1 / 29

Autor: TERAPEUTA Wilson Dias – crt 23.553

“Que seja o alimento o teu remédio” Hipócrates – Pai da Medicina Holística Os Remédios de Deus Como usá-los! (Tempo: 25 minutos). Autor: TERAPEUTA Wilson Dias – crt 23.553 - PRESIDENTE DA Associação baiana de medicina natural e preventiva (ABMNP). Introdução.

marny-cain
Télécharger la présentation

Autor: TERAPEUTA Wilson Dias – crt 23.553

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Que seja o alimento o teu remédio”Hipócrates – Pai da Medicina HolísticaOs Remédios de Deus Como usá-los!(Tempo: 25 minutos) Autor: TERAPEUTA Wilson Dias – crt 23.553 - PRESIDENTE DA Associação baiana de medicina natural e preventiva (ABMNP)

  2. Introdução • “Os adventistas do sétimo dia deveriam tornar-se conhecidos (não pela guarda do sábado, mas, sim) pelo ensino da reforma de saúde e prática das terapias naturais” • Ellen White, Medicina e Salvação, pág. 187

  3. Drogas, sementes de morte • “Entre o povo de Deus, muitos têm ido à sepultura em virtude do uso de drogas venenosas. Milhares poderiam ser restaurados à saúde e à vida mediante o uso de métodos simples de tratamento. A medicação por drogas é uma ofensa a Deus, e deve ser abandonada. O médico que prescreve drogas medicamentosas mostra que não compreende a delicada maquinaria do organismo humano” • – Ellen White, Medicina e Salvação, pág. 227 e 229

  4. Os remédios aprovados por Deus • “Existem muitos meios de praticar a arte de curar (pelo uso de drogas, pela acupuntura, pela homeopatia, pelas cirurgias etc.), mas só existe um meio que o Céu aprova. Os remédios de Deus são os simples agentes da Natureza: o ar e a água puros, o exercício físico, o repouso, o regime alimentar apropriado, a luz solar, a pureza de vida ou abstinência, e a firme confiança em Deus. São os remédios, por cuja falta milhões estão perecendo” • (Ellen White, Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 287)

  5. Proposta de Ellen White à Igreja • Um grupo de obreiros deve ser preparado para atuar como Médicos Missionários, tendo como instrutores de medicina alternativa, não médicos comuns, mas os reformadores de saúde da própria igreja, que devem ensinar a ciência de curar sem o uso de drogas. • (Ver Medicina e Salvação, pág. 63 e 75).

  6. Os verdadeiros remédios • Os remédios naturais encontrados na Farmácia divina e recomendados pelos reformadores da saúde, são censurados pela classe médica que despreza e considera como “meios inúteis de cura por não terem embasamento científico”. Entretanto, são os únicos meios de cura que Ellen White diz ser aprovados por Deus como “remédios verdadeiros” • Ellen White, A Ciência do Bom Viver, pág. 127

  7. Ar Puro, o primeiro remédio de Deus • – Também, conhecido cientificamente como “aeroterapia” (terapia pelo uso do ar), esse foi o primeiro remédio divino concedido ao homem pelo Seu Criador (Gênesis 2: 7).“O ar, segundo Jó, é o hálito de Deus por cuja falta todo o ser vivente da Terra, gente e bicho, expiraria, e voltaria ao pó” • (Jó 33: 4; e 34: 14).

  8. Como usar o ar como remédio • A respiração profunda, segundo Ellen White, tonifica o sistema nervoso; oxigena o cérebro e a corrente sanguínea; melhora a circulação do sangue; combate tonturas e vertigens; previne artrite reumatóide, alergias respiratórias, tensão nervosa, depressão, ansiedade, dores de cabeça etc.

  9. Água Pura, o segundo remédio • – O tratamento pelo uso da água é conhecido cientificamente como “hidroterapia” (terapia pelo uso da água), que pode ser associada com argila, para a restauração da saúde em inúmeras enfermidades, especialmente nos casos de tumores, dores em geral, artrose, contusões e até cegueira. Jesus associou a argila com saliva e água para a cura de um cego. (João 9: 6 e 7).

  10. Como usar a água como remédio • A hidroterapia, ou uso da água, pode ser aplicada, também, na forma de duchas, compressas quentes e frias, banhos de assento; banhos dos pés, de tronco e genital, além de banhos frios de toalha, que Ellen White recomenda até para crianças recém-nascidas. • Ver Conselhos Sobre Saúde, pág. 58 e 103.

  11. Luz Solar, o terceiro remédio – O sol é apontado pela classe médica como o causador do câncer de pele. Como pode um remédio de Deus causar uma doença maligna? – Os raios solares não são os vilões do câncer de pele, mas sim, a gordura de origem animal que as pessoas menos esclarecidas consomem no dia a dia. As gorduras saturadas se acumulam nas camadas superficiais da pele, e são aquecidas pelo calor do sol, gerando minúsculos tumores internos que sobem para a camada superior da pele. Isto não acontece com as pessoas que adotam um regime vegetariano, porque não têm gordura acumulada sob a pele para ser queimada pelos raios ultravioletas do sol.

  12. Como usar o Sol como remédio • Com o nome científico de “helioterapia” (terapia pelo uso racional da luz do sol); este remédio divino que integra a Medicina Alternativa, produzem os seguintes benefícios: • Banhos de sol (não prolongados) fortalecem as camadas superficiais da pele; combatem tuberculose e pneumonia; previnem rinites, sinusites e resfriados; fortalecem o sistema imunológico; melhora a circulação do sangue e estimulam o cérebro na produção de um neuro-transmirssor conhecido como serotonina, para o combate da depressão, além de estimular o organismo na produção vitamina D-3, para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

  13. Exercício físico, o quarto remédio - Conhecido cientificamente como “fisioterapia” e “kinesiterapia”, o exercício físico é o melhor remédio para prevenir distúrbios circulatórios como infartos, derrame cerebral, hipertensão, varizes, arteriosclerose, além de diabetes, dores musculares, obesidade, problemas de coluna e doenças respiratórias. O exercício física, também, ativa o fígado, os rins e fortalece o coração.

  14. O que causa a falta de ginástica? • Devemos imitar o gato e o cachorro, exercitando-se ao despertar. Faça alongamentos, à noite, antes de dormir. A falta de ginástica causa artrose da coluna, dos joelhos e das articulações, além de trombose, embolias, infartos, invalidez prematura, prisão de ventre, esgotamento físico, nervosismo, enxaquecas e insônia.

  15. Caminhada matutina • Os benefícios de uma simples caminhada. • – Respirar ar puro e fazer caminhada toda manhã, ao despertar, melhora a circulação; fortalece os músculos e nervos; melhora o desempenho do coração; revitaliza o fígado, os pulmões, os rins e o sistema nervoso, além de prevenir a velhice precoce. • No seu livro Conselhos Sobre Saúde, pág. 52, Ellen White faz a seguinte recomendação: “Se os inválidos desejam recobrar a saúde, não devem deixar de fazer exercício físico, pois do contrário, aumentarão a fraqueza muscular e a debilidade geral. Devem os doentes andar ao ar livre cada manhã, com os pés bem protegidos (de tênis). Uma caminhada, ainda que seja no inverno, será mais benéfica à saúde do que todos os remédios que os médicos possam prescrever”.

  16. Repouso, o quinto remédio • Repouso ou “Clinoterapia”. • Pensando no bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano, Deus estabeleceu um dia de repouso semanal, no caso o sétimo dia da semana, que é o santo sábado. Este dia foi observado como dia de repouso pelo próprio Criador, no término da criação, para servir de exemplo, sendo mais tarde inserido na Sua lei moral dos Dez Mandamentos, para que o homem não viesse esquecer o seu dever de repousar o corpo e a alma.

  17. Qual é a importância do Sábado? • Jesus certa feita disse que “o sábado foi estabelecido por causa do homem”(Marcos 2: 27).Ele considerava o sábado como um dia de cura. Neste dia, Ele percorria cidades e vilas curando os enfermos. Ele quer que façamos o mesmo, realizando a obra de restauração dos doentes, aos sábados. Também, quer que experimentemos nossa própria cura, descansando no Seu santo dia, como Ele fez no término da criação. • Através do sábado, Deus oferece a possibilidade de cura para todas as enfermidades do corpo, da alma e do espírito. •  Desta forma, por meio do descanso semanal, o ser humano tem oportunidade de reencontrar a paz de espírito e prevenir as tensões e outras doenças nervosas, como o stress, a estafa, a ansiedade e a canseira física, ao tempo em que refaz suas forças e permite ao corpo reativar seu sistema natural de defesa contra os agentes infecciosos.

  18. Alimentação natural, o sexto remédio • Regime alimentar adequado. Denominado de “dietoterapia”, ou terapia pela dieta, este regime alimentar é apontado por Ellen White como um dos principais remédios. Aos doentes que ela tratava na Austrália, como terapeuta holística, ou médica missionária, ela sempre alertava contra as drogas medicamentosas e dizia: “sem mudança de hábito alimentar não pode haver cura de doença”.

  19. Rejeição à reforma alimentar • Ellen White seguia e ensinava os mesmos princípios de saúde que foram, na antiguidade, defendidos e praticados pelo médico grego, Hipócrates – Pai da Medicina Holística, que sempre recomendava aos seus alunos: “Médico, cura-te a ti mesmo; fazei do alimento o teu remédio”. • Esse provérbio era conhecido de todos desde 420 antes de Cristo. O próprio Jesus o citou durante seu primeiro sermão, em Nazaré, onde Ele foi criado (Lucas 4: 23)O assunto apresentado pelo Grande Terapeuta Holístico era obra médico-missionária e qualidade de vida, e nunca foi recebido de bom grado, até hoje, por nenhuma igreja.

  20. A missão da igreja verdadeira • Ellen White diz que todo membro da igreja deve ser instruído para tratar os doentes como médicos missionários, e a dieta juntamente com noções de limpeza, respiração profunda de ar puro e exercício físico, devem fazer parte desta obra como base da Medicina Integrativa aprovada por Deus (A Ciência do Bom Viver, pág. 117, 219 e 220). • Ela diz também que os médicos missionários da igreja, não precisam ser portadores de diplomas de médico comum, e devem ensinar o povo que as drogas medicamentosas não curam doenças. A cura só é possível por meio da mudança de hábitos alimentares, como também pelo uso dos remédios naturais que são encontrados na Natureza.

  21. Por que a igreja não ensina seus membros a cuidar dos doentes? Ellen White conclama: “Ar puro, luz solar, abstinência, repouso, exercício físico, regime conveniente, uso de água ou hidroterapia, e confiança no poder divino – eis os verdadeiros remédios. Toda pessoa (membro da igreja adventista do sétimo dia) deve possuir conhecimentos dos meios terapêuticos naturais, e a maneira de aplicá-los” (A Ciência do Bom Viver, pág. 127).

  22. 7º remédio – Pureza de vida ou Abstinência • – Também, considerado por Ellen White como “jejum terapêutico”, este remédio divino envolve temperança cristã, jejum e atitude mental positiva. O ser humano não deve ser tratado como faz a Medicina convencional, que cuida apenas do corpo, como algo dicotomizado ou dividido, deixando de lado a alma e o espírito do indivíduo. • Essa idéia de que “o médico deve tratar do corpo, e o pastor deve cuidar da alma ou do espírito. Isto é proposta de Satanás” – alerta o médico adventista coreano, Dr. Sang Lee, atualmente radicado nos Estados Unidos da América. E continua Dr. Lee: “Deus deixou o pastor para agir em lugar do médico, para cuidar não somente da alma dos membros da sua igreja, como também, do corpo.

  23. Todo pastor e membro da igreja deve ser um Médico-Missionário • Para realizar essa obra como um Médico-Missionário, o pastor nem o terapeuta precisam ter diploma de médico, mesmo porque, todos os adventistas devem estar envolvidos neste trabalho, desde que recebam instruções sobre doenças, suas causas e a maneira de tratá-las empregando remédios simples e naturais. Essa é uma ordem solene do Mestre: “Curai os enfermos” (Mat. 10: 1-8). Não pelo uso de drogas, mas com os remédios recomendados por Deus, que são encontrados na Natureza, o ser humano torna-se mais harmônico, mais puro e mais feliz, livre dos efeitos colaterais que são produzidos pelas drogas medicamentosas. A saúde integral, não depende apenas da saúde física, mas também da mental e espiritual.

  24. 8º remédio -Firme confiança em Deus • “Doença, sofrimento e morte são obra de um poder antagônico. Satanás é o destruidor; Deus, o restaurador. Quando alguém se restabelece de uma enfermidade, é Deus que o restaura. Os agentes da Natureza – ar, água, sol, ervas, alimentos etc. – põem-se em operação para restaurar a saúde. Mas o poder que opera por seu intermédio é o poder de Deus” (Conselhos Sobre Saúde, pág. 168).

  25. Deus é a única fonte de cura • Nem médico, nem terapeuta têm poder de curar. Deus, unicamente Deus é a única fonte de cura. O médico ou o terapeuta – segundo Dr. Manfred Krusch – são apenas Seus auxiliares (Revista Vida e Saúde, fevereiro de 1997).Portanto, o doente não deve depositar sua confiança no médico ou nas drogas. • A cura só é possível, quando o enfermo desenvolve inteira confiança em Deus e obedece as Suas leis. Ele mesmo diz em Sua Palavra: “Eu Sou o Senhor que te sara”. Mas, antes de tudo, Ele impõe a condição de curar, dizendo: “se fizeres o que é reto aos Meus olhos, e obedecer aos Meus mandamentos, e as Minhas leis”.

  26. A cura vem pela fé e pela obediência • Uma vez estando em harmonia com o Decálogo e com as leis da Natureza, da saúde, da vida e da higiene, então o Senhor garante: “nenhuma enfermidade das que enviei sobre os egípcios virá sobre ti” (Êxodo 15:26). • O salmista Davi diz que Deus, pela Sua misericórdia, é quem sara todas as nossas enfermidades (Salmos 103: 3). Devemos confiar no poder curador de Deus, porque Ele promete: “Te sararei a saúde, e curarei as tuas chagas” (Jeremias 30: 17).

  27. Quando Deus se recusa a curar • Quando ficamos doentes e sofremos por causa da nossa conduta errada no comer e no beber, e deixamos de corrigir os nossos hábitos prejudiciais, como também, deixamos de confiar no poder divino; e buscamos alívio nas drogas receitadas pelos médicos, Ellen White diz que Deus não intervirá na cura. • O Senhor fará como fez com o rei Asa; quando ele adoeceu, ao invés de procurar os profetas ou os sacerdotes de Israel, que atuavam como terapeutas, recorreu aos médicos comuns, e por isso, Deus não interveio na sua cura, deixando-o morrer à míngua • (II Crônicas 16: 12).

  28. Finalmente, Ellen White adverte: “Os que tomam drogas para se aliviarem, podem estar certos de que Deus não interferirá para preservar-lhe a saúde e a vida. E como último recurso, muitos seguem as indicações da Palavra de Deus, e pedem as orações dos anciãos da igreja (nos cultos de quarta feira) em favor da restauração de sua saúde. Deus não considera apropriado responder as orações feitas em favor de tais pessoas... Ele só opera em favor das pessoas que restringem o apetite, cuidam de si mesmos, e fazem esforços no uso dos remédios naturais que Ele deixou para prevenir e combater as enfermidades” (Medicina e Salvação, pág. 14; e Conselhos Sobre Regime Alimentar, pág.25).

  29. FIMWilson Diase-mail: wilson_terapeuta@hotmail.com Para conhecer os trabalhos do autor, basta abrir a página do Google; na janela “Google Pesquisar” acesse – Terapeuta Wilson Dias. Ao aparecer a página, clique nos links abaixo: - Medicina Natural e Preventiva; - O Reformador – Matéria: Menopausa na visão holística; - Artigos de Wilson Dias: o câncer entra pela boca... - Terapeuta Wilson Dias: alergias e suas causas; - Igreja Adventista do Sétimo Dia do Portal Ipê – A Moderna Árvore... - Blogger: User Profile: Wilson Dias; - IV Encontro Nacional de História da Mídia; - Cristo tornou-me limpo “o jovem Igor...

More Related