1 / 48

Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa

Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa. Atender às datas previstas no cronograma; Avisar os candidatos por e-mail e telefone sobre a aprovação e a desclassificação em cada etapa do processo. Atentar para comprovação de renda:

ilario
Télécharger la présentation

Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Informações e Responsabilidades das Instituições Parceiras do Programa

  2. Atender às datas previstas no cronograma; • Avisar os candidatos por e-mail e telefone sobre a aprovação e a desclassificação em cada etapa do processo.

  3. Atentar para comprovação de renda: • Comprovante de salário dos pais ou responsáveis – holerite; na ausência deste apresentar declaração escrita de próprio punho. • Não rasurar a prova escrita ou qualquer outro documento.

  4. Elaborar com riqueza de detalhes o Relatório de Visitas, buscando favorecer o candidato neste quesito, apontando aspectos que demonstrem o perfil de liderança e de iniciativa do candidato.

  5. Acrescentar uma foto do candidato em frente à sua residência, que mostre a realidade local.

  6. Conferência on-line de Documentos

  7. Observar com atenção a qualidade do documento escaneado. Se estiver ilegível, entrar em contato com o candidato, solicitando nova cópia. • Orientar para que a cópia do documento seja em PDF.

  8. Cópia da cédula de identidade (candidatos não poderão ter mais de 18 ou menos de 15 na data da viagem); • Cópia do passaporte, caso possua um;

  9. Cópia de comprovante de matrícula e boletim escolar de todosos anos do Ensino Médio (inclusive notas do ano letivo de 2012, até o momento da inscrição);

  10. Carta de recomendação em português de um professor e/ou diretor da unidade escolar em papel timbrado, assinada e carimbada pelo gestor; • Carta de recomendação dos pais em português.

  11. Declaração, em português, do responsável pelo projeto social onde o candidato é voluntário, por mínimo um ano, que deverá incluir: • Tipo de trabalho realizado, • Local e frequência que desempenha atividade, • Outras informações importantes.

  12. Desclassificação Serão desclassificados do processo seletivo: • Candidatos cuja ficha de inscrição on-line não for aprovada.

  13. Candidatos que não apresentarem todos os documentos comprovando os pré-requisitos; • Candidatos que não preencherem em inglês o questionário preliminar.

  14. Importante: • Parentes de membros do comitê de pré-seleção não poderão se inscrever no Programa.

  15. Fases do Programa

  16. Cada Instituição Parceira receberá uma senha para acessar o banco de dados do Programa e revisar os documentos postados pelos candidatos. • O responsável deverá aprovar e/ou desclassificar os candidatos.

  17. As Diretorias de Ensino sediadas nos municípios: Campinas, Franca, Marília, Ribeirão Preto, Tupã, Santos, Barretos, Sorocaba e São José dos Campos poderão articular com os gerentes dos Centros Bi-nacionais, unidades parceiras da Embaixada Americana, para juntos otimizar o processo de seleção.

  18. O CPRESP encaminhará um comunicado para essas Diretorias, com orientações específicas sobre os procedimentos que deverão ser adotados no processo seletivo, informando o contato dos responsáveis.

  19. Cronograma das Ações Acesso ao Sistema Responsabilidades

  20. Fase 1 • Fase 2 Aluno Supervisor e PCNP responsável pelo Programa • Fase 3 • Fase 4 DER/CGEGB/ CPRESP/CEFAF • Fase 5 Embaixada Americana • Fase 6

  21. Cronogramas das Ações

  22. Fase 1 – de abril até 5 de agosto Estudantes acessam o formulário de inscrição no site: www.jovensembaixadores.org/2013, respondem às perguntas e recebem uma resposta automática dizendo se foram aprovados ou não para a Fase 2.

  23. Candidato aprovado para a Fase 2 • Deverá concluir o preenchimento do questionário; • Selecionar uma Instituição Parceira mais próxima de sua casa; • Fazer o upload da foto e de todos os documentos comprobatórios; • Concluir o processo on-line.

  24. Candidato não aprovado para a Fase 2 O sistema envia mensagem automática e agradece o candidato pelo interesse no Programa e informa que o mesmo não preenche os pré-requisitos exigidos pelo Programa e não poderá continuar no processo seletivo.

  25. Fase 2 – até o dia 19 de agosto De posse de sua senha, o candidato deverá finalizar o preenchimento do questionário e fazer o upload da foto e dos documentos comprobatórios para o banco de dados do Programa.

  26. Importante: Cada Instituição Parceira somente terá acesso ao material dos candidatos que escolheram essa instituição específica para se candidatar.

  27. O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando toda vez que incluir um documento. A cada upload, ele será informado sobre quais ainda deverá anexar.

  28. O processo somente será concluído quando todos os documentos forem anexados.  Após 19/08 os candidatos não terão mais acesso a esse link, somente os responsáveis das Instituições Parceiras.

  29. Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o material dele encontra-se no sistema para revisão por parte da Instituição Parceira que ele selecionou.

  30. As Instituições Parceiras deverão acessar o banco de dados do Programa e revisar o material dos seus candidatos. Fase 3 – até 30 de agosto

  31. Caso algum candidato tenha anexado um documento incompleto, incorreto, ou rasurado, o Supervisor ou PCOP deverá entrar em contato e solicitar a documentação correta e atualizar os anexos no banco de dados do Programa.

  32. (Ex.: faltando páginas do boletim, conta de luz, comprovante de voluntariado.)

  33. Lembrete importante: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição, somente o responsável da Instituição Parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário.

  34. Candidato aprovado para a Etapa 4 O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita...

  35. ...a ser realizada no dia 14 de setembro, das 14h às 17h (horário de Brasília). O local do exame será informado pela Diretoria de Ensino ou Instituição Parceira.

  36. Candidato não aprovado para a Fase 4 O candidato receberá uma mensagem automática do sistema dizendo que ele não foi aprovado por não preencher “xxx” pré-requisitos.

  37. Apenas como referência, entre os vários motivos para desclassificação, os mais comuns são: • Inglês insuficiente; • Uma ou mais notas baixas no boletim escolar; • Respostas incompletas ou insuficientes no questionário da Fase 2;

  38. Comprovante do projeto social sem carimbo, assinatura do diretor/coordenador e/ou sem ser em papel timbrado da organização.

  39. Instituições Parceiras, em todo o Brasil, aplicam o exame escrito na mesma data e horário: 14 de setembro, das 14h às 17h Fase 4

  40. Fase 5 • Correção do exame escrito; • Aplicação do exame oral; • Visita à casa dos candidatos que participaram e foram aprovados nos exames escrito e oral; • Indicação do candidato que participará da seleção realizada pelo órgão central.

  41. Os responsáveis deverão indicar um candidato, por Diretoria de Ensino, que participará da pré-seleção a ser realizada pela Comissão do Órgão Central da SEE-SP.

  42. O Supervisor ou PCOP deverão enviar um e-mail para a Comissão central, no seguinte endereço: jovensembaixadores@edunet.sp.gov.br informando o nome e a unidade escolar do candidato pré-selecionado da sua Diretoria de Ensino.

  43. Candidato não aprovado na etapa 5 Os responsáveis deverão enviar mensagem ao candidato informando sobre sua não aprovação. Para isso, deverão acessar o banco de dados e clicar no botão: “Não aprovado na etapa 5”

  44. Será aberta uma tela onde haverá um espaço para que o responsável explique em breves palavras o motivo da não aprovação. Importante: Este comunicado deverá ser enviado o mais breve possível, após a finalização do processo de seleção nas DERs.

  45. Fases 6 e 7: Até final de outubro, Embaixada anuncia a lista dos selecionados. • Fases 8 e 9: Jovens Embaixadores providenciam documentos e emissão de passaporte – as DERs devem orientar e auxiliar neste processo, em conjunto com a Embaixada e Consulados.

  46. Fase 10: 9 a 11 de janeiro/2013 –entrevista de visto e orientação pré-partida em São Paulo. • Fase 11: 11 de janeiro 2013 – Embarque para os Estados Unidos. • Fase 12: 12/01 a 02/02/2013 – Programação em Washington-DC e Estados-anfitriões.

  47. Dúvidas??? Contato: jovensembaixadores@edunet.sp.gov.br

More Related