1 / 14

Jogo Estatuto das Cidades Instituto Polis

Jogo Estatuto das Cidades Instituto Polis. Disciplina de Gestão de Espaços Urbanos – ESAG/UDESC. O Jogo. É um jogo de papéis;

lorene
Télécharger la présentation

Jogo Estatuto das Cidades Instituto Polis

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Jogo Estatuto das CidadesInstituto Polis Disciplina de Gestão de Espaços Urbanos – ESAG/UDESC

  2. O Jogo • É um jogo de papéis; • Objetivo: familiarizar os participantes com os conteúdos e instrumentos do Estatuto da Cidade, à medida que estes são desafiados a utilizá-los em situações imaginárias. • Ambientado em diferentes cidades, para as quais são colocadas situações urbanas bastante comuns.

  3. Cada participante desempenha o papel de um ator na discussão da questão, e é estabelecido um tempo (o ideal é cerca de 1 hora) para que a situação seja desenvolvida. • Jogo surgiu como uma possibilidade de lidar com os diferentes públicos envolvidos na construção cotidiana da cidade de uma maneira lúdica: ao mesmo tempo em que são propostas discussões de situações urbanas conflituosas, são apresentadas alternativas usando os novos instrumentos contidos no Estatuto.

  4. Estatuto da Cidade • O Estatuto da Cidade (Lei Federal no 10.257/01) é uma lei que regulamenta o capítulo de política urbana da Constituição Federal, e contém instrumentos de regulação urbanística que contribuem para que as populações dos centros urbanos tenham assegurado o seu direito de viver em cidades mais justas e equilibradas.

  5. Estatuto da Cidade As inovações contidas no Estatuto situam-se em três campos: • Instrumentos de indução do desenvolvimento urbano; • Instrumentos de regularização fundiária; • Instrumentos de participação popular e democratização da gestão urbana.

  6. INSTRUMENTOS DE INDUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO URBANO • Conjunto de instrumentos de natureza urbanística voltados para induzir – e não apenas indicar – as formas desejadas de ocupação e uso do solo. • Edificação e parcelamento compulsórios, IPTU Progressivo no Tempo, Desapropriação com Pagamento em Títulos da Dívida Pública, Transferência de Potencial Construtivo, Direito de Preempção, o Consórcio Imobiliário e outros.

  7. INSTRUMENTOS DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA • Reconhecem a existência de ocupações irregulares pelas cidades e enfrentam a questão; • Usucapião Coletivo, Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia, Zonas Especiais deInteresse Social (ZEIS).

  8. INSTRUMENTOS DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA • Ampliam o espaço da cidadania nos processos de tomada de decisão sobre o destino das cidades e obrigam a existência da participação da população em todas as etapas do planejamento; • Conselhos de Desenvolvimento Urbano, Consultas e Audiências Públicas, Plebiscito, Estudos de Impacto de Vizinhança, Orçamento Participativo.

  9. SITUAÇÃO (adaptada) Distrito de Rincão da Boa Vista* em Florianópolis. • Problema em foco: Construção de um condomínio sustentável no distrito, denominado “Vida do Mar Eco Village Intelligent Green” (conforme Estudo de Caso).

  10. Metodologia: • Cada grupo receberá um personagem com história de vida e interesses particulares. Após ler o caso, deverá responder a questão norteadora em 10 minutos. Após este tempo, recolheremos as justificativas e iremos verificar, simulando uma audiência pública, se haverá ou não a construção do condomínio, pautado nas respostas dos alunos. Questão norteadora da discussão: • Você sendo este personagem, apoiaria ou rejeitaria a construção do empreendimento? Justifique sua resposta com base nos seus interesses e nos instrumentos presentes no Estatuto da Cidade.

  11. Advogado daConstruCompany Sócio daConstruCompany Prefeito deFlorianópolis Criança nativa do bairro Estudante Desempregado Personagens:

  12. Jogo Original disponível em: • http://www.polis.org.br/ OBRIGADA!

More Related