1 / 6

Revisão 2 – UEPA 2013

Revisão 2 – UEPA 2013. Prof.:Marco Macêdo.

fraley
Télécharger la présentation

Revisão 2 – UEPA 2013

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Revisão 2 – UEPA 2013 Prof.:Marco Macêdo

  2. No efeito fotoelétrico, um elétron em um átomo absorve a energia de um fóton incidente e é ejetado do átomo. A energia mínima necessária para cada material ejetar um elétron neste efeito é chamada de função trabalho do material. O elétron é ejetado com uma energia igual à do fóton incidente menos o valor da função trabalho do material. Na tabela abaixo, estão listados vários materiais com suas respectivas funções trabalho, dadas em elétron-volt (eV). Suponha que um laser na faixa do ultravioleta, com comprimento de onda igual a 248nm, incida sobre a superfície de cada um dos materiais listados na tabela. Considere o produto da constante de Planck pela velocidade da luz, hc = 1240nm.eV. Nestas condições, ocorrerá o efeito fotoelétrico:

  3. Num procedimento de raios X, um paciente é submetido a uma radiação de comprimento de onda de 0,1 nm. Esse tipo de radiação, ao penetrar no corpo humano, pode interagir com a matéria por efeito fotoelétrico. Considere que o produto da constante de Planck h pela velocidade da luz c é igual a 1240 nm.eV, sendo a carga do elétron igual a 1,6 .10-19 C. Sobre este efeito, é correto afirmar que: O fotón incidente não apresenta massa de repouso e sua energia é igual a 124 eV A energia cinética do elétron emitido depende da intensidade luminosa e da frequência da radiação incidente Se o fóton incidente atingir um elétron do átomo de cálcio, cuja função trabalho é de 4,0 KeV, então a energia do fotoelétron será igual a 6,4 keV Os raios X não apresentam carda elétrica, e por isso são considerados como radiação não – ionizante Se o fóton incidente atingir um elétron do átomo de alumínio, cuja função trabalho é de 1,5 keV, o potencial de corte será igual a 10,9 kV

More Related