1 / 11

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Saúde Comunitária

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Saúde Comunitária Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. VIOLÊNCIA E RESISTENCIA NO CAMPO NO CONTEXTO DOS CONFLITOS SÓCIOAMBIENTAIS NA CHAPADA DO APODI/CEARÁ. Pós-doutoranda: Maria da Graça Luderitz Hoefel

lark
Télécharger la présentation

Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Saúde Comunitária

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Federal do Ceará Faculdade de Medicina Departamento de Saúde Comunitária Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública VIOLÊNCIA E RESISTENCIA NO CAMPO NO CONTEXTO DOS CONFLITOS SÓCIOAMBIENTAIS NA CHAPADA DO APODI/CEARÁ. Pós-doutoranda: Maria da Graça LuderitzHoefel Orientadora: Raquel Maria Rigotto Pesquisadores associados: Pastora Almeida Denise Osório Severo (UnB) Lara de Queiroz Viana Braga (Tramas/UFC e UnB) e Movimentos Sociais da Chapada do Apodi

  2. Contextualizando o projeto 1. Apresentação da primeira proposta do projeto intitulado: “Políticas, Participação Social e Atores Sociais na Perspectiva da Ecosaúde: Experiência-piloto na região da Chapada do Apodi, estado do Ceará, Brasil” aos movimentos sociais em 22 de agosto de 2010 na FAFIDAM. 2. Pactuação da construção coletiva de um novo projeto que busca resgatar historicamente as formas de resistência frente à violência no campo tendo como marco inicial a morte do Zé Maria. 3. Apresentação e aprovação do Projeto em reunião realizada com a comunidade no dia 21/12/2010 4. Desenvolvimento do Projeto Vidas Paralelas junto com as Escolas da comunidade para construção do Memorial e desenvolvimento de processo de formação.

  3. Violência no Campo: Caso Zé Maria do Tomé “A Violência é outra face da questão agrária brasileira. (...) Fruto da concentração fundiária e da inação do Poder Público. Essa violência se materializa nas reações dos grandes proprietários, milícias armadas e policias, provocando os assassinatos do trabalhadores” • Reforma Agrária Quando? CPI mostra as causas da luta pela terra no Brasil / Deputado João Alfredo Telles de Melo (Organizador). Brasília, Senado Federal, 2006: pg.57.

  4. JUSTIFICATIVA Entende-se que desvelar as formas de violência presentes na região da Chapada do Apodi/CE/Brasil, pode contribuir para dar visibilidade à problemática e fortalecer a luta das organizações sociais favorecendo a consolidação da democracia.

  5. APRESENTAÇÃO Este projeto constitui uma pesquisa de cunho documental que busca analisaras formas de violência no campo e as expressões de resistência dos movimentos sociais no contexto dos conflitos sócio ambientais relacionados à expansão do agronegócio na região da Chapada do Apodi, Ceará.

  6. APRESENTAÇÃO • Objetiva-se resgatar acontecimentos históricos que caracterizam a situação de conflito existente, bem como, as forças sociais que protagonizaram tais fatos ao longo deste recorte temporal de 2008 a 2010.

  7. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Resgatar e identificar as formas de violência vinculadas aos conflitos sócio-ambientais presentes na Chapada do Apodi no período de 2008 à 2010. • Analisar historicamente os fatos relacionados ao assassinato do líder comunitário Zé Maria, ocorrido em 21 de abril de 2010. • Analisar as formas de violência e estratégias de resistências da sociedade civil na Chapada do Apodi, frente aos conflitos sócio-ambientais presentes na região. • Organizar um arquivo histórico sobre as documentações relacionadas às formas de violência e de resistências da sociedade civil na Chapada do Apodi, frente aos conflitos sócio-ambientais, no período de 2008 à 2010. • Contribuir para a visibilidade das formas de violência vinculadas aos conflitos sócio-ambientais presentes na Chapada do Apodi e aprofundar o debate sobre esse tema.

  8. METODOLOGIA • - TIPO DE PESQUISA: DOCUMENTAL • PERÍODO: 2008 – 2010 • COLETA DE DADOS: DOCUMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS • FONTE S DE INFORMAÇÃO INICIAIS: • Cáritas, Diocese de Limoeira, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte, Conlutas, Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, arquivos da pesquisa “Estudo Epidemiológico da População da região do Baixo Jaguaribe exposta à Contaminação Ambiental em Área de Uso de Agrotóxicos” da Universidade Federal do Ceará, Ministério Público Federal e Estadual, Delegacia de Polícia de Limoeiro do Norte, Rádio Educadora Jaguaribana, Rádio Vale do Jaguaribe, Jornal Diário do Nordeste, TV Jaguar, TV UFC, TV Verdes Mares e Jangadeiro. • Além destas, serão mapeadas outras fontes potenciais de informação pertinentes ao objeto da pesquisa que serão identificadas durante o processo de realização da mesma.

  9. SISTEMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS DADOS: CATALOGAÇÃO • ANÁLISE DOS DADOS: ANÁLISE SOCIO HISTÓRICA

  10. ORÇAMENTO

More Related