Que comeremos?’, pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. E todos os que o ouviram se admiraram da sua doutrina.

  11. Portanto, não andeis inquietos dizendo: ‘Que comeremos?’, pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. E todos os que o ouviram se admiraram da sua doutrina.

  12. Portanto, não andeis inquietos dizendo: ‘Que comeremos?’, pois o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. E todos os que o ouviram se admiraram da sua doutrina.

  13. Antes, deveriam ser lidas : “Vai Cortar Cana ...”

  14. O QUE É SER UM PROFESSOR CRIATIVO?

  15. 1. Sair da rotina. 2. Começar a aula sem dizer: “Vamos abrir o livro...” 3. Chamar a atenção através de um objeto...

  16. 4. Despertar interesse.  5. “Eu quero saber isso aí!”  6. Aprendizado agradável.  7. Explorar sentidos humanos.

  17. Deve ser capaz de ... • Contextualizar os conteúdos e articulá-los nas diferentes matérias. • Diversificar as atividades, utilizando novas metodologias, estratégias e materiais.

  18. CRIATIVO • Significado do fato • Estudante participativo • Guia, orientador NÃO CRIATIVO • Fato • Estudante passivo • Contador de histórias

  19. ALGUNS TIPOS DE PROFESSORES

  20. “Aluno faz a média” • Não se abala quando 39 alunos tiram nota baixa, contanto que 1 tire 8. "Não estudaram", diz ele.

  21. “Super exigente” • Dá sua aula só com silêncio absoluto. É ameaçador, e chega a apavorar seus alunos.

  22. “Destruidor Mental” • Passa sobre os alunos como um rolo compressor; despeja matéria, e não para um segundo.

  23. “Carrasco” • Sempre exige mais do que ensinou. Usa a prova como recurso para prender o aluno.

  24. “Tanto faz” • "Se o aluno estudou ou não, o problema é dele; dou zero e pronto". É assim que pensa este professor.

  25. “Crânio” • Sabe tudo, mas não consegue transmitir a matéria. É uma pérola dentro da ostra.

  26. “Vítima” • Sofre com a classe; todos zombam dele; ninguém o leva a sério.

  27. “Crédulo” • É excessivamente compreensivo e democrático; acreditando em todas as desculpas do aluno

  28. “Super atual” • Está sempre bem informado, usando e abusando das novidades, Internet,etc.

  29. Atualizado, competente, relacionável e ético • Usando episódios práticos e atuais, desperta no aluno o prazer de saber.

  30. OUTROS TIPOS DE PROFESSOR

  31. ORADOR Fala muito sobre qualquer coisa relacionada com a matéria.

  32. COMODISTA É capaz de ensinar qualquer coisa sem se levantar da cadeira.

  33. SIMPÁTICO É perfeito cavalheiro, amigo de todos; mas não ensina nada.

  34. PENSADOR Sempre distraído e preocupado com “grandes coisas”. É o gênio que não gosta de ser interrompido.

  35. EXIBICIONISTA Aborda os assuntos de forma sensacionalista, às vezes grosseira. Gosta de boas gargalhadas.

  36. FALSO Diante de uma pergunta difícil, dá uma boa enrolada e muda de assunto.

  37. PROFESSOR DE VERDADE É simpático, progressista, entusiasta, conhece bem o assunto, segue um plano, é capaz, interage com os alunos.

  38. PERFIL DO PROFESSOR DE ER

  39. Não pára de crescer. • Está sempre se perguntado: “Como posso melhorar meu ensino”? • Sente-se escolhido por Deus. • É um bom ouvinte.

  40. É um bom vendedor da “melhor mercadoria”. • É um bom conselheiro. • É atualizado e progressista. • É amigo de verdade. • É modelo. • É espiritual.

  41. PROPÓSITO DO VERDADEIRO PROFESSOR • Há um propósito para a liderança. Contudo, é propósito da liderança colocar a verdade nas mãos das pessoas sem lhes perguntar nada? Não! O propósito dos líderes, professores e pregadores é encorajar e motivar as pessoas a compreenderem a verdade, buscando e pesquisando por si mesmas.

  42. O QUE O PROFESSOR DE ER PRECISA SABER

  43. 1. CONHECER O ALUNO

  44. 2. CONHECER A DIDÁTICA

  45. 3. CONHECER A BÍBLIA

  46. PERGUNTAS • Entre os 17 estilos de professores apresentados, quais são os dois tipos de professores que melhor representa o cristão?

  47. Qual o quarto e mais importante ponto que o professor de ER precisa saber?

More Related