1 / 42

Visite nosso site ! latitude23.br

- Soluções em Geoprocessamento. Distribuidor autorizado da MicroImages. Visite nosso site ! www.latitude23.com.br. O que é Agricultura de Precisão ?. Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação

eitan
Télécharger la présentation

Visite nosso site ! latitude23.br

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Visite nosso site ! www.latitude23.com.br

  2. O que é Agricultura de Precisão ? Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo, clima e terreno. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos, corretivos e defensivos. O que é Geoprocessamento ? O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados no ambiente de um software de informações geográficas (SIG). O tutorial Agricultura de Precisão com TNTmips é subdividido em 13etapas : • Mapeamento dos talhões - Importação dos dados GPS • Criar grade de agricultura de precisão • Criar pontos de amostragem • Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem • Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) • Transferir a interpolação para a grade de agricultura de precisão • Criar um mapa de aplicação com taxa variável • Exportar o mapa de aplicação com taxa variável • Criar linhas de aplicação para piloto automático • Sensoriamento remoto e agricultura • Baixar uma imagem gratuita de satélite • Importar e visualizar uma imagem de satélite em TNTmips • Índices de vegetação – Criar e interpretar o NDVI

  3. Teoria 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) A interpolação das amostras georreferenciadas, também chamado de geoestatística, cria um mapa com estimativas sobre o atributo sendo interpolado. No tutorial #5, você aprende a interpolar seus dados da amostragem de campo. Pontos de Amostragem (em turquesa) Interpolação do atributo amostrado

  4. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique na barra principal em “Terreno” e a seguir em “Modelagem de Superfície”.

  5. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Primeiramente, escolhe a operação “Adequação de Superfície” e a seguir o método “Krigagem”. Clique em “Objeto de Entrada” A seguir, clique em “Objeto de Entrada...”.

  6. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Navegue até a pasta “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” Clique em “Pontos de Amostragem Total” para selecionar o vetor. Clique em “OK”

  7. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Especificar...” para selecionar o atributo a ser interpolado.

  8. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Primeiro, clique no ícone “Inserir Campo”

  9. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Na janela “Inserir Campo”, escolhe primeiramente a tabela “Consulta” e depois o campo “Potassio” Clique em “Inserir” e a seguir, em “”Fechar

  10. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) O atributo “Potássio” foi selecionado a ser interpolado. Clique no botão “OK”

  11. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique na aba “Parâmetros”.

  12. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Digite o valor “500” em “Distância”. Se a distância for muito pouco, regiões entre 2 pontos podem ficar em branco. Os critérios “Baixo” e “Alto” permitem excluir do cálculo da interpolação valores mínimos e máximos (%), que podem ser discrepantes. Clique em “Executar”.

  13. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Navegue até o arquivo “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc”. Digite “Krigagem Potássio” como nome e “Interpolação Potássio (mmol/dm³)” como descrição. A seguir, clique em “OK” para executar a interpolação.

  14. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Foi criado a interpolação para potássio (mmol/dm³); para diferenciar visualmente melhor a concentração de potássio no solo, vamos aplicar uma classificação com cores.

  15. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique no ícone de raster

  16. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Editar...” para “Tema”.

  17. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Define 10 intervalos (classes) e aceite a paleta sugerida de cores. Clique em “Salvar Como...”

  18. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Digite “Classificação Potássio” como nome e “Concentração de potássio (mmol/dm³) em 10 classes” como descrição. A seguir, clique em “OK”

  19. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique novamente em “OK”

  20. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique novamente em “OK”

  21. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) A legenda mostra a concentração de potássio em cores. Parabéns! Você acabou de criar uma interpolação de dados da amostragem de campo! Clique em “Sair” para encerrar o processo. Vamos agora extrair da interpolação apenas as áreas dentro dos talhões

  22. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Vamos agora extrair da interpolação apenas as áreas dentro dos talhões . Para isso, temos que converter primeiro os talhões. Clique em “Geométrico para Região “.

  23. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Selecionar “.

  24. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Primeiro Passo: Clique duas vezes em seguida em “Talhões GPS” para que o vetor fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”.

  25. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Executar”.

  26. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Navegue até o arquivo “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc”. Aceite o nome sugerido e clique em “OK”

  27. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “OK”.

  28. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Parabéns! Você converteu os talhões. Clique em “Sair” para encerrar o processo.

  29. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Vamos agora extrair da interpolação apenas as áreas dentro dos talhões . Clique na barra principal em “Imagem” e a seguir, clique em “Extrair” .

  30. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “Krigagem Potássio” para que o raster fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”

  31. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Selecione “Por meio de Região”.

  32. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique em “Talhões GPS” A seguir, clique em “OK”

  33. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Os talhões foram selecionados para delimitar a extração. Clique em “Executar”.

  34. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Digite o nome “KrigagemPotassioTalhoes”. IMPORTANTE! O nome tem que ser digitado exatamente assim para executar o script do módulo 7. Clique em “OK” para executar a extração.

  35. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Parabéns! Você acabou de extrair da interpolação inteira a interpolação dentro dos talhões! Clique em “Sair” para encerrar o processo.

  36. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Vamos visualizar a interpolação dentro dos talhões. Clique em “Exibição”.

  37. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique no ícone “Novo” e a seguir em “Exibição em 2D...”.

  38. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique duas vezes em seguida em “KrigagemPotassioTalhoes” para que o raster fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”

  39. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Parabéns! Você acabou de exibir a interpolação dentro dos talhões. A legenda ao lado mostra a concentração de potássio por cores.

  40. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Sair” para encerrar a exibição.

  41. Prática 5. Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) Clique em “Sim” para finalizar.

  42. Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Distribuidor autorizado da MicroImages

More Related