1 / 27

Lei de responsabilidade fiscal Dez anos

Lei de responsabilidade fiscal Dez anos. Weder de Oliveira. Cronologia. Art. 163 da Constituição de 1988 - Lei complementar sobre finanças públicas Emenda Constitucional nº 19 - prazo de 6 meses para regulamentação do art. 163 Crise externa - final de 1998 Anteprojeto. Discussão pública

loe
Télécharger la présentation

Lei de responsabilidade fiscal Dez anos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Lei de responsabilidade fiscalDez anos Weder de Oliveira

  2. Cronologia • Art. 163 da Constituição de 1988 - Lei complementar sobre finanças públicas • Emenda Constitucional nº 19 - prazo de 6 meses para regulamentação do art. 163 • Crise externa - final de 1998 • Anteprojeto. Discussão pública • Apresentação do projeto • Apreciação no Congresso

  3. Lei de Responsabilidade Fiscal Doravante, a União, os Estados e os Municípios não podem gastar mais do que arrecadam. Acabou essa história de o prefeito deixar dívida para o seu sucessor. O texto definiu 100 tipos de má conduta enquadrados como crime, tais como: gastar mais do que arrecada, aumentar despesas sem compensá-las com cortes, iniciar obras sem ter dinheiro para concluí-las, gastar com excesso com funcionalismo.

  4. Lei de Responsabilidade Fiscal Entendemos tudo isso como uma espécie de biombo para que o governo federal pudesse esconder a verdadeira essência da lei, que é o ajuste e o compromisso assumido com o FMI... ...A essência da lei é a retirada de recursos dos municípios e a limitação de gastos com as políticas sociais. A Lei de Responsabilidade Fiscal, prevê limites para o endividamento e os investimentos na administração pública. A Lei de Responsabilidade Fiscal vai acabar com a guerra fiscal. A Lei de Responsabilidade Fiscal visa evitar o mau uso do dinheiro público e pune o infrator com perda de cargo, multa e até prisão.

  5. Lei de Responsabilidade Fiscal Instrumento normativo que procura restabelecer a moral e a ética no âmbito da administração pública. A tradição de irresponsabilidade fiscal e orçamentária dos governantes, em que o gastar mais do que se arrecada, o iniciar obras sem cogitar se é possível terminá-las, o superfaturar para obter proveitos ilícitos, o paralisar investimentos iniciados pelo antecessor e o endividar imprudentemente os erários, parece, enfim, com seus dias contados, esconjurando os flagelos da inflação e da corrupção. No Brasil, o Congresso fixa anualmente na lei de diretrizes orçamentárias metas para governadores e prefeitos, que valem para um período de três anos.

  6. Lei de Responsabilidade Fiscal “ É um código de conduta para os administradores públicos” “ Vem aí uma revolução nas finanças públicas”

  7. Lei de Responsabilidade Fiscal Esse projeto integra o conjunto de medidas do Programa de Estabilidade Fiscal que tem por objetivo a drástica e veloz redução do déficit públicoe a estabilidade da dívida pública em relação ao Produto Interno Bruto da economia. Com a conformação desse arcabouço legal...assegura-se uma disciplina eficiente para evitar déficits recorrentes e imoderados, e expansão indesejável da dívida pública, isto é sua elevação acima de limites máximos e prudenciais (*)

  8. Responsabilidade fiscal Ação Planejada Transparente E Prevenirriscos Corrigirdesvios E Capazes de afetar as contaspúblicas

  9. Planejamento fiscal de médio prazo. Estabelecimento de metas para: arrecadação, resultado entre receitas e despesas e montante da dívida. • Acompanhamento da arrecadação e controle doempenho de despesas visando o alcance da meta de resultado. • Maior envolvimento dos Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e tribunais de contas na contenção de despesa. • Proibição de a União assumir ou refinanciar dívidasde estados e municípios. • Estabelecimento de limites para a dívida pública. • Definição de limites para despesas com pessoal.

  10. Instituição de regras para geração de despesas obrigatórias de longa duração. • Instituição de normas para concessão de benefícios tributários. • Regras especiais para final de mandato. • Elaboração e divulgação de relatórios periódicos. • Participação popular • Ampla divulgação dos planos, orçamentos, relatórios e prestações de contas • Atuação dos tribunais de contas e dos sistemas de controle interno • Sanções institucionais e sanções de caráter pessoal (1)

  11. 500 450 400 TOTAL 350 300 250 200 UNIÃO 150 EST/MUN 100 50 ESTATAIS 0 12/95 12/96 12/97 12/98 12/99 12/00 > Trajetória da dívida pública (*) Dívida líquida total/PIB – 29,9% (dez/95) > 49,5% (dez/00)

  12. Evolução institucional (*) Extinção da Conta Movimento Criação da STN SIAFI Refinanciamentos das dívidas estaduais Programa de desestatização Plano Real Lei Camata I ProerProes Reforma Administrativa Reforma da Previdência Lei nº 9496/97 Resolução nº 78/98 Lei nº 9.717/1998 Lei Camata II Programa de Estabilização Fiscal Regime de metas de inflação Câmbio flutuante PMAT

  13. MUITO OBRIGADO E BOA TARDE!! Weder de Oliveira

More Related