1 / 8

“Quem sabe amar com alegria passa satisfeito as ondas deste mar tempestuoso” (Santa Teresa)

Não há maior alegria que a de quem se sente incondicionalmente amado e é capaz de amar de maneira incondicional. Zumaia. “Quem sabe amar com alegria passa satisfeito as ondas deste mar tempestuoso” (Santa Teresa). João 15, 9-17 // 6º Páscoa –B- // 17-5-09.

kylene
Télécharger la présentation

“Quem sabe amar com alegria passa satisfeito as ondas deste mar tempestuoso” (Santa Teresa)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Não há maior alegria que a de quem se sente incondicionalmente amadoe é capaz de amar de maneira incondicional. Zumaia “Quem sabe amar com alegria passa satisfeitoas ondas deste mar tempestuoso” (Santa Teresa) João 15, 9-17 // 6º Páscoa –B- // 17-5-09

  2. Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Jesus quando se despede, quando diz o último que quer dizer, revela o que guiou e impulsionou toda a sua vida: o amor. Fala do que mais gosta e necessita o ser humano: das relações humanas, de amor, de alegria, de amizade. Seguir Jesus é questão de amor. O amor divino tem para nós rosto visível e calor humano em Jesus.

  3. Se guardardes os meusmandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meuPai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minhaalegriaestejaemvós e a vossaalegriaseja completa. O capítulo quinze do quartoevangelho está marcado pela ternura de Jesuspara com todos os seres humanos. O amor que nos tem é o mesmo que o Pailhetem a Ele. Promete-nos algo grande: poder partilhar a própriaalegria de Jesus. Talvez meditemos pouconaalegria de Jesus e nanossa, talveznãotenhamos aprendido a desfrutar da vida seguindo os seuspassos. Àsvezes pode dar a sensação de que nos mete medo ser pessoas alegres. A alegria e a felicidadesão características essenciais dos discípulos de Jesus. Só é feliz quemconstróium mundo mais feliz. Sóconhece a alegriaquem sabe dá-la. Só vive quem faz viver. Como Jesus.

  4. É este o meumandamento: que vos ameisunsaosoutros, como Eu vos amei. Ninguémtemmaior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Amar, ser amado é um grito e um dom que nós levamos dentro. O que nos alegra é o amor feito atenção, feito realidade quotidiana. O que dói mais é o desamor, a falta de amor. Jesus junta um “pequeno” matiz: “como eu vos amei”. Temos um modelo e uma forma de amar: amar como Jesus ama. Há que estar continuamente referidos a Jesus para captar o seu modo de amar,para entender a profundidade do seu amor. Amar como Jesus é novidade, é algo que nos tinha que ser revelado por Jesus. Não brota sem mais. Vamo-lo aprendendo olhando-o a Ele.

  5. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Jánão vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seusenhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecertudo o que ouvi de meuPai. Jesusexpressa a suarelaçãoconnoscocomumapalavra chave: amizade. Ser cristão é ser amigo de Jesus. Amigo, não servo. Os servos actuam porque recebemumaordem. A amizadesupõecomunicação, partilhar a alegria da tarefacomum, sentir como próprios os objetivos e sentimentos de quem apreciamos e amamos. Jesusfez-nos saber o que Ele sabe: que Deus é Amor. EmJesusconhecemos o Pai, próximo, carinhoso, cheio de ternura.

  6. Nãofostesvós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudoquantopedirdesaoPaiemmeunome, Ele vo-lo concederá. O nosso amor é resposta à sua iniciativa livre e gratuita. Quem se compromete com as necessidades e aspirações dos outros está próximo de Deus. Conhece a Deus. Dá fruto. Quem ama, seja ou não católico, inclusive se se confessa agnóstico ou ateu, “conhece a Deus”. Quem não ama, seja católico praticante ou agnóstico ou ateu, “não conheceu a Deus”. Isso afirma Jesus na parábola do juizo final: não nos vai perguntar se somos homem ou mulher, casados, solteiros, religiosos, monjas, monges, nem pela nossa profissão, nem pelas nossas ideias, nem sobre conceitos teológicos ou dogmáticos. Unicamente importará a qualidade do nosso amor:“o que fizestes aos meus irmãos mais pequenos, a mim o fizestes”.

  7. O que vos mando é que vos ameisunsaosoutros O mandamento de Jesus consiste em amar. O amor não é uma questão de obediência ou de dever.Perguntem a uma mãe ou a uma pessoa enamorada. É a resposta agradecida e feliz ao amor incondicional de Deus, não uma lei.O amor de Deus é um amor feito carne. Ao dizer-nos: “que vos ameis”, Jesus indica-nos a direcção. O Pai ama-nos, não tanto para que O amemos, mas para que nos amemos. Não só para que lhe correspondamos, mas para que prolonguemos o seu amor para os outros. Vivo amando ou “cumprindo”?

  8. Ele é assim, irmão/ã, Ele é assim. Transborda ternura pelos poros,levanta-nos até aosseusolhos, beija-nos,faz-nos mimos, cóssegas e piscadelas,e sonhaesperanças para nósmais que as melhoresmães e maisapaixonadas. Deus pôs a suaesperançaemnós. Deus confiou-nos a seuFilho, confiou-nos a suaherança, a sua Boa Notícia,e ainda a suaprópriaesperança…e não vamos colocara nossaesperançan’Ele? Há que ter confiançana vidaapesar de nos dizerem que tudo está mal. Há que ter esperançanaspessoas,em todas! Sóemalgumas, até os fariseuse néscios a têm... Há que confiar maisem Deuse lançar-nos nos seusbraçose descansar no seucolo. Há que esperar EM Deus. Melhor: há que esperar A Deus. E se tudoistojá o fazes e experimentas,umacoisa te falta ainda:há que esperar COM Deus! Ulibarri, Fl. Ele é assim

More Related