1 / 11

COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES

COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES. As Bem-Aventuranças. Ser bem-aventurado é ser feliz. Não qualquer felicidade mas aquela que brota da vida plena anunciada por Jesus. É uma opção, um Projeto de Vida, cuja centralidade é Cristo.

kurt
Télécharger la présentation

COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. COM A JUVENTUDE FAZEMOS OPÇÕES

  2. As Bem-Aventuranças • Ser bem-aventurado é ser feliz. Não qualquer felicidade mas aquela que brota da vida plena anunciada por Jesus. • É uma opção, um Projeto de Vida, cuja centralidade é Cristo. • As Bem-Aventuranças são apresentadas no Sermão da Montanha. Elas são para todos nós que desejamos participar do anúncio da alegria.

  3. As Bem-Aventuranças São divididas em quatro: 1 - Atitude inicial 2 - Opções fundamentais 3 - Realidade a ser assumida 4 - Consequência

  4. 1 - Atitude inicial “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu.” • Ser pobre em espírito é a porta de entrada para as Bem-Aventuranças. • Ser acolhedor e, muitas vezes, superar preconceitos e moralismos para poder abraçar e amar a juventude verda-deiramente como ela é.

  5. 2 - Opções fundamentais “Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” - A compaixão, a pureza de coração e a promoção da paz são opções em defesa da vida, fundamentais no seguimento a Jesus Cristo.

  6. 2 - Opções fundamentais • As opções exigem a negação de todas as formas de escravidão, violência, agressões, extermínio e exploração, especialmente, dos jovens. • A partir delas criamos um estilo de vida que nos conduz ao cuidado com a vida e a dignidade humana.

  7. 3 - Realidade a ser assumida “Felizes os aflitos, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.” Jesus apresenta o cenário dos aflitos, dos mansos e dos que têm fome e sede de justiça como realidade a ser transformada.

  8. 3 - Realidade a ser assumida • Essa transformação nos exige uma prática coerente com o Evangelho, com a vida e deve chegar às “periferias sociais e existenciais”. • Entre as respostas que, nós como cristãos, somos chamados à dar, estão: a solidariedade, a promoção da justiça, a comunhão e a partilha. • É necessário aproximar-se, chegar aos espaços onde a juventude se encontra e a eles dedicar boas palavras ou apenas os ouvidos para acolher os seus anseios e sonhos.

  9. 4 - Consequência “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim.” A perseguição é o termômetro da nossa fidelidade ao Reino de Deus.

  10. 4 - Consequência • Na missão muitas vezes nos vemos “nadando contra a corrente” pelos confrontos com os padrões impostos ao povo. • É urgente sermos profetas de uma Vida Nova assumindo com consciência o Projeto de Jesus Cristo.

  11. As Bem-Aventuranças... ... nos provocam à pobreza de espírito, à escolha das opções fundamentais e à assumir a realidade como espaço de construção do Reino de Deus até as últimas consequências. É ser testemunho vivo para e com a juventude mesmo diante das limitações e desafios que a Missão nos apresenta.

More Related