1 / 5

nilson.pro.br

Revolução Federalista e de 1923. www.nilson.pro.br.

kelii
Télécharger la présentation

nilson.pro.br

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Revolução Federalista e de 1923 www.nilson.pro.br

  2. O que foi:A Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos. A República dava seus primeiros passos, dois grupos pleiteavam o poder, o Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos.

  3. Federalistas: ( maragatos ou gasparitas) • resguardavam o sistema parlamentar de governo e exigia a análise das constituições estaduais com o objetivo de as retificar, antevendo a possível concentração política e a fortificação do Brasil como União Federativa. • Republicanos: (castilhistas ou pica-paus) • era favorável do positivismo – viver a vida baseada nos fatos e na experiência, rejeitando tudo que é nebuloso e sobrenatural -, do presidencialismo e da liberdade de se administrar um estado segundo suas leis.

  4. 17 de junho de 1892- Castilhos foi proclamado governador daquele estado. • Os federalistas não aceitaram e reagiram, colocando na rua cerca de seiscentos homens • Várias outras batalhas ocorreram, culminando na vitória dos maragatos e no poder absoluto sobre a fronteira. • Os maragatos exigiram a destituição de Júlio Castilhos e a consumação de um plebiscito, no qual fosse permitido que o povo indicasse o tipo de governo que almejava. • O presidente da república, Marechal Floriano Peixoto, decidiu enviar o exército federal, em defesa de Júlio de Castilhos. • Diante da derrota em maio de 1893,os maragatos ganharam o apoio de um contingente de gaúchos e venceram os legalistas na batalha de Cerro do Ouro.

  5. Clímax do conflito: os maragatos tomaram Santa Catarina e juntaram-se aos insurgentes da Revolta da Armada, que invadiram a cidade de Desterro (atual Florianópolis). • Apoderam-se do Paraná e de Curitiba, contudo, depois de tanto tempo de luta, estes se encontram desfalcados, calculam as perdas e ganhos que poderiam advir se continuassem com os ataques e decidem recuar, centralizando as forças na região gaúcha. • O conflito se estende até o ano de 1895, quando o novo presidente, Prudente de Moraes, celebra uma conciliação de paz. • Júlio de Castilhos retoma o poder perdido – concedido pelo governo -, e o Congresso indulta os co-autores do levante. Assim termina mais um conflito nascido no começo da república.

More Related