1 / 1

banner evinci 9

Concepção de Circuitos e Sistemas Integrados Diego Franco Martins Iniciação Científica Voluntária/CNPQ André Augusto Mariano.

gamba
Télécharger la présentation

banner evinci 9

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Concepção de Circuitos e Sistemas IntegradosDiego Franco MartinsIniciação Científica Voluntária/CNPQAndré Augusto Mariano Indústrias fabricantes de semicondutores aumentam a cada ano o investimento em pesquisa de melhores layouts de componentes focando a redução da área ocupada pelo Silício e ao mesmo tempo otimizando as características técnicas. Desta forma, foi proposto o desenvolvimento de um Bandgap, feito na tecnologia CMOS de 130μm a ser projetado com o auxílio do software Cadence, tendo como exigência um coeficiente de temperatura de até 50 PPM/ºC. Através de simulações efetuadas dentro do ambiente CADENCE, o circuito proposto apresentou resultados satisfatórios, tendo como tensão de entrada 1,3V e tensão de saída entre 1,283V a 1,290V na faixa de temperatura de 0ºC a 100ºC. Comprovada a eficiência do circuito, este foi enviado para ser confeccionado na foundry IBM, através do convênio entre o DELT e a empresa MOSIS. Após o retorno do circuito da foundry, serão realizadas as medidas comportamentais do circuito para averiguar a sua funcionalidade pós-fabricação. O projeto proposto do circuito de referência de tensão foi baseado na topologia semelhante a utilizada por Mattos [1]. Com isto, foi desenvolvido um esquemático dentro do ambiente Cadence, porém com as devidas adaptações para que se enquadrasse dentro das especificações exigidas. Este circuito foi divido em três sub-circuitos para facilitar e otimizar o desenvolvimento do projeto na etapa de layout. Desta forma, foram criados os esquemas do PTAT, espelho de corrente e CTAT. O circuito de referência de tensão desenvolvido neste programa comprovou ser eficiente e os resultados obtidos evidenciam que o circuito poderá ser utilizado em projetos de maior complexidade trazendo como ganho mais confiabilidade o otimização do tempo de desenvolvimento, podendo assim ser integrado ao banco de IP do departamento de Engenharia Elétrica da UFPR. Mattos, D., Concepção de um TAG RFID com sensor de temperatura. 2008. Monografia de Graduação – Departamento de Engenharia Elétrica, UFPR, Curitiba

More Related