1 / 25

Globalização econômica e financeira

Globalização econômica e financeira. Profº Everaldo (Neno). CAMPO GRANDE - MS. 2012. O crescimento econômico e a integração mundial. =. Expansão da produção e do consumo. Aplicação da ciência ao processo produtivo. Fabricação em série. +. Crescente integração da economia mundial.

kent
Télécharger la présentation

Globalização econômica e financeira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Globalização econômica e financeira Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012

  2. O crescimento econômico e a integração mundial = Expansão da produção e do consumo Aplicação da ciência ao processo produtivo Fabricação em série + Crescente integração da economia mundial Quanto maior o tamanho do mercado, maior a recompensa financeira para aqueles que inventam produtos, técnicas de produção mais avançadas ou produzem com mais qualidade ou a preços mais baixos. Quanto mais os países se integram, maior se torna o mercado mundial.

  3. O início do mercado mundial Globalização Indica um fenômeno de natureza global, um processo de integração mundial que envolve as esferas: Econômica Social Política Cultural

  4. A Segunda Revolução Industrial: Intensificação do ritmo de trabalho nas fábricas Execução de tarefas em tempo cronometrado Sistematização do regime fordista Fixação do trabalhador no seu posto de serviço.

  5. O surgimento dos oligopólios • Monopólio: uma única empresa ou país detém o mercado de um produto. • Oligopólio: um grupo pequeno de empresas domina o mercado de um tipo de produto ou serviço. • Truste: fusão de empresas do mesmo ramo (horizontal) ou de ramos diferentes (vertical, desde a matéria-prima até a venda) em uma organização empresarial com a finalidade de dominar e pressionar o mercado de um produto ou serviço, eliminando a concorrência. • Cartel: empresas independentes fazem acordos para dominar a oferta de um produto ou serviço ou para defender interesses comuns em um setor. • Holding: grande organização ou empresa controla um grupo de empresas menores mediante a posse majoritária de suas ações. O objetivo é facilitar o domínio sobre determinado produto ou serviço. 1 As origens da globalização

  6. A Terceira Revolução Industrial e a novaglobalização Nos anos 1970, inicia-se nas economias capitalistas a Terceira Revolução Industrial. A robótica, as máquinas programáveis com controles digitais e novas invenções, como os aparelhos de fax, permitiram uma revolução nos processos gerenciais, tornando o processo produtivo mais flexível. Com o surgimento da internet e dos computadores pessoais a revolução tecnológica tornou-se visível.

  7. A Terceira Revolução Industrial e a novaglobalização Novos empregos no desenvolvimento e na produção das novas tecnologias Substituição do trabalho humano por equipamentos Desemprego estrutural Terceirização de funcionários em parceria com empresas ou pessoas para execução de tarefas CARO/ALAMY/OTHER IMAGES Fábrica alemã, 2003

  8. O poder das transnacionais

  9. A nova globalização Os países socialistas seguiram dois caminhos: China e Vietnã mantiveram o regime unipartidário, mas desenvolveram uma economia capitalista interna, integrando-se ao mercado mundial. URSS e países da Europa oriental tentaram realizar reformas políticas democratizantes em conjunto com reformas econômicas. Em duas décadas, a China tornou-se a segunda maior economia do mundo e um importante produtor industrial. Transição sofrida, causando falências, desemprego, inflação elevada e duros planos de ajuste econômico.

  10. Reformas econômicas: a fase da política neoliberal Impostos sobre empresas e mais ricos foram reduzidos, alegando-se que isso seria um fator de incentivo ao investimento e ao progresso econômico. As regulamentações sobre as atividades econômicas e financeiras foram reduzidas ao mínimo. Neoliberalismo Empresas públicas foram privatizadas e os gastos públicos, reduzidos. Tornou-se um modelo de política a ser seguido por outros países.

  11. Os blocos econômicos internacionais e regionais A intensificação do comércio após a Segunda Guerra Mundial, acentua a integração dos mercados mundiais, sobretudo entre determinadas regiões. União Europeia (UE) A disputa pelo mercado global regionaliza-se a partir da formação de três grandes blocos econômicos ou megablocos. Acordo de Livre Comércio da América do Norte (em inglês North American Free Trade Agreement, ou Nafta) Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Asia-Pacific Economic Cooperation, ou Apec)

  12. Pobreza e desigualdade no mundo globalizado Pobreza A economia global não extinguiu três problemas muito graves: Desigualdade Subdesenvolvimento Embora sejam mais frequentes na Ásia, na África e na América Latina, afligindo bilhões de pessoas, estão presentes também nos outros continentes.

  13. A pobreza no mundo Produto Interno Bruto (PIB) Medem as riquezas produzidas em um país. Produto Nacional Bruto (PNB) ÷ Pelo número total de habitantes Quanto cada habitante receberia se a renda do país fosse distribuída igualmente. = A renda per capita O Banco Mundial estabeleceu que um dólar americano por dia é o valor mínimo necessário para uma pessoa sobreviver em extrema pobreza em um país subdesenvolvido e dois dólares americanos por dia para uma pessoa viver em condição de pobreza na América Latina e no Caribe. Para os países desenvolvidos, esse valor é de 14,40 dólares por dia.

  14. O Índice de Desenvolvimento Humano Renda per capita Expectativa de vida Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Índice de alfabetização

  15. Índice de Desenvolvimento humano (2007)

  16. Países de fraca industrialização ou periféricos Parte dos países asiáticos e latino-americanos e a maioria dos países africanos são países de fraca industrialização ou periféricos. Além do baixo valor agregado de suas exportações, esses países sofrem com o protecionismo agrícola dos países desenvolvidos chamado de comércio injusto. CHAD EHLERS/ALAMY/OTHER IMAGES 3 Pobreza, desigualdade e subdesenvolvimento

  17. A sociedade global A fase da globalização, ao permitir uma intensa circulação de ideias e informações, interferiu não só na economia, mas também nos padrões culturais e de consumo do mundo. Incentivo ao consumismo Padronização das manifestações culturais Acesso a outras culturas Degradação do meio ambiente Já no século XX, habitantes das ex-colônias rumam para as metrópoles. Uma parte dos europeus não recebeu bem essa onda migratória e passou a apoiar partidos nacionalistas e xenófobos. 4 A globalização e a diversidade cultural

  18. A emergência de uma cultura mundial O aumento do contato entre os povos e o poder das comunicações lançam as bases de uma cultura mundial e cosmopolita. Em todo o mundo, praticam-se esportes orientais como judô e tae kwon do, comem-se sushi, burrito e pizza, toma-se café, ouvem-se reggae, salsa e black music. Ao lado dos muitos hábitos oriundos da Europa, há quem faça ioga ou tai chi chuan e prefira a acupuntura. ANDREW FOX/CORBIS/LATINSTOCK Imigrantes asiáticos e caribenhos nas ruas de Birmingham (Inglaterra)

  19. Cultura mundiale culturas locais STRAUSS/CURTIS /MASTERFILE/OTHER IMAGES A rapidez com que as pessoas abandonam músicas, danças, festas e produtos locais para aderir ao “gosto mundial” trouxe o receio de que a cultura mundial aos poucos sufoque as identidades locais, facilitando a dominação de uns por outros. Africana em vestes tribais usando celular.

  20. A globalização, o lugar, a nação e o país MARKA/ALAMY/OTHER IMAGES Na esfera do consumo, o lugar sofre o impacto permanente das novas tendências do mercado global. Paquistão, 2004.

  21. BOB SACHA/CORBIS/LATINSTOCK Lixão digital em Pequim, China (2001)

  22. BOB SACHA/CORBIS/LATINSTOCK

  23. Brasil – RJ

  24. Mato Grosso do Sul (Campo Grande)

  25. Os Estados e a diversidade cultural Nenhum país do mundo é totalmente homogêneo no século XXI: por volta de 5 mil grupos étnicos integram os Estados. A maioria dos países é culturalmente diversificada: em 110 países, a parcela de grupos étnicos e religiosos supera 25% da população. Além da discriminação, muitos grupos étnicos sofrem várias formas de privação de liberdade. A exclusão de participação ocorre quando pessoas ou grupos são discriminados por suas diferenças culturais. A exclusão do modo de vida não reconhece um estilo de vida próprio de um grupo, obrigando-o a abrir mão de seus valores e a viver conforme os preceitos dos grupos dominantes.

More Related