1 / 61

Tecnologia, multimídia e aprendizagem : como aprendemos e como ensinamos?

Tecnologia, multimídia e aprendizagem : como aprendemos e como ensinamos?. Fundação CECIERJ - Desenvolvimento Instrucional. Cristine Costa Barreto. Teoria da carga cognitiva ; Aprendizagem multimídia ; Aprendizagem baseada em jogos . Richard Mayers Marc Prensky.

forbes
Télécharger la présentation

Tecnologia, multimídia e aprendizagem : como aprendemos e como ensinamos?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tecnologia, multimídia e aprendizagem : como aprendemos e como ensinamos? Fundação CECIERJ - Desenvolvimento Instrucional Cristine Costa Barreto

  2. Teoria da cargacognitiva; • Aprendizagemmultimídia; • Aprendizagembaseadaemjogos. Richard Mayers Marc Prensky

  3. O que é tecnologia?

  4. Para que, a tecnologia, na Gestão Escolar?

  5. Tecnologia a serviço da narrativa

  6. Gênero: Ficção País de origem: EUA Ano de lançamento: 2004 Duração: 115 minutos Direção: Alex Proyas Roteiro: Jeff Vintar, AkivaGoldsman Estudio: Fox Films

  7. Adaptação de uma coletânea de 9 contos sobre a utilização das Leis da Robótica História inédita, baseada nos conceitos, universo e alguns personagens do livro

  8. O que podemos saber dessa história?

  9. Baseada nas 3 leis da Robótica • 1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal. • 2ª lei: Um robô deve obedecer às ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei. • 3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e Segunda Leis.

  10. Quando se passa a história?

  11. Onde se passa a história?

  12. Em 15 minutos, sabemos: • Spooner é apegado a ícones do “passado”; • Não confia em robôs • É detetive de homicídios da polícia de Chicago, enviado para investigar a morte de um cientista • Suspeita que o Dr. Alfred Lanning não tenha cometido suícidio

  13. “Eu, robô” faturou U$ 52 milhões em dois dias

  14. Linguagem cinematográfica baseada em estrutura de roteiro, de narrativa, com tecnologia a seu serviço

  15. Linguagem provocativa, interativa

  16. • técnicas e conhecimentos, processos e materiais usados para resolver • problemas ou facilitar sua solução.

  17. O que é multimídia?

  18. A quem estamos nos referindo? 1 2 Pro paceetfraternitategentium Pela paz e irmandade entre os homens 3

  19. Los Angeles San Francisco San Diego Sacramento • A quem estamos nos referindo? 1 2 “O fisiculturismo é um esporte em que cada detalhe ou estratégia pode determinar a exata diferença entre o primeiro e o segundo colocado. Uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas atualmente é a realização da super-compensação de carboidratos antes do evento. Esse método tende a tornar o atleta mais volumoso e definido, o que certamente contará muitos pontos positivos na competição.” 3

  20. Multimídia é aprender a partir de imagens e palavras

  21. Multimídia é aprender a partir de imagens e palavras

  22. COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE?

  23. MEMÓRIA DE LONGO PRAZO COMO NOSSO CÉREBRO APRENDE? + MEMÓRIA DE TRABALHO

  24. Se nada tiver sido alterado na memória de longo prazo, nada foi aprendido. MEMÓRIA DE LONGO PRAZO

  25. Lida com informações novas, apresenta severas limitações. MEMÓRIA DE TRABALHO

  26. Lida com informações novas, apresenta severas limitações. COMO AUMENTAR A CAPACIDADE DE NOSSA MEMÓRIA DE TRABALHO?

  27. Com conhecimento educacional; Com conhecimento científico; Com conhecimento tecnológico; Com fazer empreendedor. COMO AUMENTAR A CAPACIDADE DE NOSSA MEMÓRIA DE TRABALHO?

  28. Com conhecimento educacional; Com conhecimento científico; Com conhecimento tecnológico; Com fazer empreendedor. COMO AUMENTAR A CAPACIDADE DE NOSSA MEMÓRIA DE TRABALHO? AMBIENTAÇÃO EM NOVASTECNOLOGIAS

  29. Tecnologia, multimídia e Você, Gestor

  30. “Essainvençãocausaráesquecimentonasmentesdaquelesqueaprenderemcomousá-la, porquenãoirãopraticarsuasmemórias. A confiabilidadeemalgoexterno, quenão é parte deles mesmos, irádesencorajar o usodamemóriadentro deles.”

  31. “Essainvençãocausaráesquecimentonasmentesdaquelesqueaprenderemcomousá-la, porquenãoirãopraticarsuasmemórias. A confiabilidadeemalgoexterno, quenão é parte deles mesmos, irádesencorajar o usodamemóriadentro deles.”

  32. “Essainvençãocausaráesquecimentonasmentesdaquelesqueaprenderemcomousá-la, porquenãoirãopraticarsuasmemórias. A confiabilidadeemalgoexterno, quenão é parte deles mesmos, irádesencorajar o uso da memóriadentro deles.” Mito de Theuth e Thamus,RecontadoporSócrates a Fedro (Diálogosde Platão, 399 a 347 a.c.)

  33. “Essa invenção causará esquecimento nas mentes daqueles que aprenderem como usá-la, porque não irão praticar suas memórias. A confiabilidade em algo externo, que não é parte deles mesmos, irá desencorajar o uso da memória dentro deles.” Mito de Theuth e Thamus,RecontadoporSócrates a Fedro (Diálogosde Platão, 399 a 347 a.c.)

  34. “Essa invenção causará esquecimento nas mentes daqueles que aprenderem como usá-la, porque não irão praticar suas memórias. A confiabilidade em algo externo, que não é parte deles mesmos, irá desencorajar o uso da memória dentro deles.” Angústias e desconfianças que marcam, na Grécia, o aparecimento da escrita e a sua divulgação.

  35. Angústias e desconfianças que marcam, na Grécia, o aparecimento da escrita e a sua divulgação. “A seus estudiosos, você oferecerá a aparência da sabedoria e não a verdadeira sabedoria, porque lerão muitas coisas, sem instrução e, portanto, parecerão saber muitas coisas, quando serão, na verdade, ignorantes de sua maior parte. Além disso, serão de trato difícil, por terem a aparência de sábios e não o serem verdadeiramente.”

  36. Angústias e desconfianças que marcam, na Grécia, o aparecimento da escrita e a sua divulgação. “A seus estudiosos, você oferecerá a aparência da sabedoria e não a verdadeira sabedoria, porque lerão muitas coisas, sem instrução e, portanto, parecerão saber muitas coisas, quando serão, na verdade, ignorantes de sua maior parte. Além disso, serão de trato difícil, por terem a aparência de sábios e não o serem verdadeiramente.”

  37. Angústias e desconfianças que marcam, na Grécia, o aparecimento da escrita e a sua divulgação.

  38. Nãopodemosdeixarqueosalunos do ensinomédiousemcalculadoras, ouelesirãoesquecercomodividir e multiplicarnúmeros de 3 dígitos. Porquevocêiriaquerer a Internet para o uso dos alunos? Elestêmqueusar a biblioteca. Desliguem e guardemtodosostelefonescelulares, iPods, e dispositivoseletrônicosdurante a aula!

  39. MOTIVAÇÃO É MAIS IMPORTANTE PARA NÓS QUE O CONTEÚDO! Como nosengajar? GAMES! Queremosjogosnãoporquesãojogos… …masporquesão a coisamaisengajadora, intelectualmente, quetemos!

  40. 10 mil horas Video Games 250 mil emails 10 mil horascelulares 20 mil horas TV (incl. MTV) NATIVOS DIGITAIS < 5000 horas leitura de livros - Seubebêestá se desenvolvendomuitobem. Vocêgostaria de lheenviar um email?

  41. Os professoresestão “parados” no século 20. Alunosmigraramrapidamentepara o século 21. Como as instituições de ensinopodemalcançar e proverosalunos com umaEducaçãorelevante? IMIGRANTES DIGITAIS

  42. Os professoresestão “parados” no século 20. Alunosmigraramrapidamentepara o século 21. Como as instituições de ensinopodemalcançar e proverosalunos com umaEducaçãorelevante? Estamos indo no caminhocerto?

More Related