1 / 8

Segunda lista de exercícios TM-240

Segunda lista de exercícios TM-240. Cap. 5 – Análise diferencial de escoamentos.

mali
Télécharger la présentation

Segunda lista de exercícios TM-240

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Segunda lista de exercíciosTM-240

  2. Cap. 5 – Análise diferencial de escoamentos 3) Uma aproximação grosseira para a componente na dir. x da velocidade, em uma camada-limite laminar, incompressível, é uma variação linear de u=0 na superfície (y=0), até a velocidade da corrente livre, U, na borda da camada-limite (y=d). A equação do perfil é u=Uy/d , onde d=cx1/2 e c é uma constante. Mostre que a expressão mais simples para a componente y da velocidade é v=uy/4x. Avalie o valor máximo da razão v/U, em um local onde x=0,5 m e d=5 mm. 4) Para um escoamento incompressível no plano rq, a componente radial da velocidade é dada por Vr = - A cosq / r2 . Determine uma possível componente q da velocidade. Quantas possíveis componentes q há ? 6) O campo de velocidade para um vórtice livre no plano rq, é Determine a função corrente para este escoamento. Calcule a vazão em volume por unidade de profundidade entre r= 0,05 m e r = 0,07 m se C é igual a 0,5 m2/s. 5) Determine a família de funções corrente y, que fornecerá o campo de velocidades

  3. Cap. 6 – Escoamento incompressível e invíscido (Equação de Bernoulli) 7) A potência do motor que aciona o ventilador axial mostrado na figura é 560 W. O diâmetro do duto e a velocidade média do escoamento de ar produzido pelo ventilador são iguais a 610 mm e 12,2 m/s. Determine o rendimento do ventilador.

  4. 8) Ar escoa em torno de um objeto do modo indicado na figura. O diâmetro do tubo que envolve o objeto é 2 m, e o ar é descarregado do tubo como um jato livre. A velocidade e a pressão a montante do objeto são iguais a 10 m/s e 50 N/m2. Determine a perda de carga para uma partícula fluida que escoa de montante e é descarregada dentro da esteira provocada pela presença do objeto.

  5. 9) Água escoa na torneira localizada no andar térreo do edifício mostrado na figura com velocidade máxima de 6 m/s. Determine as velocidades máximas dos escoamentos na saída das torneiras localizadas no subsolo e no primeiro andar do edifício. Admita que o escoamento é invíscido e que a altura de cada andar seja igual a 3,6 m.

  6. 10) Uma pessoa coloca a mão para fora de um automóvel que se desloca com uma velocidade de 105 km/h em uma atmosfera estagnada. Qual é a máxima pressão que atua na mão exposta ao escoamento ? Qual seria o valor desta pressão máxima se a velocidade do automóvel fosse igual a 354 km/h ? Admita que a atmosfera se comporte como a atmosfera padrão. 11) A vazão de água do escoamento ascendente no bocal mostrado na figura é Q. Determine uma expressão para o formato do bocal (D em função de z e D1) de modo que a pressão permaneça constante no escoamento. Admita que os efeitos viscosos são desprezíveis.

  7. 12) Água escoa em regime permanente na tubulação da figura. Alguns experimentos anteriores mostraram que o trecho da tubulação com parede fina (diâmetro interno = 100 mm) colapsa quando a pressão interna se torna igual a externa menos 10 kPa. Até que valor de h a tubulação opera adequadamente ? 13) Água escoa em regime permanente nos tanques mostrados na figura. Determine a profundidade da água no tanque A, hA.

  8. Respostas: 1) PBOMBA = -4,1 [kW] 2) PBOMBA = -19,8 [kW] 3) v= uy / 4x 4) Vq = - A senq / r2 + f(r) 5) y = x2y-y3/3 + c 6) y = -C ln (r) Q/m = 0,1684 m2/s 7) h = 58 % 8) Perdas 1-2a = 82,65 [J/kg] 9) Vmáx = 10,3 e 0 [m/s] 10) p0 = 523 N/m2 p0 = 5.945 N/m2 11) 12) h = -0,8 [m] (saída acima do estrangulamento) 13) hA = 15,4 [m]

More Related