1 / 16

Mãe de Deus

Mãe de Deus. Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, MÃE DE DEUS : somos convidados a contemplar a figura de Maria,

kumiko
Télécharger la présentation

Mãe de Deus

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mãe de Deus

  2. Neste dia, a liturgia coloca-nos diante de evocações diversas. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, MÃE DE DEUS: somos convidados a contemplar a figura de Maria, aquela mulher que, com o seu "sim" ao projeto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador.

  3. Celebra-se também o DIA MUNDIAL DA PAZ: O papa Paulo VI propôs em 1968 que, neste dia, se rezasse pela paz no mundo. É também o primeiro dia do ano civil: o início de uma caminhada percorrida de mãos dadas com esse Deus que nos ama e que todo o dia nos oferece a sua bênção e a vida em plenitude. As leituras nos propõem esses temas:

  4. A 1ª Leitura, sublinha a presença contínua de Deus em nossa caminhada e recorda que a sua bênção nos proporciona a vida em plenitude. (Nm 6,22-27) Era uma fórmula de Bênção usada no Templo de Jerusalém para abençoar a comunidade, no final das celebrações litúrgicas, antes de o Povo regressar a suas casas:

  5. "O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a Paz". * A Bênção de Deus sempre é uma garantia de sua presença e uma fonte de paz, ao iniciar o novo Ano.

  6. A 2ª Leitura evoca outra vez o amor de Deus, que enviou o seu Filho ao encontro dos homens para os libertar da escravidão da Lei e para os tornar seus "filhos". É nessa situação privilegiada de "filhos" livres e amados que podemos dirigir-nos a Deus e chamar-lhe "abbá" ("papai"). Cristo se "humaniza" para divinizar o homem. (Gl 4,4-7)

  7. OEvangelho apresenta Maria, recebendo feliz a visita dos PASTORES... e meditando em seu coração tudo o que falavam do Messias. (Lc 2,16-21) O texto não é uma reportagem do nascimento de Jesus; mas uma catequese sobre quem é esse menino e qual a sua missão: Jesus é o Messias libertador, enviado a trazer a paz.

  8. Quem são os Destinatários do anúncio? • Os Pastores, classe marginalizada, considerada impura, pecadora e muito longe de Deus e da Salvação. • * A proposta de Jesus se destina também àqueles • que a teologia oficial excluía e condenava. • Deus os ama, conta com eles e os convoca para fazer parte da sua família..

  9. Como • reagem? • Depois de escutarem a "boa nova" do nascimento do libertador, • dirigem-se "apressadamente" ao encontro do menino. • Sublinha a ânsia com que os pobres e os marginalizados esperam • a ação libertadora de Deus e apressam-se para ir ao seu encontro.

  10. - Glorificam e louvam a Deus pelo que tinham visto e ouvido: é a alegria pela libertação que se converte em ação de graças. Depois, vão correndo anunciar aos outros a sua grande alegria e todos os que os escutam também ficam admirados...

  11. - A Atitude de Maria: Ela "conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração". É a atitude de quem é capaz de abismar-se com a ação do Deus libertador, com o amor que Ele manifesta nos seus gestos em favor dos homens. A Maternidade de Maria não termina em Belém, prolonga-se até a Cruz e a toda a Igreja.

  12. - A atitude meditativa de Maria, que interioriza e aprofunda os acontecimentos, complementa a atitude "missionária" dos pastores, que proclamam a ação salvadora de Deus, no nascimento de Jesus. Estas duas atitudes são essenciais na existência de quem crê. + Hoje também é o 45º DIA MUNDIAL DA PAZ dedicado ao tema:"Educar os jovens para a justiça e para a paz".

  13. Durante as festas de Natal, ouvimos com frequência a palavra "Paz". Maria aparece como aquela que gerou o "Principe da Paz".A Igreja quer lembrar desde o 1º dia do ano, que a paz anunciada pelos anjos em Belém, é possível... PAZ no coração, na família, na vizinhança, na comunidade, no trabalho...

  14. O Papa, na Mensagem para o dia de hoje, aborda a questão: "Escutar e valorizar as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica, na qual possam ser plenamente manifestados e realizados os direitos e liberdades fundamentnais do ser humano". (Bento XVI)

  15. Mais um ano... que começa... Desejo que o novo ano seja para todos vocês, cheio de Paz e Prosperidade, com todas as bênçãos de Deus... Que Deus nos acompanhe sempre nesse novo ano. Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS 01.01.2012

  16. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música:  Salve Rainha Mãe de Deus José Alves CD.: Cantando louvor a Maria Paulus Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related