1 / 20

HERESIOLOGIA

HERESIOLOGIA. As aparências podem enganar Derivaldo Tavares Pb. INTRODUÇÃO. O Plano Original. A Nova Aliança. A Ortodoxia de Deus em Contraste com as Heresias do Homem. CONCEITOS. Heresias. Seitas. Doutrinas. Características de uma Heresia. Características de uma Seita.

lali
Télécharger la présentation

HERESIOLOGIA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. HERESIOLOGIA As aparências podem enganar Derivaldo Tavares Pb.

  2. INTRODUÇÃO O Plano Original A Nova Aliança A Ortodoxia de Deus em Contraste com as Heresias do Homem CONCEITOS Heresias Seitas Doutrinas Características de uma Heresia Características de uma Seita Características Doutrinárias (Biblicamente) AS SEITAS HERÉTICAS NOS TEMPOS BÍBLICOS (NT) Fariseus e Saduceus Judaísmo e Judaizantes RELIGIÕES (Seitas) Estatísticas Gráficas Hinduísmo Testemunhas de Jeová Adeptos do nome Yehoshua Catolicismo Romano Espiritismo CONSIDERAÇÕES FINAIS

  3. INTRODUÇÃO O plano Original (A criação de Deus): Deus criou todas as coisas afim de que o homem, sua principal criação desfrutasse de tudo e glorificasse a seu criador. (Gn 1.26-31). A queda do homem: Agora o homem desobedece a Deus, come do fruto que Deus havia ordenado que não se comesse (Gn 2.17). A astúcia da serpente – A primeira heresia biblicamente falando acontece em Gn 3.4,5. A Nova Aliança: Aplicando desde já uma sentença à serpente, e prometendo a redenção que seria propiciada por Cristo. (Ap 13.8 – O Cordeiro que foi morto); (Ef 1.4 – Eleição da Igreja). A Ortodoxia de Deus em contraste com as heresias do homem: Ortodoxia se refere a qualidade do que é ortodoxo, doutrina religiosa considerada como verdadeira (Sl 101.6). Deus estabelece um plano de vida eterna para o homem e agora o homem deturpado pelo pecado busca um caminho próprio, egocêntrico, filosófico e intelectual. (Pv 5.21); (Pv 16.25). Exortação de Jesus (Jo 14.6).

  4. CONCEITOS: HERESIA: Palavra Grega (háiregis), que significa escolha, partido tomado, corrente de pensamento, divisão. Em resumo, idéia ou pensamento humano ou diabólico. SEITA: Do latim (secta), ou seja, conjunto de idéias e pessoas reunidas em torno de uma interpretação errônea da Bíblia (1 Jo 1.27). DOUTRINA: Vem do Latim (doctrina), que significa ensino.

  5. CARACTERÍSTICAS DE UMA HERESIA Toda idéia que queira negar, substituir ou complementar o sacrifício de Cristo (Jo 19.10). Consumado: Completo, acabado, concluído, perfeito.

  6. CARACTERÍSTICAS DE UMA SEITA Um grupo de pessoas e idéias que fujam do fundamento de que Jesus é o único caminho que leva o homem a Deus (Jo 14.6), de que Jesus é Deus (Fp 2.6), de que o Espírito é Deus (1 Ts 4.8), o arrebatamento (Mt 25.1-13); (1 Co 15.52), o juízo final (Ap 20.11-15), o pecado original (Gn 3.6,7), a Palavra de Deus como divina (2 Tm 3.16).

  7. CARACTERÍSTICAS DOUTRINÁRIAS (BIBLICAMENTE) Doutrina de Deus (At 1.42; 13.12); (Tt 2.10). Doutrina de Homens (Mt 15.9); (Cl 2.22). Doutrina de Demônios (1 Tm 4.1). A primeira é boa, as duas últimas são danosas. É preciso discernimento de espíritos. Pelo Espírito Santo e pelas Escrituras, conforme 1 Co 2.10,12 e Jo 5.39 e At 17.11.

  8. Jesus foi alvo como nós das seitas em sua época, os fariseus e os saduceus (Mt 12.22-24). Mas Jesus combateu os ataques satânicos (Mt 12.25-37). Paulo sofre com o judaísmo na Igreja da Galácia, conforme (Gl 3.1-3). Fé ou cumprimento da Lei. A Igreja com a circuncisão judáica (At 11.1-3) até que houve o Concílio em Jerusalém. (At 15.5,12,19,20,30,31). O QUE NOS FALTA??? A evidência do poder de Deus. Exemplo: (Mc 2.1-12). Jesus censura os escribas. AS SEITAS HERÉTICAS NOS TEMPOS BÍBLICOS (N.T.)

  9. AS SEITAS HERÉTICAS NOS TEMPOS BÍBLICOS (N.T.) Os Fariseus: Facção Religiosa membro de uma dos principais grupos religiosos dos judeus. Seguiam rigorosamente a Lei de Moisés e as Tradições e Costumes dos antepassados (Mt 23.25-28). Acreditavam na ressurreição, na existência de seres celestiais, arrebatamento e o messias (At 23.8). Os Saduceus: Membro de um pequeno mas poderoso Grupo Religioso dos Israelitas. Faziam parte desse grupo, os sacerdotes e as pessoas ricas e influentes. Os Saduceus baseavam-se no Pentateuco. Negavam a ressurreição, o juízo final, a existência de anjos e espíritos e o messias. Não se davam com os Fariseus (At 23.6-8). Se uniram no combate a Jesus e os seus seguidores (Mt 16.1).

  10. O Judaísmo: Sistema Religioso praticado pelos judeus (Gl 1.13,14). Começou no período do cativeiro Babilônico e se desenvolveu por completo no período intertestamentário. Os Judaizantes: Judeus Cristãos que pregavam a circuncisão para os novos cristãos gregos (At 15).

  11. RELIGIÕES (SEITAS) SEITAS ESPALHADAS NO MUNDO ATUAL

  12. AS 10 PRINCIPAIS RELIGIÕES NO MUNDO ATUAL Hinduísmo Jainismo Budismo Siquismo Confucionismo Taoísmo Xintoísmo Judaísmo Zoroastrismo Islamismo

  13. OUTRAS SEITAS SECRETAS: Maçonaria, Teosofia, Rosacrucianismo, Esoterismo, etc. PSEUDOCRISTÃS: Mormonismo, Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Ciência Cristã, A Família (Meninos de Deus), Igreja Apostólica da Santa Vó Rosa, etc. ESPÍRITAS: Kardecismo, LBV, Racionalismo Cristão, etc. AFRO-BRASILEIRAS: Umbanda, Quimbanda, Candomblé, Voduísmo, Cultura Racional, Santo Dáime, etc. ORIENTAIS: Seicho-no-iê, Igreja Messiânica Mundial, Arte Mahikari, Hare-Krisna, Meditação Transcendental, Igreja da Unificação (Moonismo), Perfeita Liberdade, etc. UNICISTAS: Voz da Verdade, Igreja Local, Adeptos do nome Yehushua e suas variantes (ASNYS), Só Jesus, Tabernáculo da Fé, Cristadelfianismo, etc.

  14. Enquanto estas e outras seitas se multiplicam, e seus guias desencaminham milhões de pessoas, os cristãos permanecem indiferentes, desatentos a exortação de Judas 3: “... Batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos...”

  15. O HINDUÍSMO SURGIMENTO: Região da Índia, aproximadamente 2000 anos AC FUNDADOR: Não tem um fundador pessoal, uma doutrina ou credo fixo ESTATÍSTICAS ATUAIS: 760 Milhões no mundo, 14% da população OS 3 PILARES DE DIVINDADE: O Brahma, o criador; Vishnu, o preservador; Shiva, o destruidor RELIGIÕES COM RAÍZES HINDUS: Jainismo, Budismo, Siquismo, Hare Krishna PONTO CENTRAL: Politeísmo -> Adoração a mais de um deus REFUTAÇÃO: Mateus 4.10 -> Somente a Deus pertence a adoração

  16. TESTEMUNHAS DE JEOVÁ FUNDADOR: Charles Taze Russell OS PRINCIPAIS PONTOS DA DOUTRINA 1 - A doutrina da Santíssima Trindade é de origem Satânica (1 Jo 5.7) 2 - O Espírito Santo (grafado com letra minúscula), não é uma personalidade, mas a força ativa de Deus (At 10. 19,20) 3 - Cristo não passa de simples criatura (Jo 1.1-3) 4 - Jesus ressuscitou com espírito glorificado e não com o corpo glorificado (Lc 24.39-43) CONCEITO DA SALVAÇÃO 1 – O reino celestial apenas para os 144.000 ungidos, que seria chamado o pequeno rebanho (Lc 12.32), que se completou no ano de 1935 (Ap 7.4-6) 2 – Conforme Jo 10.16, eles entendem que são as outras ovelhas da grande tribulação ( Ap 7.13-17)

  17. ADEPTOS DO NOME YEHOSHUA ORIGEM: EUA, no Brasil aproximadamente 1987 OS PRINCIPAIS LÍDERES NO BRASIL: José Cláudio Pinheiro, Josué B. Paulino Batista, Ivo Santos de Camargo e outros. O CREDO DOS ADEPTOS DE YEHOSHUA 1 – Ensinam que o nome correto de Jesus é YEHOSHUA e que Jesus significa Deus cavalo (Mt 1.21-25) 2 – Negam o nascimento virginal de Jesus, ensinado ser ele, filho de José e Maria (Lc 1.26-35) 3 – Negam a doutrina da Trindade, afirmando que o Pai é o Filho e o Filho, o Pai (Unicismo) (Is 6.3; Gn 1.26; Lc 3.21,22) 4 – Ensinam a guarda do sábado como fator necessário a salvação (Mt 12.1-8;12.11,12)

  18. CATOLICISMO ORIGEM: Romana – 300 DC por influência do Imperador Constantino PRINCIPAIS ERROS DOUTRINÁRIOS Adoração a imagens (Sl 115; Ex. 20.3,6) Purgatório (Lc 16.26) Venda de Indulgências (Rm 1.17) SALVAÇÃO Acreditam através do purgatório que no final todos serão salvos, porque acreditam em um Deus tão bom que não destinaria o homem para o inferno (Mt 13. 36-42) O PAPADO A igreja católica afirma que Pedro é o primeiro Papa da igreja durante 25 anos (Mt 8.14) O CELIBATO É imposto aos candidatos ao sacerdócio (1Tm 3.12; 1Co 7.6-9)

  19. ESPIRITISMO KARDECISTA FUNDADOR/ORIGEM: Leon Hippolyte Rivail (Allan Kardec) – 1855 na França DOUTRINA ESPÍRITA: É definida como o conjunto de princípios básicos codificado por Allan Kardec, que constitui o espiritismo. Esses princípios estão contidos nas obras fundamentais que são: ‘O Livro dos Espíritos”, “O que é o Espiritismo”, “O Livro dos Médiuns”; “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “ O Céu e o Inferno”, “A Gênese” e “Obras Póstumas” (Ap 22.18-19) REENCARNAÇÃO Pluralidade de vidas (espírito) em novos corpos (Hb 9.27) MEDIUNIDADE DE JESUS Acreditam que Jesus foi um espírito altamente iluminado (Jo 14. 8-10) CONSULTA A MORTOS Praticam e fazem a necromância (Lc 16.19-31; Hb 9.27; Mt 25.41-46; Ap. 21.8) SALVAÇÃO PELAS OBRAS Acreditam que por praticarem as boas obras, o céu lhes estará garantido (Ef 2.9)

  20. CONSIDERAÇÕES FINAIS Devemos estar atentos as orientações e advertências do apóstolo Paulo, que declara que qualquer outro Evangelho, que não seja o de Cristo, deva ser rejeitado, conforme Gálatas 1.8-12 Em meio a tantos ataques de falsas doutrinas, podemos ficar seguros no que o Senhor Jesus já havia declarado a Pedro, de que a igreja há de prevalecer (Mt 16.18-19).

More Related