1 / 20

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO. Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos Cursos de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado. ENSAIO Profa. Marli Hatje. O QUE É O ENSAIO?. Ensaio é um texto onde o autor explicita seu ponto de vista sobre um tema;

Télécharger la présentation

LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO • Universidade Federal de Santa Maria • Centro de Educação Física e Desportos • Cursos de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado ENSAIO Profa. Marli Hatje

  2. O QUE É O ENSAIO?

  3. Ensaio é um texto onde o autor explicita seu ponto de vista sobre um tema; O ensaio é dividido em formal e informal. O primeiro geralmente usado em artigos e críticas oficiais devendo possuir um alto grau de seriedade, enquanto o segundo é usado em abundância pelos meios de comunicação e com muito mais liberdade criativa, sendo o principal difusor dos ensaios; Ensaio é um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, que expõe idéias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. Menos formal e mais flexível que o tratado. Consiste na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sobre um tema (humanístico, filosófico, político, social, cultural, moral, comportamental, literário, etc.) sem que se paute em documentos ou provas empíricas ou dedutivas de caráter científico.

  4. O ensaio é um estudo formal, discursivo e concludente, consistindo em exposição lógica e reflexiva e em argumentação rigorosa com alto nível de interpretação e julgamento pessoal. No ensaio há maior liberdade por parte do autor, no sentido de defender determinada posição sem que tenha que se apoiar no rigoroso e objetivo aparato de documentação empírica e bibliográfica. O ensaio, no entanto, não dispensa o rigor lógico e a coerência de argumentação e por isso mesmo exige grande informação cultural e muita maturidade intelectual" (Severino, 1976, p.153)

  5. É uma exposição metodológica de assunto(s) e de conclusões originais a que se chegou após apurado exame de um tema. O ensaio é problematizador, antidogmático e nele deve se sobressair o espírito crítico do autor e a originalidade" (Medeiros, 2000, p. 112). O ensaio é algo simples, de fácil leitura, que possa ser discutido em casas de cafés por intelectuais ou cidadãos comuns. Um ensaio, não é apenas um exercício de reflexão e redação, mas também um veículo através do qual os pensamentos de qualquer escritor são reunidos e organizados e levados ao leitor de maneira clara, concisa e interessante.

  6. TIPOS DE ENSAIO EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE ENSAIOS...e várias conotações (expressão Polissêmica)

  7. ENSAIO DE UMA PEÇA TEATRAL

  8. ENSAIO FOTOGRÁFICO

  9. E ENSAIO LITERÁRIO

  10. TIPOS DE ENSAIOS LITERÁRIOS • ENSAIO FORMAL • ENSAIO INFORMAL

  11. ENSAIO FORMAL No ensaio formal, há preocupação com as características do texto acadêmico e científico (objetividade e logicidade, por exemplo).

  12. ENSAIO FORMAL - Deve ser escrito em terceira pessoa; - Deve ser ploblematizador e antidogmático; - Deve possuir espírito crítico e originalidade.

  13. ENSAIO INFORMAL - É escrito normalmente em primeira pessoa; - Deve ser breve; - Considera os sentidos emotivo e conotativo; - Liberdade criativa.

  14. COMO PRODUZIR UM ENSAIO Para escrever um ensaio, leve em conta os seguintes passos:

  15. 1º - Reflexão sobre o tema - Considere título e termos de referência; - Defina o objetivo do texto; - Observe o tempo disponível para a escrita distribuindo-o harmonicamente; - Considere idéias e informações sobre o tema; - Decida o que o leitor precisa saber.

  16. 2º Planejamento - Construa um esquema de tópicos; - - Sublinhe os pontos mais relevantes; - Elabore o plano da redação constituído de A) Introdução, B) Desenvolvimento e C) Conclusão;

  17. 3º Escrita Digite o ensaio conforme normas técnicas ou conforme solicitado pelo professor;

  18. 4º Revisão Verifique se o ensaio é lido com facilidade, tem equilíbrio, se os pontos essenciais foram destacados, se não há erros de coerência ou mesmo de ortografia e, principalmente, se o ensaio corresponde às expectativas de seus leitores.

  19. Bibliografia http://www.monografiasonline.com.br/ensaio.asp jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4763 http://www.universiabrasil.net/mit/21/21A218J/PDF/second_d_1.pdf www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/teoria/docs/ensaio

  20. Muito obrigada! Profa. Drª Marli Hatje hatjehammes@yahoo.com.br

More Related