1 / 7

Antes e depois do 25 de Abril de 1974

Antes e depois do 25 de Abril de 1974. ANTES DO 25 DE ABRIL.

madison
Télécharger la présentation

Antes e depois do 25 de Abril de 1974

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Antes e depois do 25 de Abril de 1974

  2. ANTES DO 25 DE ABRIL • Se recuasse-mos 20 anos antes do 25 de Abril de 1974 não reconheceríamos Portugal. Durante estes anos quem fez parte do governo foi Oliveira Salazar chefe do estado Novo em 1933 e 1968; Américo Tomás Presidente da Republica e Marcelo Caetano chefe do Estado novo entre 1968 e 1974.

  3. Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal não havia liberdade , existia censura , as pessoa não podiam dizer o que pensavam nem exprimir a sua opinião. Existia uma policia politica a PIDE , que controlava os cidadãos , perseguia o povo que dissesse alguma coisa sobre o Governo , nessa altura existiam muitos presos políticos. • Portugal estava, envolvido na Guerra Colonial em Angola na Guiné e em Moçambique , encontrava-se isolado da comunidade internacional, muitos dos Portugueses tiveram que partir . Não existia paz, liberdade nem Democracia. • Relativamente a informação e as formas de expressão cultural eram controlados não existia eleições livres, a única organização politica e aceite era a União Nacional. A constituição não garantia os direitos dos cidadãos á educação á saúde ao trabalho e a habitação, as manifestações eram proibidas . • Os Portugueses viviam descontentes com Governo

  4. DURANTE O 25 DE ABRIL • No dia 24 de Abril de 1974 , um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva Carvalho preparam uma revolução para derrubar o Governo de Marcelo Caetano . • Instalaram secretamente um posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha em Lisboa, o primeiro sinal combinado pelos golpistas foi transmitir a canção “E depois do adeus “de Paulo de Carvalho ás 22h.15m, o segundo sinal foi ás 0h.20m quando foi transmitida a canção “Grândola vila morena”de José Antunes”que confirmava o golpe e marcava o inicio das operações , Este golpe militar teve a colaboração de vários regimentos militares que desenvolveram a acção concertada.

  5. A historia conta que uma dama ofereceu um cravo vermelho a um militar ,e que ele o colocou no cano da arma, logo de seguida todos os outros militares fizeram o mesmo , tornando-se assim o cravo vermelho o símbolo da revolução. • Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas , solidárias com os soldados revoltosos. • No dia seguinte forma-se a Junta de Salvação Nacional , constituída por militares, que procederia a um Governo de Transição –MFA • Em que consistia o MFA Democratizar, Descolonizar e Desenvolver.

  6. DEPOIS DO 25 DE ABRIL • Hoje podemos falar livremente, dizer aquilo com que concordamos e o que não apoiamos. • Vivemos num novo Espaço Europeu e temos acesso directo ao mundo sem receio de censura ou perseguições. • Vivemos em liberdade , terminou a Guerra Colonial, e as antigas colónias Portuguesas tornaram-se independentes. • Vivemos em paz . • As eleições são livres , podermos escolher os nossos governos . • Vivemos em democracia.

  7. conclusão Ao realizar este trabalho , fiquei com mais conhecimentos sobre a Politica do 25 de Abril. Foi uma mudança muito positiva em todos os aspectos , políticos , económicos, culturais, religiosos , etc. Em relação a politica dos nossos dias ,penso que deveriam ser feitas algumas mudanças , principalmente a nível da corrupção e da justiça para que a nossa politica se torna-se mais perto de uma politica verdadeira e real.

More Related