1 / 10

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL. CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA ÉTICA. CONCEITO DE ÉTICA. Segundo Maximiano (2002, p.416): “a ética é a disciplina...ideal” .

kawena
Télécharger la présentation

ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL CONCEITOS E FUNDAMENTOS DA ÉTICA

  2. CONCEITO DE ÉTICA Segundo Maximiano (2002, p.416): “a ética é a disciplina...ideal”. De acordo com Nalini (2004, p.26): “ética é o ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado”.

  3. ÉTICA X MORAL Ética vem do grego ethos que significa costume, ou seja, ética é a ciência dos costumes, que tem como objeto a moral. Moral vem do latim mores quem tem o mesmo sentido de costumes, apesar de uma ser considerada uma ciência.

  4. VALORES MORAIS A grande questão é a seguinte: Os valores morais de um grupo, de uma organização, enfim, de uma sociedade, devem ser definidos claramente para os indivíduos através de normas de conduta que mostra o que é ser ético para si e para os outros?

  5. CONCEITO DE VALOR Conforme Saldanha (2002, p.5): “valor é o conjunto de qualidades, utilidades, finalidades, propriedades de diferentes ordens como física, funcional, emocional, social, atribuídos a uma realidade, situação ou condição de ordem pessoal ou coletiva”.

  6. DILEMAS MORAIS Segundo Valle (2003, p.19): “os dilemas morais estão relacionados ao cotidiano de cada sociedade, o que nos permite afirmar que um mesmo comportamento pode ser visto por uma sociedade como desprovido de moral, enquanto aos olhos de outra sociedade pode ser considerado moralmente aceito”. Exemplo: Em alguns países, os homens podem e devem possuir muitas mulheres, não descumprindo nenhuma norma ou regra de conduta. Já no Brasil, o homem só pode se casar com apenas uma mulher, praticando dessa maneira a monogamia.

  7. PRINCÍPIOS ÉTICOS • Responsabilidade: o indivíduo deve procurar adotar um critério livre e imparcial na sua vida pessoal e profissional, evitando participar de conflitos de interesses, de discriminação, de situações injustas e desleais. • Lealdade: o ser humano necessita utilizar como característica a lealdade em todas as situações pessoais e profissionais, os conflitos, as discussões quem possam interferir no seu comportamento. • Respeito às pessoas: a cordialidade, a educação e o bom relacionamento com os outros é ponto primordial para que o indivíduo seja ético.

  8. MORAL ABSOLUTA Afirma Nalini (2004, p. 30): “para a moral absoluta, a pessoa que é dotada de um mínino de consciência é dotado de uma bússola natural que o predispõe ao discernimento do que é certo e errado em termos éticos”.

  9. ÉTICA RELATIVA De acordo com Nalini (2004, p.31): “os relativistas entendem não haver sentido falar em valores à margem da subjetividade humana, ou seja, o bom e o mau são palavras cujo conteúdo é condicionado por referenciais de tempo e espaço”. Exemplo: quando o vendedor faz a oferta de um preço mais baixo, desde que o comprador não exija Nota Fiscal. Quando se acredita que esse comportamento é correto, pois se acredita que existe alguma justificativa, é o enfoque da ética relativa.

  10. FORMAS FUNDAMENTAIS DA ÉTICA • Ética empírica, • Ética de bens, • Ética formal e • Ética valorativa

More Related