1 / 8

A Belle Époque Tropical

A Belle Époque Tropical. A modernização as custas do povo. Mudanças da modernidade. O contexto internacional era de mudanças: iluminação artificial, novos meios de transporte e principalmente reformas urbanas.

floria
Télécharger la présentation

A Belle Époque Tropical

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Belle Époque Tropical A modernização as custas do povo

  2. Mudanças da modernidade • O contexto internacional era de mudanças: iluminação artificial, novos meios de transporte e principalmente reformas urbanas. • No Brasil, a população vivia em sua maioria no campo, todavia, também no nosso país essa foi uma época de mudanças. • As fazendas de café do sudeste tinham muita importância. Como o principal produto brasileiro de exportação, o café gerou muito dinheiro, dinheiro este que serviu para o início da industrialização brasileira.

  3. A Europa como modelo • O ideal da crescente burguesia urbana era encontrar um modo de se diferenciar das camadas mais baixas. • Assim, o desejo de se modernizar da mesma forma que as principais cidades europeias era essencial. (...) Contudo, persistimos franceses, pelo espírito, e, mais do que nunca, a diminuir pelo esnobismo tudo o que seja nosso. Tudo, sem a menor exceção. O que temos, não presta: a natureza, o céu, o clima, o amor, o café. Bom, só o que vem de fora. E ótimo, só o que vem da França.”

  4. A Capital • O Rio de Janeiro como capital do Brasil deveria sofrer uma grande mudança para atrair investimentos estrangeiros. • O problema é que a cidade do Rio de Janeiro tinha um grande problema de falta de Higiene. A densidade demográfica era altíssima e as pessoas tinham que morar em locais minúsculos e ainda dividiam tal lugar. • O resultado disso era miséria, que vinha acompanhada de crimes e doenças, como febre amarela, tuberculose, varíola.

  5. Bota Abaixo • Para colocar em prática o projeto de modernização na capital, foram destruídos mais de 500 casarões. Tal ação ficou conhecida como “ bota abaixo” . • “ Resolvido” o problema dos cortiços , ainda faltava as doenças.

  6. A Revolta da Vacina • "Tiros, gritaria, engarrafamento de trânsito, comércio fechado, transporte público assaltado e queimado, lampiões quebrados às pedradas, destruição de fachadas dos edifícios públicos e privados, árvores derrubadas: o povo do Rio de Janeiro se revolta contra o projeto de vacinação obrigatório proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz" (Gazeta de Notícias, 14 de novembro de 1904).

  7. A Revolta da Vacina Causa: Em 1904 a vacinação obrigatória e o clima de descontentamento da população mais pobre. A população revoltada virou bondes, se negou a tomar a vacina e depredou prédios públicos Consequências: Estado de sítio Suspensão da vacinação Degredo Pouco tempo depois a situação foi controlado, a vacinação obrigatório foi mantida e a varíola foi erradicada do Rio de Janeiro.

  8. Atividade • Pesquisa sobre a semana de arte de 1922. • Pesquise na internet sobre a semana de arte de 1922, e escreva a mão co m suas palavras o que você entendeu sobre ela . ( causas, consequências...). Junto a isso escreva um dos muitos poemas lidos na semana. • A atividade vale 0,25 pontos na próxima prova.

More Related