1 / 14

Agrupamentos sociais

Agrupamentos sociais. Alunas:. Ana Victória Camila Borges Camila Lorran Chirlei Cavalcante Dayanne Elizabeth Layz Matos. O que é Grupo social ?  É toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação.

michi
Télécharger la présentation

Agrupamentos sociais

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Agrupamentos sociais

  2. Alunas: Ana Victória Camila Borges Camila Lorran Chirlei Cavalcante Dayanne Elizabeth Layz Matos

  3. O que é Grupo social ? É toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. • O que é INTERAÇÃO ?  Ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas, ou duas ou mais pessoas. (Dic. Aurélio) • Quais os principais grupos sociais ? familial, vicinal, educativo, religioso, de lazer e profissional. • Observação: a família é um dos grupos sociais primários de maior importância no processo de socialização dos indivíduos. • Características pluralidade de indivíduos; interação social; organização; objetividade e exterioridade;conteúdo intencional ou objetivo comum; consciência grupal ou sentimento de “nós”; continuidade .

  4. Tipos de grupos sociais • Primários  aqueles em que predominam os contatos primários, isto é, os contatos pessoais diretos; exemplos: a família, os vizinhos, o grupo de lazer; • Secundários  grupos sociais mais complexos, como as igreja e os partidos políticos, em que predominam os contatos secundários; os contatos sociais, nesse caso, realizam-se de maneira pessoal e direta, mas sem intimidade; de maneira indireta, por meio de cartas, internet etc. • Intermediários  aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primários e secundários; um exemplo desse tipo de grupo é a escola.

  5. Mecanismos de sustentação dos grupos sociais Toda sociedade conta com forças que mantêm coesos os grupos sociais. As principais dentre elas são a liderança, as normas esanções, os símbolos e os valores sociais.

  6. Liderança • Liderança capacidade de alguém, denominado líder, ou de algumas pessoas, de chefiar, comandar ou orientar um grupo de indivíduos em qualquer tipo de ação. Líder é aquele (ou aquela) que dirige o grupo, transmitindo idéias e valores aos outros membros. • Tipos de liderança • Liderança institucional  deriva da autoridade que uma pessoa tem em virtude de sua posição social ou do cargo que ocupa; • Liderança pessoal  é aquela que se origina das qualidades pessoais do líder ( inteligência, prestígio social e moral, poder de comunicação, atitudes, encanto pessoal etc.).

  7. Normas e sanções sociais • Toda sociedade e todo grupo social conta com uma série de regras de conduta que lhe dão coesão, orientam e controlam o comportamento das pessoas. Essas regras de ação são chamadas de normas sociais. • As normas sociais indicam o que é “permitido” e o que é “proibido”. • b.2) A toda norma social corresponde uma sanção social. Sanção social é uma recompensa ou uma punição que o grupo ou a sociedade atribuem ao indivíduo diante de seu comportamento social.

  8. Tipos de sanções sociais • Aprovativas quando são aplicadas sob a forma de aceitação, aplausos, honrarias, promoções; é o reconhecimento do grupo por ter o indivíduo cumprido o que se esperava dele; • Reprovativas quando correspondem a punições impostas ao indivíduo que desobedece a alguma norma social; tais punições variam de acordo com a importância que a sociedade dá à norma infringida; assim, são sanções reprovativas o insulto, a zombaria, a vaia, a perda dos bens, a prisão e, em alguns países, a pena de morte.

  9. Símbolos É algo que representa ou substitui outra coisa, geralmente mais complexa e abstrata. É algo, portanto, cujo valor ou significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam. Em nossa sociedade, por exemplo, a aliança é um objeto que simboliza a união e a fidelidade entre os cônjuges no casamento. Qualquer coisa pode se tornar um símbolo. Os símbolos são convenções sociais.

  10. Valores sociais • A sociedade estipula o que é desejável e o que é proibido, o que é bonito e o que é feio, o que é certo e o que é errado. Assim, na vida em sociedade, as idéias, as opiniões, os fatos, os objetos não são avaliados isoladamente, mas dentro de um contexto social que lhes atribui um significado, um valor e uma qualidade determinados. Quanto maior o contexto social, maior a variedade de opiniões, de princípios, de valores sociais, muitas vezes conflitantes. • Os valores sociais variam também, principalmente no espaço e no tempo, em função de cada época, de cada geração, de cada sociedade.

  11. Sistema de status e papéis sociais • Status social  é a posição que cada indivíduo ocupa no grupo social ou na sociedade. • O status social implica direitos, deveres, manifestações de prestígio e até privilégios, conforme o valor social conferido a cada posição.

  12. Tipos de status • Status atribuído  não é escolhido voluntariamente pelo indivíduo e não depende de suas ações ou qualidades. Por exemplo, o status de “filho de operário” ou de “irmão caçula”. Os principais fatores atribuidores de status são: idade, sexo, raça, laços de parentesco, classe social etc.; • Status adquirido  obtido em função das qualidades pessoais do indivíduo, de sua capacidade e habilidade.

  13. Papel social • São os comportamentos que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupe determinado status social. Corresponde mais precisamente às tarefas, ás obrigações inerentes ao status.

  14. Estrutura social É o conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo que mantém estável a sociedade; é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade. A estrutura social é o aspecto estático da organização social.

More Related