1 / 26

Características das mídias e tecnologia na aprendizagem on-line Patrick J. Fahy

Características das mídias e tecnologia na aprendizagem on-line Patrick J. Fahy. Autor.

komala
Télécharger la présentation

Características das mídias e tecnologia na aprendizagem on-line Patrick J. Fahy

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Características das mídias e tecnologia na aprendizagem on-line Patrick J. Fahy

  2. Autor Patrick J. Fahy – PhD. é professor de Centro de Ensino a Distância (CDE) da Universidade de Athabasca, no Canadá. É professor do ensino superior, pesquisador na área de educação e literatura. Atua na gestão, treinamentos e consultoria para o setor privado. Atualmente, desenvolve cursos de Mestrado em Educação a Distância. Seu interesse em pesquisa inclui medidas de eficiência da educação, baseada na análise da interação on-line.

  3. Introdução A decisão em adotar tecnologia on-line (sobretudo baseada na internet), mesmo que limitada, sempre é complexa e pode ser arriscada, especialmente se na organização faltam condições prévias estruturais, culturais, ou financeiras (Welsch, 2002).

  4. Introdução A discussão sobre os atributos das mídias, os modos de apresentação do ensino e desempenho da aprendizagem apóia-se em alguns modelos de ensino conhecidos, e que, segundo o autor, podem clarificar a escolha destes atributos.

  5. Introdução Para analisar as características mais importantes para a definição das mídias e tecnologias, o autor baseou-se na tipologia proposta por Fleming (1987) que define os seis elementos requeridos no ensino: 1) atenção, 2) percepção e recordação, 3) organização e seqüência, 4) instrução e avaliação, 5) participação do estudante, e 6) pensamento de ordem superior e formação de conceito.

  6. Análise dos requisitos de ensino 1. Atenção É concentração da atividade mental sobre um objeto determinado (conceito, ação, atividade, etc). Individual – capacidade para estar atento varia de pessoa para pessoa; Seletiva – a atenção focalizada em uma só parte do conteúdo; Fluída – na mudança de um tópico do conteúdo o estudante deve saber como trocar a atenção para não perder o ponto principal; Especial – tendência em focar a atenção em atividades menos complexas.

  7. Análise dos requisitos de ensino 1. Atenção As implicações da atenção para o design e uso de tecnologia no ensino (Fleming, 1987) são: Mudanças e variedade podem ajudar criar e sustentar atenção (aplicáveis a gráficos, legendas, ilustrações). Chamar atenção através de títulos, cores, imagens de impacto, animações e adição de outros sentidos – som. Jogos mentais, criar expectativas, trabalhar com incertezas, surpresas.

  8. Análise dos requisitos de ensino 2. Percepção e recordação Percepção é a faculdade de apreender por meio dos sentidos ou da mente. Recordação envolve a habilidade para se lembrar e fazer uso pertinente da aprendizagem adquirida em uma determinada situação. Organização afeta percepção: eventos, idéias, palavras, conceitos, e outros estímulos desorganizados são mais difíceis de entender e se lembrar. Percepção e recordação podem ser ajudadas por comparação, agrupamentos, contrastes e semelhanças.

  9. Análise dos requisitos de ensino 2. Percepção e recordação Para facilitar a percepção de distinções, as exibições devem realçar diferenças. Similaridade, previsibilidade, e rotina ajudam o processo da percepção. Legendas ajudam na recordação. Visão e audição incluem percepção: a visão é muito mais acentuada no centro do espectro visível (amarelo e amarelo-verde são as cores mais visíveis, especialmente em luz escura); da mesma forma, o som agudo se destaca na gama do som audível.

  10. Análise dos requisitos de ensino 3. Organização e seqüência O primeiro e último item de uma seqüência são especialmente importantes: introduções, resumos e conclusões representam oportunidades de aprendizagem fundamentais. Modelos e demonstrações podem facilitar a aprendizagem. Estados internos ativos produzem compromisso intelectual, da mesma maneira que atividades psicomotoras acompanham a aprendizagem de habilidades físicas. Repetição e revisão aumentam a aprendizagem, até certo ponto. Repetição pode ser usada para aumentar habilidade, automação, e velocidade.

  11. Análise dos requisitos de ensino 3. Organização e seqüência A repetição (parafraseando, reformulando a frase) é efetivo na retenção da aprendizagem. A variedade de informações dificulta a aprendizagem. Informações ou habilidades novas necessitam de mais tempo para serem processadas.

  12. Análise dos requisitos de ensino 4. Instrução e avaliação • Para estudantes mais maduros deve-se informar apenas “correto”, não é necessário elogio excessivo. As respostas incorretas devem ser acompanhadas por avaliação explicativa, não apenas “errado” e, um simples “OK”, para respostas corretas, é o suficiente. • Avaliação não deve ser imediata. • Inicialmente a avaliação deve ser realizada com freqüência, após este período pode ser reduzida.

  13. Análise dos requisitos de ensino 5. Participação do estudante As atividades que promovem a formação de imagens mentais aumentam a aprendizagem. Isto é, o estudante processa para depois reproduzir. A narração atribuída a material complexo ou abstrato ajuda na aprendizagem. A participação pode ser através de exemplos, perguntas, atividades, seminários, discussões em pequenos grupos, laboratórios, apresentações orais, debates, etc. (Cannell, 1999).

  14. Análise dos requisitos de ensino 6. Formação de conceito e pensamento de ordem superior Resolver problemas concretos é um excelente teste de domínio do conhecimento. Atividades que necessitam de análise, síntese e avaliação favorecem a formação do estudante. Conceitos concretos, principalmente acompanhados de exemplos, são mais fáceis de serem memorizados do que os abstratos.

  15. Mídias e aprendizagem Fahy (2004) considerou em seu trabalho as mídias e tecnologias mais comuns e familiares, como também são aquelas ferramentas, freqüentemente disponíveis para professores on-line, instrutores e estudantes: 1) impressos e texto, 2) gráficos e ilustrações, 3) som e música, 4) vídeo e gráficos animados, e 5) multimídias.

  16. Mídias e aprendizagem Impressão e texto Texto é um modo de apresentação. Imprimir em papel é um meio (canal) para leitura do texto. Monitor, projeção, tela de TV são considerados canais de leitura de texto. Vantagens: baixo custo, acessibilidade; flexibilidade, facilidade e familiaridade. Desvantagens: estaticidade (não possui movimento); a atenção, a percepção, a recordação e participação ativa são baixas; não há interatividade; requer níveis de alfabetização significativos.

  17. Mídias e aprendizagem Gráficos e exibições estáticas Aumentam a motivação, a percepção, a recordação, desenvolvendo o pensamento e a formação de conceito. Imagens que enfatizam os detalhes críticos são efetivas na aprendizagem. Evitar o excesso de detalhes. Utilizar legendas em gráficos. Cores podem distrair e reduzir a legibilidade. Utilizar no máximo quatro cores numa apresentação.

  18. Mídias e aprendizagem Gráficos e exibições estáticas Fundos de cor única com contraste no texto são mais fáceis para leitura. Fundos com texturas devem ser evitados. Fontes em caixas altas e baixas são mais legíveis. Tamanhos de fontes podem ser efetivos na aprendizagem. Posicionamento na tela: informações mais importantes devem estar na parte superior esquerda. A parte inferior esquerda é menos notada.

  19. Mídias e aprendizagem Som e música Um resumo auditivo prévio do material pode ajudar na recordação e conduzir a formação de conceito e pensamento de alto ordem. CDs e DVDs são tecnologias de mão única e não interativas. Porém, têm grande vantagem de controle do estudante, além de fácil acesso e baixo custo. Utilização de voz humana é uma ferramenta pedagógica excelente. Áudio motiva mais que texto impresso e, juntos tornam-se ótima alternativa.

  20. Mídias e aprendizagem Vídeo e animação Possibilita a interação de pessoas e grupos em locais diversos (aprendizagem ao vivo). Elimina e reduz tempo e deslocamento. A tecnologia permite compartilhar diversos recursos visuais. Facilita o ensino de conceitos abstratos e poucos conhecidos, aqueles que requer muito tempo de ensino, os perigosos, os inacessíveis (custos, distância). Obstáculos: Velocidade de acesso para vídeos on-line, altos custos de produção.

  21. Mídias e aprendizagem Multimídia É a interação de várias mídias (vídeo, áudio, gráficos, textos, etc.) Promove o desenvolvimento de habilidades e formação de conceito; Múltiplas modalidades de aprendizagem; Individualidade - o estudante pode administrar seu tempo; Experiências consistentes, comparadas com a aprendizagem presencial.

  22. Mídias e aprendizagem Multimídia Os estudantes aprendem melhor com a utilização de gráficos, quadros e esquemas do que apenas textos; As palavras utilizadas, simultaneamente, aos gráficos, tabelas ou quadros, facilitam a aprendizagem. A animação e narração audível é mais consistente do que animação e texto na tela.

  23. Mídias e aprendizagem Hipermídia A agregar interatividade à uma rede interligada de textos, imagens, ilustrações, sons, animações, videos e qualquer tipo de mídia nos remete ao conceito de hipermídia. Proveniente do hipertexto, originado em 1945 por Vannevar Bush com o desenvolvimento do projeto Memex (memory extension), e cujo termo foi cunhado por Ted Nelson em 1960 para definir a nova tecnologia de escrita não sequencial que permitia ao leitor acessar informações interconectadas na tela de um computador apartir de caminhos variados e em tempo real.

  24. Mídias e aprendizagem Multimídias Obstáculos: Resistência dos professores em transformar seus conteúdos; Nível de conhecimento técnico – provoca relutância; Necessidade de tutores; Custos - despesas com adaptação e transformação de materiais.

  25. Mídias e aprendizagem Internet A aprendizagem online denota aprendizagem através da internet. Internet é um poderoso veículo de comunicação que possibilita incorporar características como colaboração, interação, etc. Oferece mecanismo para prender a atenção de estudantes e aumentando o foco na percepção e incita a recordação.

  26. Características de mídia e tecnologia de aprendizagem online Conclusões A aprendizagem on-line cresce gradativamente. Custos e acessos (exclusão) são fatores que ainda limitam a oferta de novos cursos. É necessário que o educador considere a mídia um elemento de sua prática pedagógica. Há grande necessidade de capacitação de profissionais para potencializar a aprendizagem online.

More Related