1 / 10

Documentos Digitais

Documentos Digitais. Aula 7. Gestão Documental.

Télécharger la présentation

Documentos Digitais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Documentos Digitais Aula 7

  2. Gestão Documental • Administrar ou gerenciar documentos arqui-vísticos, a partir da aplicação de conceitos e teorias difundidas pela Arquivologia, garante às empresas públicas ou privadas obter maior controle sobre as informações que produzem e/ou recebem, racionalizar os espaços de guarda de documentos, desen-volver com mais eficiência e rapidez suas atividades, atender adequadamente clientes e cidadãos.

  3. Gestão Eletrônica de Documentos Acessar/ Pesquisar Produzir/ Receber OBJETIVO: • Criar uma vez; • Reutilizar muitas; • Manter adequadamente. Reescrever/Substituir Arquivar/ Eliminar Aprovar/ Autorizar Destinar/Tramitar Adaptado de Nilmar Saisse,2006

  4. Exigências a serem cumpridas para manutenção do documento de arquivo • Imparcialidade: O documento arquivístico é produzido para registrar atividades de um órgão ou entidade. Não é escrito com a in-tenção de servir à posteridade nem com a expectativa de ser exposto ou ocultado ao olhar do público. O documento arquivístico é fonte de prova porque constitui uma parte real dos fatos que registra. • Exigência: o programa deve definir e padro-nizar os documentos a serem criados para registrar suas atividades.

  5. Organicidade: O documento arquivístico carac-teriza-se pela organicidade, ou seja, é produzido e acumulado nas organizações em função dos seus objetivos práticos, de forma contínua e progressi-va. Não é coletado artificialmente. Os documentos arquivísticos são ligados por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos. Esse elo é determinado pelo motivo de sua cria-ção e é necessário à sua própria existência e à sua capacidade de cumprir seu objetivo. Os docu-mentos arquivísticos são, portanto, um conjunto indivisível de relações. • Exigência: o programa deve conservar as rela-ções contextuais do documento. Os procedimen-tos de gestão arquivística devem registrar e man-ter essas relações e a seqüência das atividades realizadas.

  6. Unicidade: O documento arquivístico é único no conjunto documental ao qual per-tence; podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar, porque o complexo de suas relações com os demais documentos do grupo é sempre único. • Exigência: o programa de gestão Arqui-vística deve prever a identificação de cada documento individualmente no contexto mais amplo das atividades.

  7. Fidedignidade: Um documento arquivístico fidedigno é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. Para tanto há que ser dotado de completeza, criado pela autoridade competente e ter seus procedimentos de criação bem controlados. • Exigência: o programa deve assegurar que os documentos Arquivísticos sejam produzi-dos com o grau de completeza requerido, no momento em que ocorre a ação, ativida-de ou fato, ou imediatamente após, pelos indivíduos envolvidos diretamente na condu-ção das atividades e devidamente autoriza-dos

  8. Autenticidade: Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, inde-pendente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qual-quer outro tipo de corrupção. • Exigência: o programa deve implementar e documentar políticas e procedimentos que controlem a transmissão, a manutenção e a destinação dos documentos, de forma a ga-rantir que os mesmos estejam protegidos contra acréscimos, supressão, alteração, uso e ocultamento indevidos

  9. Integridade: Um documento Arquivístico íntegro é aquele que se apresenta com-pleto e não sofreu nenhuma corrupção ou alteração não autorizada nem documen-tada. • Exigência: o programa deve especificar quais anotações e aditamentos podem ser feitos em um documento depois de ter sido criado, em que circunstâncias podem ser autorizadas e quem pode aprovar tal autorização. Quaisquer anotações, adita-mentos e/ou supressões em um documen-to devem ser indicados explicitamente e devem ser passíveis de serem rastreados

  10. Acessibilidade: Um documento arquivístico aces-sível é aquele que pode ser localizado, recuperado, apresentado e interpretado. • Exigência: o programa deve ser capaz de recupe-rar o documento de qualquer atividade, em qual-quer tempo e de apresentá-lo da mesma forma como o foi no momento da sua criação e do seu recebimento. Para assegurar a acessibilidade, o programa de gestão arquivística deve garantir a transmissão de documentos para outros sistemas sem perda de informação e funcionalidade.

More Related