1 / 36

II SEMINÁRIO NORDESTE DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 2014

II SEMINÁRIO NORDESTE DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 2014 MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: UMA AVALIAÇÃO SOB OUTRO ENFOQUE AUTORA: REJANE BATISTA VASCONCELOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E FACULDADE

jalila
Télécharger la présentation

II SEMINÁRIO NORDESTE DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 2014

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. II SEMINÁRIO NORDESTE DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 2014 MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: UMA AVALIAÇÃO SOB OUTRO ENFOQUE AUTORA: REJANE BATISTA VASCONCELOS (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE FORTALEZA)

  2. MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: UMA AVALIAÇÃO SOB OUTRO ENFOQUECONCEITUANDO– A Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (MSLA) é uma das seis sanções que podem ser aplicadas pela autoridade competente (juiz) a adolescentes (pessoas com idade entre 12 anos completos e 18 anos incompletos) que cometem atos infracionais (crimes ou contravenções penais). – As medidas socioeducativas estão previstas no artigo 112 da Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990.

  3. MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDACONCEITUANDO – A MSLA é uma das quatro medidas, entre as seis previstas, na qual o adolescente não é afastado do convívio familiar nem do comunitário. – A MSLA é, portanto, uma medida socioeducativa em meio aberto.

  4. MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS EM MEIO ABERTO Advertência Obrigação de reparar o dano Prestação de serviço à comunidade Liberdade assistida

  5. MSLAEM QUE POLÍTICA ESTÁ REFERENCIADA? –A Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida é desenvolvida no âmbito da política de assistência social.

  6. COMO A MSLA É EXECUTADA? O adolescente fica submetido a regras fixadas pelo Programa de Liberdade Assistida a que está vinculado. Tais regras expressam-se sob a forma de determinações (proibições) e recomendações (orientações).

  7. MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA 1º Código de Menores de 12 de outubro de 1927 (Código Mello Mattos) > Liberdade Vigiada Novo Código de Menores de 1979 Estatuto da Criança e do Adolescente (Artigos 118 e 119)

  8. Para Cumprir a MSLA o Adolescente Deve • Comparecer ao Programa de LA na periodicidade estabelecida; • Participar de reuniões, atividades e atendimentos agendados pela equipe de acompanhamento; • Seguir orientações e determinações da equipe de atendimento/acompanhamento; • Manter bom relacionamento familiar, na escola, no trabalho, na comunidade;

  9. Para Cumprir a MSLA o Adolescente Deve • Observar, atender, dar sequência aos encaminhamentos feitos pela equipe (matrícula, frequência e rendimento escolares; cursos profissionalizantes; atividades laborais, recreativas, tratamento de saúde, entre outras); • Recolher-se até as 22h; • Não fazer uso de substâncias lícitas e ilícitas que causem dependência;

  10. Para Cumprir a MSLA o Adolescente Deve • Não se envolver em situações de risco ou que conflitem com a lei; • Não viajar ou mudar de endereço sem avisar previamente à equipe do programa.

  11. A MSLA é dita A mais salutar e resolutiva medida de caráter pedagógico Pois Reserva potencial educativo capaz de promover no adolescente que infringe a ordem jurídica vigente o repensar de seu ato, além de lhe possibilitar dimensionar a repercussão social que o ferimento de um direito de um concidadão alcança na coletividade.

  12. A MSLAPOSSIBILITA AINDA À comunidade o acompanhamento, de perto, de todo o processo de cumprimento da sanção pelo adolescente, exercendo, assim, o controle do desenrolar de um programa (PLA) de uma política pública (política de assistência social).

  13. A COMUNIDADE PODE PROPORCIONAR AO ADOLESCENTE O suporte de que necessita para dar cumprimento à sanção que lhe foi imposta.

  14. AO MESMO TEMPO A comunidade torna-se partícipe, agente desse processo pedagógico . SOB ESSA PERSPECTIVA É QUE SE VAI MUDAR O FOCO DA AVALIAÇÃO

  15. ENFOQUE DADO À MSLA

  16. DAS FALHAS EXIMEM-SE 1. O Estado 2. A sociedade

  17. REDIRECIONAMENTO DA AVALIAÇÃO

More Related