1 / 9

BIOS

BIOS. Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída.

Télécharger la présentation

BIOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. BIOS Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída

  2. O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente (firmware) executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional.Considerado o S.O da placa mãe.

  3. O termo apareceu pela primeira vez no sistema operacional CP/M, descrevendo a parte do sistema carregada durante a inicialização, que lidava diretamente com o hardware

  4. CP/M é um sistema operacional em disco desenhado para os processadores Intel 8080, Intel 8085 e Zilog Z80.

  5. INTEL 8080 O 8080 possuía um contador de programa de 16 bits o que resultava em uma capacidade de endereçamento de memória de 64kbytes mais 512 portas de entrada/saída, tinha 7 registradores de uso geral de 8 bits cada, instruções lógicas e aritméticas com modos de endereçamento direto, indireto e imediato, trabalhando a um clock inicial de 2MHz. Foi lançado em abril de 1974[1], contando com 4500 transistores em tecnologia LSI NMOS de 6 microns, sendo disponível em encapsulamento plástico ou cerâmico de 40 pinos

  6. Quando o computador é ligado, o BIOS opera na seguinte sequência: Verifica as informações armazenadas em uma minúscula memória RAM, que se localiza em um chip fabricado com tecnologia CMOS. A memória CMOS armazena informações relativas a configuração de hardware, que podem ser alteradas de acordo as mudanças do sistema. Essas informações são usadas pelo BIOS modificar ou complementar sua programação padrão, conforme necessário.

  7. POST (Power-On Self-Test ou Autoteste de Partida), que são os diagnósticos e testes realizados nos componentes físicos (Disco rígido, processador, etc). Os problemas são comunicados ao usuário por uma combinação de sons (bipes) numa determinada seqüência e se possível, exibidos na tela. O manual do fabricante permite a identificação do problema descrevendo a mensagem que cada seqüência de sons representa.

  8. Ativação de outros BIOS possivelmente presentes em dispositivos instalados no computador (ex. discos e placas de vídeo). Descompactação para a memória principal. Os dados, armazenados numa forma compactada, são transferidos para a memória, e só aí descompactados. Isso é feito para evitar a perda de tempo na transferência dos dados. Leitura dos dispositivos de armazenamento, cujos detalhes e ordem de inicialização são armazenados na CMOS.

More Related