1 / 26

ALEITAMENTO MATERNO: COMPARTILHE ESSA IDÉIA…

ALEITAMENTO MATERNO: COMPARTILHE ESSA IDÉIA…. PROJETO AMAMUNIC: AMAMENTAÇÃO E MUNICÍPIOS Estratégia para a avaliação e monitoramento das práticas de alimentação infantil no Estado de São Paulo . PROJETO AMAMUNIC: AMAMENTAÇÃO E MUNICÍPIOS 1- Apresentação :

kalei
Télécharger la présentation

ALEITAMENTO MATERNO: COMPARTILHE ESSA IDÉIA…

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ALEITAMENTO MATERNO: COMPARTILHE ESSA IDÉIA…

  2. PROJETO AMAMUNIC: AMAMENTAÇÃO E MUNICÍPIOS Estratégia para a avaliação e monitoramento das práticas de alimentação infantil no Estado de São Paulo

  3. PROJETO AMAMUNIC: AMAMENTAÇÃO E MUNICÍPIOS 1- Apresentação : Muitos são os prejuízos da interrupção precoce do aleitamento materno para a saúde infantil e, no tocante ao estado nutricional, a situação pode ser agravada pela não adequação da dieta do desmame. A OMS recomenda que as crianças devam ser amamentadas exclusivamente por seis meses (o que diminui substancialmente os riscos de infecções e mortes infantis neste período), devendo continuar a receber o leite materno até os dois anos.

  4. 2- O que é o projeto? O Projeto Amamentação & Municípios visa levantar a prevalência de amamentação nos municípios no Dia Nacional de Vacinação e com essa informação, discutir estratégias para a implementação de políticas locais de promoção do aleitamento materno. Outro objetivo do projeto é formar um banco de dados de aleitamento materno dos municípios brasileiros.

  5. Surge, em 1998 o Projeto Amamentação e Municípios, a partir de uma experiência conjunta do Instituto de Saúde em parceria com NUPENS (Núcleo de Pesquisa em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP), na qual realizou-se um inquérito na campanha de vacinação nos municípios de João Pessoa e Florianópolis em 1997, denominado "Avaliação de Práticas Alimentares no Primeiro Ano de Vida em Dias Nacionais de Vacinação". Diante do êxito desse projeto demonstrado pela agilidade na obtenção das informações a um custo baixo comparado aos inquéritos domiciliares, o Instituto de Saúde decidiu repetir a experiência em municípios do Estado de São Paulo.

  6. Surgiu, então, a oportunidade de parceria com a UNICEF, que financiou o software AMAMUNIC. Foi implantado em 1999, com a participação de 111 municípios. Desde então, as modificações que o projeto tem sofrido são pequenas. Em 1999, já com o advento do software AMAMUNIC, o projeto alcançou 21 das 24 DIR's do Estado, totalizando 111 municípios que realizaram a pesquisa. No ano de 2004, foram realizados 8 treinamentos regionalizados, atingindo cerca de 280 municípios. A proposta era de aumentar a cobertura da pesquisa no Estado, envolvendo 100 municípios que nunca haviam realizado a pesquisa. Mas a história não pára por aqui e, a cada ano, o Projeto Amamentação e Municípios alcança mais um pedaço de um sonho: cobrir todo estado de São Paulo!

  7. Em Rio Claro, a pesquisainiciou-se em 2008, porémos dados nãoforamfinalizados. Em 2010, duasenfermeirasinterlocutoras do AleitamentoMaterno, da FMSRC participaram do treinamentoexigido, no Instituito de Saúde, e a partirdaírealizou-se porcompleto a pesquisa, naCampanhaNacional Contra a Polio 2010. Além dos Profissionais de Saúde da FMSRC, contamos com a participação dos alunosdaGraduação de EnfermagemdaFaculdadeAnhanguera, para a realizaçãodapesquisa, apósseremtreinados.

  8. 3- Falando da pesquisa: São analisadas as práticas alimentares de crianças menores de um ano que comparecem à Campanha de Vacinação. O instrumento proposto para coleta de dados evita questões abertas para facilitar seu preenchimento e evitar que a realização das entrevistas prejudique o andamento da campanha de vacinação. Contém questões sobre o consumo, nas últimas 24 horas, de leite materno, outros tipos de leite e outros alimentos.

  9. QUESTÕES 01 À 06 IDENTIFICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO E DO LOCAL DE VACINAÇÃO 􀀩N°____ ____ ____ ____ (CÓDIGO PARA DIGITAÇÃO) 􀀀 RECUSA 01‐DATA:_____/_____/______ 02‐ENTREVISTADOR:____________03‐MUNICÍPIO:____________04‐UF: ____ 05‐LOCAL DE VACINAÇÃO:_________________________________________ 06‐ÁREA 1 􀀀 Urbana 2 􀀀 Rural QUESTÕES 07 À 10 IDENTIFICAÇÃO DA CRIANÇA E DO ACOMPANHANTE 07‐ DATA DE NASCIMENTO DESTA CRIANÇA ___/___/___ 􀀀 Não há informação (ENCERRE A ENTREVISTA) ‐ O(A) SENHOR(A) PODE ME DIZER QUAIS ALIMENTOS ESTA CRIANÇA TOMOU OU COMEU DESDE ONTEM DE MANHÃ ATÉ HOJE DE MANHÃ? EU VOU FALAR O NOME DE CADA ALIMENTO E O(A) SR.(A) ME RESPONDE SIM OU NÃO. (Q.11 à Q. 34)

  10. 11‐TOMOU LEITE DE PEITO? 1 􀀀 Sim 2 􀀀 Não (PASSE P/ Q. 13) 9 􀀀 Não Sabe (PASSE P/Q. 13) Se a mãe ou informante respondeu “Sim” assinale e siga para a próxima questão – Q.12 Se a resposta for “Não” ou “Não sabe” 􀀺􀂪 assinale e pule para a Q.13. 12‐ QUANTAS VEZES? __ (Anotar 8 se forem 8 vezes ou mais) 9 􀀀 Não sabe Questões 50 à 55 INFORMAÇÕES SOBRE A MÃE DA CRIANÇA 50‐QUAL É A IDADE DA SRA.? _____________ (Anos completos) Anotar a idade da mãe em anos completos. Assinale a resposta e siga para a próxima questão ‐ Q. 51 51‐ESTA CRIANÇA É O PRIMEIRO FILHO? 1 􀀀 Sim 2 􀀀 Não (Considere apenas filhos nascidos vivos) Considere apenas filhos nascidos vivos. Assinale a resposta e siga para a próxima questão ‐ Q. 52 52‐A SRA. SABE LER E ESCREVER? 1 􀀀 Sim 2 􀀀 Não … 55

  11. 4- Análise dos dados: A OMS propôs em 1991 um conjunto de indicadores para avaliar as práticas de alimentação infantil, com o objetivo de padronizar a forma de coleta e análise destes dados e permitir a comparação entre diferentes estudos nacionais e internacionais. Esta proposta foi revisada em 2007, em função da mudança na recomendação sobre amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e da necessidade de avançar em relação aos indicadores de alimentação complementar. A seguir apresenta-se um resumo dessa revisão, que norteará a construção dos indicadores a serem utilizados nessa pesquisa.

  12. Indicadores propostos pela OMS: Início precoce do aleitamento materno; 2. Aleitamento materno exclusivo (AME) de 0-6 meses; 3. Continuidade do aleitamento materno com 1 ano de idade; 4. Introdução de alimentos sólidos ou semi-sólidos; 5. Mínima diversidade da dieta (grupos de alimentos); 6. Mínima freqüência das refeições; 7. Dieta mínima aceitável;

  13. 8. Consumo de alimentos ricos em ferro ou fortificados; 9. Crianças que iniciaram a amamentação; 10. Continuidade da amamentação aos dois anos; 11. Aleitamento materno predominante; 12. Duração do aleitamento materno; 13. Alimentação por mamadeira; 14. Freqüência da alimentação com outros leites (para crianças não amamentadas).

  14. 5- Resultados do Município de Rio Claro: 1- Distribuição de crianças em aleitamento materno na primeira hora de vida:

  15. 2- Distribuição de crianças menores de 6 meses em aleitamento materno exclusivo (AME).

  16. 3- Distribuição de crianças menores de 6 meses em aleitamento materno predominante:

  17. 4- Distribuição de crianças menores de 6 meses em aleitamento materno exclusivo, segundo o trabalho da mãe:

  18. 5- Distribuição de crianças menores de 6 meses em aleitamento materno exclusivo, segundo o sexo da criança:

  19. 6- Distribuição de crianças menores de 6 meses em aleitamento materno exclusivo, segundo idade materna:

  20. 7- Distribuição de crianças menores de 4 meses em AME no primeiro dia em casa:

  21. 8- Distribuição de crianças de 9 a 12 meses em continuidade do aleitamento materno:

  22. 9- Distribuição de crianças de 6 a 12 meses em consumo de refrigerante:

  23. 10- Distribuição de crianças de 6 a 12 meses em consumo de frutas:

  24. 11- Distribuição de crianças de 6 a 12 meses em consumo de alimentos adoçados:

  25. 12- Distribuição de crianças de 0 a 12 meses em uso de mamadeiras: …

  26. Quem conhece melhor a realidade torna mais sonhos possíveis... ALEITAMENTO MATERNO: COMPARTILHE ESSA IDÉIA… Obrigada pela atenção! Luciana V. Mortari Marquiori EnfermeiraEspecialistaem Saúde daFamília – FMSRC usfflores@gmail.com

More Related