1 / 17

ESCOLA JAN ANTONI BATA

ESCOLA JAN ANTONI BATA.

gallia
Télécharger la présentation

ESCOLA JAN ANTONI BATA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA JAN ANTONI BATA OS INDIOS KADIWÉU OU CADIUÉUSÃO DESCENDENTES DOS MBAYA-GUAICURUS,ÍNDIOS CAVALEIROS,COM FAMA NO PASSADO POR TEREM SIDO EXCELENTES GUERREIROS.NOS CONFLITOS ESCOMDIAM-SE NO DORSO DOS CAVALOS PARA ILUDIR OS INIMIGOS,FAZENDO-OS CRER QUE OS ANIMAIS ESTAVA SEM MONTARIA.DESTACARAM-SE PELA TENAZ RESISTÊNCIA,IMPOSTA AOS ESPANHÒIS E PORTUGUESES,EM COMFLITOS NA BACIA DO RIO PARAGUAI QUANDO DA CONOLIZAÇÃO DO BRASIL.VIVEM NA REGIÃO SERRA DAS BODOQUEIRA,ENTRE BONITO E JARDIM,NO MATO GROSSO DO SUL,NUM TERRITÒRIO DE 100 MIL HECTARES.SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES SÃO A CRIAÇÃO DE GADO,A AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA,A CAÇA,A PESCA E O MARAVILHOSO ARTESANATO.

  2. INDIOS CAVALEIROS KADIWEÚS

  3. INDIOS TERENAS OS TERENAS CONSTITUEN A SEGUNDA MAIOR POPULAÇÃO INDÍGENA DO ESTADO COM APROXIMADAMENTE 20 MILINDIVÍDUOS, RECENSEADOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 90. A MAIORIA DE SUA POPULAÇÃO AINDA VIVE NAS ALDEIAS, MAS UM NÚMERO CRESCENTE DE TERENA TEM MIGRADO PARA AS CIDADS PARA VIVER COMO ÍNDIOS DESALDEADOS. DESDE A GUERRA DO PARAGUAI, O TERRITÓRIO TERENA, INICIALMENTE ESPALHADO ENTRE OS RIOS MIRANDA E AQUIDAUANA, FOI REDUZIDO EM MAIS DE 2 MIL HECTARES. DAS 12 ÁREAS EM QUE VIVE E CÓRREGO PRINCIPAIS SÃO: LAGOINHA, ÁGUA BRANCA, BSNANAL E IPEGUI EM TAUNAI; LIMÃO VERDE E CORREGO SECO EM AQUIDAUANA; BURITI EM SIDRÔLANDIA; BREJÃO EM NIOAQUE E ÁREA DO DESBARRANCO EM CAMPO GRANDE.

  4. GUAICURUS OS GUAICURUS FORAM CÉLEBRES CAVALEIROS QUE HABITAM A REGIÃO SUL DO MATO GROSSO DO SUL.ERAM AINDA AGUERRIDUS DOMINADORES DOS CAMPOS E DAS VIAS NAVEGÁVEIS, SENDO PORTANTO, AO MESMO TEMPO, HÁBEIS CANOEIROS, COMO EXÍMIOS CAVALEIROS. HABITAVAM UMA RGIÃO SOMENTE ENQUANTO HOUVESSE CAÇA EM ABUNDÂNCIA. DESDE QUE ESSA TORNA-SE ESCASSA, MUDAVAM DE RESID~ENCIA, REMOVENDO COM FACILIDADEE AS QUE LHES SERVIAM DE TENDAS. ELES FORAM OS PRIMEIROS ÍNDIOS A TEREM CONTATO COM OS ESPANHÓIS EM 1535. ESSE CONTATO E O CONHECIMENTO DO CAVALO (TRAZIDO PELOS ESPANHÓIS), MODIFICOU TODOS OS HÁBITOS DESSE POVO.

  5. GUARANI O POVO GUARANI É UM DOS MAIORES POVOS INDÍGENAS DO BRASIL, SITUAADO NA AMÉRICA LATINA. ATUALMENTE SOMAM CERCA DE TRINTA MIL PESSOAS, DISTRIBUÍUDOS NOS ESTADOS DO MATO-GROSSO-DO –SUL,COMPORTADOS NAS REGIÕES OESTE, LEST E SUL DO BRASIL. OS PÍSES VISINHOS, COMO ARGENTINA, URUGUAI, PARAGUAI E BOLIVIA POSSUEM TAMBÉM, ESSA TÃO ESPIRITUALIZADA ETNIA INDÍGENA. NOS SÉCULOS XVII E XVIII SOMAVAM PARA MAIS DE DOIS MILHÕES DE INDÍGENAS, SÓ NO BRASIL.

  6. O GUARANI TEM COMO ESSÊNCIA DE VIDA, SUA MARCA ÉTNICA, A GRANDE PRÁTICA DO “CAMINHAR” QUE SIGNIFICA EM LINGUA GUARANI “GUATA”. O CAMINHAR SIGNIFICA TAMBÉM EVOLUIR E FORTALECER-SE ESPIRITUALMENTE. ESSA PRÁTICA DO CAMINHAR, FAZ PARTE DO MOVIMENTO MIGRATÓRIO DOS GUARANI DESDE O TEMPO DA TERRA SEM MALES, QUE AQUI DEFINIMOS COMO UMA TERRA QUE OS PERMITA VIVER COM DIGNIDADE, SEM INTERFERÊNCIAS PATERNALISTAS, ENFIN, IM PARAÍSO MÍTICO DE SUA ASCENDÊNCIA. ESSE CAMINHAR COBRE UMA GRANDE EXTENSÃO, QUE VAI DO NORTE DA ARGENTINA (NO CASO DO SUB-GRUPO MBYÁ) E DA SERRA DE MARACAJU (NO CASO SUB-GRUPO XIRIÁ OU NHANDEVA) ATÉ O LITORAL DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO, PASSANDO POR TODOS OS ESTADOS CITADOS NO INICIO DO TEXTO

More Related