1 / 40

INDICADORES DE DESEMPENHO CORSAN

INDICADORES DE DESEMPENHO CORSAN PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS SANITÁRIOS NOS 200 MUNICIPIOS CONVENIADOS COM A AGERGS EM 2010 Eng. Clemente Rolan Soares Eng Flavio José Piccinini Diretor de Qualidade dos Serviços Porto Alegre, 11 de abril de 2012.

kitty
Télécharger la présentation

INDICADORES DE DESEMPENHO CORSAN

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. INDICADORES DE DESEMPENHO CORSAN PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS SANITÁRIOS NOS 200 MUNICIPIOS CONVENIADOS COM A AGERGS EM 2010 Eng. Clemente Rolan Soares Eng Flavio José Piccinini Diretor de Qualidade dos Serviços Porto Alegre, 11 de abril de 2012

  2. Indicadores de Desempenho

  3. Histórico dos Indicadores de Desempenho da AGERGS • 1995 – Lei dos ServiçosPúblicos (Lei nº 8.985/1995) • 1998 – Apontamentos do Tribunal de ContassobreIrregularidades dos Contratos • 2001/2002 – PrimeiraTentativa de Elaboração de Minuta de ContratoAdequada à LegislaçãoVigente FAMURS/CORSAN/AGERGS • 2003 a 2005 – Grupo de Trabalho FAMURS/ CORSAN/ AGERGS e MP • 2005 – Lei dos ConsórciosPúblicos (11.107/05) • 2006 – Proposta de Contrato de ProgramaaprovadopeloConselho Superior da AGERGS – Resolução nº 329/2006 – contendoIndicadores de Desempenho.

  4. Histórico dos Indicadores de Desempenho da AGERGS • 2007 – Marco Regulatório do SaneamentoBásico (Lei nº 11.445/07) • 2007 – FirmadososPrimeirosConvênios com osMunicípiospara a regulação dos Contratos de Programa. • 2010 – Regulamentação da Lei do Saneamento (Dec. 7.217/2010) • 2012 - 225 Municípios com Convênios com a AGERGS para a regulação de Contratos de Programafirmados com a CORSAN

  5. Base de dados e critérios para definição de indicadores Até o final do primeiro trimestre de cada ano a CORSAN deve prestar contas aos municípios e à AGERGS, por meio de relatórios anuais de medição dos valores dos 15 indicadores de cada município relativos ao seu desempenho.

  6. Definição dos Indicadores

  7. Indicadores de Desempenho - AGERGS • Indicadores de Universalização dos Serviços (NUA – NUE) • Indicadores de Continuidade dos Serviços (TAC – DEC – NRP) • Indicadores Econômico-financeiros (ROP –DCP) • Indicadores de Produtividade de Pessoal (IPP1 –IPP2 – IPP3) • Indicadores de Qualidade dos serviços e dos Produtos (ISC -IQA); • Indicadores de Qualidade Comercial (QF – IPF– IH- ICOB) Fonte: Schwarzbach, M. Análise dos Indicadores de Desempenho CORSAN – Ano 2009. Diretoria de Qualidade, AGERGS. 2010. Disponível em http://www.agergs.rs.gov.br/site/imagens/editor/images/Análise%20dos%20Indicadores%20de%20Desempenho%20-%20AGERGS.doc

  8. Avaliação de Desempenho/Benchmarking

  9. Valores médios dos indicadores Brasil (SNIS 2008) x Corsan (2010) (*) Até o ano de 2007 a CORSAN mantinha menos de 50 contratos para prestação de serviços de esgotos nos 340 municípios atendidos.

  10. Nível de Universalização dos Serviços de Água (NUA) • PA = População abastecida. É o valor do produto da quantidade de economias residenciais de água, no último mês do ano, pela taxa média de habitantes por domicílio dos municípios com contrato de programa. • PT = População urbana total dos municípios com contrato de programa.

  11. Nível de Universalização dos Serviços de Esgoto - NUE PS = População servida. É o valor do produto da quantidade de economias residenciais de esgoto, no último mês do ano, pela taxa média de habitantes por domicílio dos municípios com contrato de programa. PT = População urbana total dos municípios com contrato de programa.

  12. Indicadores de Continuidade dos Serviços TAC – Tempo Médio de Atendimento ao Cliente quando da Falta de Água: n = Número total de interrupções de água no período ti = Tempo decorrido para correção do fato gerador da falta de água para a i-ésima interrupção do abastecimento.

  13. Indicadores de Continuidade dos Serviços DEC - Duração Equivalente de Interrupção do Sistema de Fornecimento de Água por Economias Eco. Atingidas (i) = Número de economias abrangidas pela i-ésima falha no sistema de fornecimento de água no conjunto e no período. T (i) = Tempo decorrido entre a detecção da i-ésima falha e o efetivo reparo da falha. n = Número total de interrupção no fornecimento de água do conjunto no período. Eco. Total = Número total de economias do conjunto considerado.

  14. Indicadores de Continuidade dos Serviços NRP – Índice de Reclamações Procedentes por Falta de Água por 1000 Economias NRP = Número de reclamações procedentes no mês no conjunto NE = Número de economias do conjunto.

  15. ROP (S/DEPREC.) – Razão Operacional sem Depreciação DESP (s/deprec.) = Despesa operacional total excluída a depreciação. ROL = Receita operacional líquida.

  16. DCP – Despesas com Pessoal Próprio DP = Despesa com pessoal próprio ROL = Receita operacional líquida

  17. IPP1 – Índice de Produtividade de Pessoal - 1 AF = Água faturada pela empresa em m3 NE = Número total de empregados da empresa

  18. IPP2 – Índice de Produtividade de Pessoal - 2 EA = Número de ligações de água. EE = Número de ligações de esgotamento sanitário. NE = Número total de empregados da empresa.

  19. IPP3 – Índice de Produtividade de Pessoal - 3 EA = Número de economias com água. EE = Número de economias com esgotamento sanitário. NE = Número total de empregados da empresa.

  20. ISC – Índice de Satisfação dos Clientes Onde: PS = Parcela da população da amostra satisfeita (soma dos conceitos bons e ótimos ou soma dos conceitos satisfeito e muito satisfeito) com os serviços prestados pela empresa PT = População total da amostragem PS = Parcela da população da amostra satisfeita (soma dos conceitos bons e ótimos ou soma dos conceitos satisfeito e muito satisfeito) com os serviços prestados pela empresa PT = População total da amostragem

  21. IQA – Índice de Qualidade de Água Distribuída N = Nota média do parâmetro no período; p = Peso atribuído ao i-ésimo parâmetro; Os parâmetros considerados e os respectivos pesos são: coliformes totais (peso - 0,30); cloro livre residual (peso - 0,20); turbidez (peso - 0,15); fluoretos (peso - 0,15) cor (peso - 0,10) e ph (peso - 0,10).

  22. QF – Qualidade de Faturamento CS = Contas substituídas por falhas de faturamento CE = Número de contas emitidas no mês

  23. IPF – Índice de Perda de Faturamento VP = Volume produzido (m3) VF = Volume faturado (m3)

  24. IH – Índice de Hidrometração EM = Número total de economias de água com medição do conjunto. ET = Número total de economias de água do conjunto.

  25. ICOB – Índice de Eficiência da Cobrança AA = Arrecadação acumulada dos últimos doze meses (a partir do mês n) FA = Faturamento acumulado dos últimos doze meses (a partir do mês n-1)

  26. Distribuição de Freqüências de NUA 2010 Obs.: Não informado o NUA de Santa Margarida do Sul

  27. Distribuição de Freqüências de NUE 2010

  28. Os indicadores TAC, DEC e NRP não foram apurados para o ano 2010

  29. Distribuição de Freqüências de ROP 2010

  30. Distribuição de Freqüências do Indicador DCP 2010

  31. Distribuição de Freqüências do Indicador IPP1 2010

  32. Distribuição de Freqüências do Indicador IPP22010

  33. Distribuição de Freqüências do Indicador IPP32010

  34. O ISC sera apurado anualmente pela AGERGS com a contratação de empresa de pesquisa de opinião pública. TR para Edital em desenvolvimento

  35. Distribuição de Freqüências do Indicador IQA 2010

  36. Distribuição de Freqüências de QF 2010

  37. Distribuição de Freqüências de IPF 2010

  38. Distribuição de Freqüências de IH 2010

  39. Distribuição de Freqüências do Indicador ICOB 2010

More Related