1 / 82

Oração do Terço

Oração do Terço. DOUTRINA IGREJA Bem-aventurados os que usam de misericórdia, porque alcançarão misericórdia ; Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus ; Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus ;

efrat
Télécharger la présentation

Oração do Terço

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Oração do Terço

  2. DOUTRINA IGREJA Bem-aventurados os que usam de misericórdia, porque alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus; Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que padecem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino do Céu.

  3. Ano C- XXXIII Domingo do Tempo Comum Silêncio

  4. NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR POVO SACERDOTAL, IGREJA SANTA DE DEUS NÓS SOMOS AS PEDRAS VIVAS DO TEMPLO DO SENHOR

  5. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Ámen! A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

  6. Confessemos os nossos pecados: Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões,(batendo no peito)por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

  7. SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS, SOMOS O TEU POVO PECADOR TOMA A NOSSA VIDA DE PECADO E DOR, ENCHE O NOSSO ESPIRITO DE AMOR CRISTO TEM PIEDADE DE NÓS, SOMOS O TEU POVO PECADOR ……………. SENHOR TEM PIEDADE DE NÓS……………

  8. Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

  9. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

  10. só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen

  11. ORAÇÃO COLECTA Senhor nosso Deus, concedei-nos a graça de encontrar sempre a alegria no vosso serviço, porque é uma felicidade duradoira e profunda ser fiel ao autor de todos os bens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amem.

  12. 1ª Leitura «Para vós nascerá o sol de justiça» Mal 3, 19-20a

  13. LEITURA I Mal 3, 19-20ª Leitura da Profecia de Malaquias Há-de vir o dia do Senhor, ardente como uma fornalha; e serão como a palha todos os soberbos e malfeitores. O dia que há-de vir os abrasará – diz o Senhor do Universo – e não lhes deixará raiz nem ramos.

  14. LEITURA I Mal 3, 19-20ª Mas para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol de justiça, trazendo nos seus raios a salvação. Palavra do Senhor Graças a Deus

  15. Salmo

  16. Salmo 97 (98), 5-9 (R. cf. 9)Refrão: O SENHOR VIRÁ GOVERNAR COM JUSTIÇA

  17. 2ª Leitura «Quem não quer trabalhar, também não deve comer» 2 Tes 3, 7-12

  18. LEITURA II 2 Tes 3, 7-12 Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo aos Tessalonicenses Irmãos: Vós sabeis como deveis imitar-nos, pois não vivemos entre vós na ociosidade, nem comemos de graça o pão de ninguém. Trabalhámos dia e noite, com esforço e fadiga, para não sermos pesados a nenhum de vós.

  19. LEITURA II 2 Tes 3, 7-12 Não é que não tivéssemos esse direito, mas quisemos ser para vós exemplo a imitar. Quando ainda estávamos convosco, já vos dávamos esta ordem: quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ouvimos dizer que alguns de vós vivem na ociosidade, sem fazerem trabalho algum, mas ocupados em futilidades. A esses ordenamos e recomendamos,

  20. LEITURA II 2 Tes 3, 7-12 em nome do Senhor Jesus Cristo, que trabalhem tranquilamente, para ganharem o pão que comem. Palavra do Senhor. Graças a Deus

  21. Aclamação Aleluia. ERGUEI-VOS E LEVANTAI A CABEÇA, PORQUE A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA

  22. Evangelho «Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas» Lc 21, 5-19

  23. EVANGELHO Lc 21, 5-19 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas Gloria a Vós, Senhor!

  24. EVANGELHO Lc 21, 5-19 Naquele tempo, comentavam alguns que o templo estava ornado com belas pedras e piedosas ofertas. Jesus disse-lhes: «Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído». Eles perguntaram-Lhe: «Mestre, quando sucederá isto? Que sinal haverá de que está para acontecer?». Jesus respondeu:

  25. EVANGELHO Lc 21, 5-19 «Tende cuidado; não vos deixeis enganar, pois muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’; e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não os sigais. Quando ouvirdes falar de guerras e revoltas, não vos alarmeis: é preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim». Disse-lhes ainda: «Há-de erguer-se povo contra povo e reino contra reino.

  26. EVANGELHO Lc 21, 5-19 Haverá grandes terramotos e, em diversos lugares, fomes e epidemias. Haverá fenómenos espantosos e grandes sinais no céu. Mas antes de tudo isto, deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho.

  27. EVANGELHO Lc 21, 5-19 Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá.

  28. EVANGELHO Lc 21, 5-19 Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

  29. Ao olhar o magnífico templo, construído originalmente pelo rei Salomão, destruído pelos Babilónios, reconstruído por Esdras e ampliado pelo rei Herodes, Jesus profetizou a destruição do templo aos seus quatro companheiros. Pedro, André, Tiago e João, que estavam com Ele, não aceitaram a terrível profecia, porque o Templo era o lugar de encontro de Deus com os homens. Passados alguns dias, Jesus foi crucificado e os apóstolos e os discípulos foram expulsos da sinagoga

  30. e de Jerusalém. Perante as perseguições, os cristãos rezavam “Maranata” “Vem Senhor Jesus”. Alguns estavam convencidos de que o regresso de Cristo estava iminente, e por isso não valia a pena continuar a trabalhar. Viviam à custa dos outros lançando os crentes no descrédito e no ridículo. São Paulo corrige-os dizendo: “Nunca foi peso para ninguém: anunciei o Evangelho gratuitamente e não aceitei esmolas”.

  31. Tiago foi o primeiro a ser morto. Pedro e André foram crucificados de cabeça para baixo em Roma no ano 67. São João foi metido num caldeirão de óleo a ferver, mas a vida dele foi milagrosamente poupada. É surpreendente que, tendo sido um perseguidor, foi São Paulo quem mais sofreu pela fé. Levou trinta e nove chicotadas por cinco vezes, foi flagelado três vezes com varas, foi apedrejado uma vez, naufragou três vezes, passou uma noite e um dia no alto-mar,

  32. sofreu assaltos e perigos entre falsos irmãos. Finalmente foi decapitado em Roma com Pedro. A profecia de Jesus foi realizada no ano 70, quando os soldados de Roma deitaram fogo ao Templo, matando mais de um milhão de habitantes incluindo os sacerdotes do templo e prendendo noventa e sete mil pessoas. Já passaram 2000 anos e ainda não conseguiram reconstruir o templo. Como Jesus profetizou não ficou uma pedra em cima de outra.

  33. São Lucas escreveu o trecho no ano 85 em resposta a várias perguntas. Houve guerras, revoluções políticas, catástrofes, destruição do templo e os cristãos foram vítimas das injustiças e perseguições. Para explicar isso ele recorreu à palavra do Mestre. Tudo foi previsto. A perseguição aos Seus seguidores começou com o imperador Nero, e continuou por quase duzentos anos, matando dois milhões de cristãos.

  34. Hoje a situação é diferente. Vivemos numa cultura antirreligiosa. Anualmente em Portugal, só são ordenados quarenta e quatro padres enquanto oitenta e oito sacerdotes idosos morrem e alguns abandonam o sacerdócio. Muitos católicos não batizam os filhos. Os jovens vivem juntos e afastam-se do sacramento do matrimónio. Muitos vivem como ‘católicos não praticantes’. Tudo isto aumenta o sofrimento de Cristo, da Igreja e dos crentes.

  35. Porque é que suportamos tanto sofrimento e tantos sacrifícios? Os ímpios continuam sempre a prosperar, a cometer violências, a levar a melhor sobre os justos. Mas Jesus insiste que “não deveis preparar a defesa”. Perante o sofrimento mantenhamos a calma e confiemos n’Ele porque nos prometeu:

  36. “Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas”. O nosso mestre, Jesus, mostrou-nos o caminhão verdadeiro, sofrendo. Como discípulos d’Ele o sofrimento é a nossa herança. Assim Seja!

  37. «Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas»

  38. Credo

  39. Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

  40. desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

  41. De novo há-de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

  42. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Ámen.

  43. Oração Universal

  44. Irmãs e irmãos: Voltemos o nosso olhar para o Senhor e, como já recebemos em herança a fé no mundo que há-de vir, peçamos-Lhe, confiadamente: Concedei-nos, Senhor, a vossa graça. Pelos pastores e fiéis da santa Igreja, perseguidos por causa do nome de Jesus, para que o Espírito lhes dê palavras de sabedoria, oremos ao Senhor. Concedei-nos, Senhor, a vossa graça.

  45. Pelos que sofrem a injustiça de outros homens e pelas vítimas de flagelos naturais, para que Deus os ampare na provação, oremos ao Senhor. Concedei-nos, Senhor, a vossa graça. Pelos que trabalham dia e noite com esforço e por todos os que estão desempregados, para que a ninguém falte o pão de cada dia, oremos ao Senhor. Concedei-nos, Senhor, a vossa graça.

  46. Pelos homens angustiados pelo futuro ou tentados pelos muitos messianismos, para que Jesus Se lhes revele e lhes dê paz, oremos ao Senhor. • Concedei-nos, Senhor, a vossa graça. • Por todos os cristãos desta Paróquia e pelos que se reúnem cada domingo em assembleia, para que o Espírito lhes renove os corações, oremos ao Senhor. • Concedei-nos, Senhor, a vossa graça. • (Outras intenções: factos relevantes da vida paroquial; defuntos das nossas famílias ...).

  47. Senhor, Pai Santo, concedei a todos os homens e mulheres a graça de saberem que são vossos filhos e de construírem na terra as suas vidas, na esperança de Vos contemplar no Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

  48. Ofertório

  49. É CRISTO A ABRAÇAR O MUNDO, • É CRISTO RENOVAÇÃO • É O ESPÍRITO DE DEUS, • DE UMA NOVA CRIAÇÃO

More Related