1 / 21

Rio Ferreira

Rio Ferreira. Rio Ferreira poluído?. Macroinvertebrados ?. Rio Ferreira.

kiona
Télécharger la présentation

Rio Ferreira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Rio Ferreira

  2. Rio Ferreira poluído? Macroinvertebrados?

  3. Rio Ferreira O Rio Ferreira é um rio português que tem nascente em Paços de Ferreira e desagua no rio Sousa no lugar da Ribeira de Cima, Foz do Sousa, no concelho de Gondomar. Este rio tem trajectória pelas freguesias de Paços de Ferreira, Frazão, Arreigada, Modelos, Lordelo, Rebordosa e Sobrado.

  4. Foi criado na Escola E.B. 2,3 de Frazão o Clube LAB (Laboratório de Ambiente e Biodiversidade). Neste clube foi proposto descobrirmos se um rio nosso conhecido, está ou não poluído. O nosso grupo do clube escolheu investigar o Rio Ferreira, pois este rio passa pela ETAR de Arreigada… Com este desafio, decidimos participar num concurso que o Ciência Viva está a organizar. Inscrevemo-nos e recebemos um e-mail de uma das responsáveis por esse concurso…

  5. “Amigos, eis um desafio para quem não tem medo de calçar uns botins e fazer-se à água! Os macroinvertebrados bentónicos de água doce, que é como quem diz, esses “bichinhos” estranhos que habitam entre os sedimentos do rio, podem dizer-nos muito mais do que possamos imaginar! E podemos bem acreditar no que nos contam! Os cientistas têm-nos utilizado desde há mais de 30 anos para saber da qualidade das águas, num índice conhecido como BMWP. E, se eles o fazem, porque não o poderemos fazer nós?!?” (…)

  6. Começamos então por recolher amostras de uma parte do rio, antes e depois da ETAR para observarmos os macroinvertebrados existentes.

  7. Antes da ETAR

  8. Investigamos os macroinvertebrados de uma parte do rio antes da ETAR, e encontramos vários “bichinhos”. Vimo-los primeiro á lupa, e depois tentamos descobrir de que família provinham.

  9. Depois da ETAR

  10. Depois de identificarmos uma família (famíliaElmidae) investigamos os macroinvertebrados de uma parte do rio depois da ETAR.

  11. Foi um pouco difícil, mas depois com alguma prática, não dizendo que ficamos peritos nisto, conseguimos identificar com uma menor dificuldade a família de outros.

  12. Após um tempo de investigação, verificamos que os macroinvertebrados de uma parte do Rio Ferreira antes da ETAR são a maioria “minhocas”. Depois da ETAR, já são macroinvertebrados maiores, com outras características.

  13. Antes da ETAR, conseguimos identificar a família ElmidaeeOligochaeta, e depois da ETAR a família Caenidae, Simuliidae, Sialidae, Planariidae, Bithyniidae.

  14. Depois de se identificar na tabela os respectivos macroinvertebrados que identificamos no Rio Ferreira, somamos os pontos para cada amostra.

  15. Pontuação antes da ETAR • 6 pontos

  16. Pontuação depois da ETAR • 21 pontos

  17. Depois de somar a pontuação comparamos com os resultados da tabela.

  18. Concluímos então que antes da ETAR, o Rio é extremamente poluído, e depois da ETAR é muito poluído.

  19. Escola: E.B. 2,3 de Frazão Autoras: Carla Sousa Sara Rocha Sara Ferreira Sílvia Costa Grupo: MAP (Movimento Anti-Poluição)

  20. MAP Clube LAB Fevereiro 2010

More Related