1 / 13

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

CURSO : PEDAGOGIA. FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO. Prof. Marcelo Muzi Silva. Idade Moderna. O termo MODERNIDADE retrata ao novo, algo atualizado.

Télécharger la présentation

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva

  2. Idade Moderna • O termo MODERNIDADE retrata ao novo, algo atualizado. • No entanto, seu conceito é antigo, isto é, a partir do século XVII; época de profundas transformações sociais, econômicas e políticas que passaram a ocorrer na Europa, e, que em pouco tempo, suas características sócias econômicas sociais foram se desdobradas para outras localidades do Mundo.

  3. Mudança de mentalidade • Era Moderna despertou o conhecimento do homem. Se antes o aprendizado do homem limitava-se aos dogmas impostos pela Igreja Católica, com o incentivo ao uso da razão, como fonte de todo o conhecimento, contribuiu ao questionar o mundo em que vivia.

  4. O CULTO DA RAZÃO • “A Razão está para o filósofo tal como a graça está para o cidadão. A graça obriga o cristão a agir, a Razão obriga o filósofo (...). Ele gosta de saber os mais pequenos detalhes e de aprofundar tudo o que de mal se adivinha: assim, olha como sendo um principio totalmente oposto ao progresso das Luzes do espírito o fato de se limitar somente a meditação e de acredita que o Homem não encontra a verdade senão no fundo de si próprio (...) O espírito filosófico é um espírito de observação e de justiça tudo com os seus verdadeiros princípios (...)

  5. O CULTO DA RAZÃO • O filósofo é, em suma, um homem honesto que age em todas as circunstâncias pela Razão e que junta a um espírito de reflexão e de justiça os costumes e as qualidade sociáveis”.(DIDEROT, “Filósofo”, in Encyclopedie, 1755)

  6. René Descartes

  7. Obra Principal: O Discurso do Método Conceitos importantes: Dúvida Metódica Penso, logo existo

  8. Educação na Modernidade • É no contexto moderno e contemporâneo, em que a educação se formalizou plenamente e se tornou mais acessível, que se pode falar em política educacional, ou seja, em um conjunto de decisões e ações estruturadas. Geralmente sob o comando do Estado, com a finalidade de prover a educação formal e de “atrair” os indivíduos para os “espaços” educativos, dotados de instalações, equipamentos e força de trabalho preparada (profissionais da educação).

  9. Artigo XXVI da Declaração Universal dos Direitos Humanos • Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, baseada no mérito. A instrução será orientado no sentido pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais.

  10. Iluminismo • O Iluminismo ou Esclarecimento foi um movimento cultural da eliteintelectualeuropeia do século XVIII que procurou mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval. Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. • Originário do período compreendido entre os anos de 1650 e 1700, o Iluminismo foi despertado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704) e pelo matemático Isaac Newton (1643-1727).

  11. Iluminismo • Com os ideais Iluministas, seus seguidores acreditavam que o ensino da Igreja era arcaico, ignorante e submisso. Para eles, a educação necessitava de mudanças – tendo a razão e a capacidade de traçar o rumo que a educação deveria seguir.

  12. Iluminismo • Os ideais iluministas permitiram tirar o homem das trevas (no sentido de escuridão, de não se enxergar a realidade em sua volta) para as luzes (no sentido de claridade, de ver e avaliar todo o seu entorno). Enfim, foi um período de descobrimento, tendo a razão como fonte de todo o conhecimento, o que e permitiu se questionar o mundo em que vivia.

  13. Iluministas e Educação • Os iluministas achavam que a educação deveria ser mudada, a razão, ou seja, a capacidade de pensar deveria ficar à frente na educação. O objetivo deles eram a busca da felicidade. Eram contra a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios.

More Related