1 / 12

ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES

ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES. Estudo Acompanhado. Prof. Filomena Alves. O Teatro. Andreia Ferreira nº2 Ashley Barbosa nº5 Catarina Marques nº9. 7ºC. D e f i n i ç ã o :.

lynnea
Télécharger la présentation

ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA E.B 2,3 PROF. AMARO ARANTES Estudo Acompanhado Prof. Filomena Alves O Teatro Andreia Ferreira nº2 Ashley Barbosa nº5 Catarina Marques nº9 7ºC

  2. Definição: Palavra teatrodefine tanto o prédio onde podem se apresentar várias formas de artes quanto umadeterminada forma de arte. Mais precisamente é onde se representa a literatura dramática Desde: comédias, revistas....

  3. Aquele a quem nós chamamos teatro ou espectáculo tem vários segredos... Vamos descobrir alguns ...

  4. Sabias que... A palavra grega Théatron determina o lugarfísico do espectador, "lugar onde se vê”. Noentanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama em frente aos espectadores. Supõe-se, que o teatro surgiu na Grécia antiga, no século IV a.C. O teatro é uma arte em que um actor, ou conjunto de actores,interpreta uma história ou actividades, com auxílio de dramaturgos, directores e técnicos, que têm como objectivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

  5. Agora vamos à história ...

  6. A história do teatro Ninguém sabe ao certo mas alguns dizem que o teatro teve origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacasrealizadas em homenagem ao deus Dionísio,deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam diasseguidos, aconteciam uma vez por ano naprimavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região.

  7. Teatro grego e o primeiro actor O teatro grego que hoje conhecemos surgiu, segundo historiadores, de um acontecimento estranho. Quando um participante de um ritual sagrado resolve vestir umamáscara humana, enfeitada com cachos de uvas, sobe emseu palco em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem deste ser humano colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser umdeus, coisa que até então não havia acontecido, pois umdeus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, foi considerado o primeiro actor da história do teatro ocidental.

  8. Grécia antiga O antigo teatro de Delfos, (Grécia).

  9. Por de trás de cada espectáculo há muito trabalho da parte dos: Encenadores, actores e actrizes:que são aqueles que actuam Aderecistas de cena e do actor :aqueles que preparam os objectos para decorar o palco ou para o actor utilizar Pontos: osprofissionais que sopram as palavras aos actores em cena Cenógrafos: aqueles que pintam e fazem o cenário Autores das peças: aqueles que escrevem a peça e dão a ideia de como representá-la utilizando nos guiões as didascálias Didascália:informação entre parênteses com indicações dos actos que devem fazer em cena enquanto representam.

  10. Até hoje o teatro tem evoluído as pessoas cada vez mais novas começam - se a interessar pela arte de representar, o que é bom, é sinal de que o teatro aida vai dar muito que falar. E tu já pensaste em ser actor?

  11. Gil Vicente, tal como costuma ser representado Fim

  12. Bibliografia http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/historia.htm/ http://www.infoescola.com/artes/historia-do-teatro/ Viver em Português 7 Língua Portuguesa 7ºano | Terceiro ciclo do ensino básico Areal Editores Pág.151

More Related