1 / 27

SISTEMAS LINEARES Prof. Moacir

SISTEMAS LINEARES Prof. Moacir. Dizemos que um sistema, em que existe pelo menos um coeficiente não-nulo em cada equação, está escalonado se o número de coeficientes nulos antes do primeiro coeficiente não nulo aumenta de equação para equação. 11. Sistemas Escalonados.

macey-vega
Télécharger la présentation

SISTEMAS LINEARES Prof. Moacir

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SISTEMAS LINEARES Prof. Moacir

  2. Dizemos que um sistema, em que existe pelo menos um coeficiente não-nulo em cada equação, está escalonado se o número de coeficientes nulos antes do primeiro coeficiente não nulo aumenta de equação para equação. 11. Sistemas Escalonados O sistema é também chamado sistema triangular, pois a matriz associada é uma matriz triangular. Se fala também de triangular superior ou inferior para caracterizar a posição dos coeficientes não nulos.

  3. 11. Sistemas Escalonados • Sistema triangular (escalonado) – forma matricial • Superior • Inferior • Podem ser solucionados com Resolução Retroativa

  4. S1 = 11. Sistemas Escalonados Resolva o sistema: Resolução: Na 3ª equação:z = -5 Na 2ª equação: 2y – (-5) = -1 2y = -1 – 5 y = -3 Na 1ª equação:3x – (-3) + (-5) = 2 3x = 2 – 3 + 5 3x = 4 x = 4/3 Logo, o conjunto solução será: (-5, -3, 4/3)

  5. S1 = 11. Sistemas Escalonados Resolva o sistema: Resolução: Primeiro perceba que este sistema tem mais variáveis que equações. Perceba ainda que a variável z não aparece no começo de nenhuma equação, ela será chamada de variável livre. Para resolvermos este sistema, primeiro vamos atribuir um valor real arbitrário para a variável livre: z = a, com a . Agora vamos calcular o valor de y na 2ª equação: 3y – 2a = 1 3y = 1 + 2a y = (1 + 2a)/3

  6. S1 = 11. Sistemas Escalonados Resolva o sistema: Agora que já conhecemos y e z, vamos calcular o valor de x: Logo a solução do sistema será: Essa solução é chamada de solução geral do sistema e esse sistema é POSSÍVEL E INDETERMINADO.

  7. Dois sistemas são equivalentes quando possuem o mesmo conjunto solução. verificamos que o par ordenado (1, 2) satisfaz ambos e é único. Logo, S1 e S2 são equivalentes, e escrevemos: S1 ~ S2 Sendo dado um sistema, é possível realizar sobre ele uma série de operações elementares sem alterar seu resultado, ou seja, obtendo sistemas equivalentes a ele, é que veremos a seguir. 12. Sistemas Equivalentes

  8. 13. Sistemas Equivalentes – Op. Elementares PROPRIEDADE 1: um sistema de equações não se altera, quando permutamos as posições de duas equações quaisquer do sistema. Exemplo: Sistema 2 Sistema 1 Solução do Sistema 1 = Solução do Sistema 2: x=3, y=2 e z=4.

  9. 13. Sistemas Equivalentes – Op. Elementares PROPRIEDADE 2: um sistema de equações não se altera, quando multiplicamos ambos os membros de qualquer uma das equações do sistema, por um número real não nulo. Exemplo: Sistema 3 Sistema 1 Solução do Sistema 1 = Solução do Sistema 3: x=3, y=2 e z=4.

  10. 13. Sistemas Equivalentes – Op. Elementares PROPRIEDADE 3: um sistema de equações lineares não se altera, quando substituímos uma equação qualquer por outra obtida a partir da adição membro a membro desta equação, com outra na qual foi aplicada a transformação, ou seja, MULTIPLICAR UMA EQUAÇÃO POR UM NÚMERO E SOMAR COM OUTRA. Exemplo: Sistema 3 Sistema 1 Solução do Sistema 1 = Solução do Sistema 4: x=3, y=2 e z=4.

  11. 14. Escalonamento de um Sistema Linear Podemos transformar um sistema escrito em sua forma normal para um outro equivalente, na forma escalonada, esse processo é chamado de ESCALONAMENTO DE UM SISTEMA LINEAR. 1º passo: Escolhemos, para 1a equação, uma em que o coeficiente da 1a incógnita seja não nulo. Se possível fazemos a escolha a fim de que esse coeficiente seja igual a -1 ou 1, pois os cálculos ficam, em geral, mais simples. 2° passo: Anulamos o coeficiente da 1ª incógnita das demais equações, usando as propriedades 1 e 2. 3º passo: Desprezamos a 1a equação e aplicamos os dois primeiros passos com as equações restantes. 4º passo: Desprezamos a 1ª e a 2ª equações e aplicamos os dois primeiros passos nas equações restantes, até o sistema ficar escalonado.

  12. 14. Escalonamento de um Sistema Linear Ex1) Resolva o sistema: Resolução: Vamos destacar a 1ª incógnita na 1ª equação: Agora vamos usar essa incógnita e seu coeficiente para eliminá-la nas equações seguintes:

  13. 14. Escalonamento de um Sistema Linear Ex1) Resolva o sistema: Agora é só repetir o processo, só que usando a 2ª equação: Finalmente, é só usar o processo da resolução retroativa e encontrar a solução do sistema:

  14. 14. Escalonamento de um Sistema Linear Ex5) Resolva o sistema: Resolução: E agora, como fazemos se queremos usar 3 para eliminar -4? Neste caso, multiplicamos a 2ª e a 3ª equações e fazemos a soma das duas em separado. O resto é com você!

  15. 15. Discussão de um Sistema Linear Considere o seguinte sistema linear nas incógnitas x e y. Observe que, além das incógnitas x e y, o sistema apresenta uma variável m. Tal variável é chamada de "parâmetro do sistema". Discutir esse sistema em função do parâmetro m significa classificá-lo como SPD, SPI ou SI para cada valor real assumido por m. Para tanto, utilizaremos o que aprendemos com o Teorema de Cramer: Para dirimir essa última dúvida, usaremos o que aprendemos com escalonamento de sistemas.

  16. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex1) Discutir o sistema: Resolução: Sabemos que, se: O sistema é SPD. Resolvendo: Sabemos que, se: O sistema é SPI ou SI. Resolvendo: Como fazer para saber se é SPI ou SI?

  17. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex1) Discutir o sistema: Agora que sabemos que se m = 6 o sistema é SPI ou SI, substituiremos esse valor no sistema e em seguida faremos o seu escalonamento. Resumindo temos:

  18. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex2) Discutir o sistema: Resolução: I. Sabemos que, se: O sistema é SPD. Resolvendo: II. Sabemos que, se: O sistema é SPI ou SI. Resolvendo:

  19. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex2) Discutir o sistema: Vamos substituir a = 0: Observando a 1ª equação concluímos que o sistema é SPI. Vamos substituir a = 6 e escalonar o sistema: Observando a 2ª equação concluímos que o sistema é SI.

  20. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex2) Discutir o sistema: Resumindo temos:

  21. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex3) Discutir o sistema: Resolução: I. Sabemos que, se: O sistema é SPD. Resolvendo: II. Sabemos que, se: O sistema é SPI ou SI. Resolvendo:

  22. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex3) Discutir o sistema: Vamos substituir a = -2, e em seguida escalonar o sistema: Como se pode observar, a questão agora depende do valor de b, ou seja: Resumindo temos:

  23. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex4) Discutir o sistema: Resolução: I. Sabemos que, se: O sistema é SPD. Resolvendo: II. Sabemos que, se: O sistema é SPI ou SI.

  24. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex4) Discutir o sistema: Resolvendo: Vamos substituir m = 0, e em seguida escalonar o sistema:

  25. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex4) Discutir o sistema: Resolvendo: Vamos substituir m = 1, e em seguida escalonar o sistema:

  26. 15. Discussão de um Sistema Linear Ex4) Discutir o sistema: Resumindo temos:

  27. Observações Importantes: • Sistema Homogêneo NUNCA SERÁ IMPOSSÍVEL; • Se o número de equações for diferente do número de incógnitas, o sistema será SPI. 16. Sistema Linear Homogêneo - Discussão

More Related