1 / 11

COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS

ESCOLA LASSALISTA. COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS. 1. SABER BEM ONDE IR, O QUE ALCANÇAR. É preciso, sempre, ter um bom Projeto Com meta a atingir Método a seguir Passos a dar E recursos de qualidade a utilizar. Isso é fundamental para: Determinar prioridades; Pre-ver decisões;

Télécharger la présentation

COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA LASSALISTA COMPROMISSO COM O REINO DE DEUS

  2. 1. SABER BEM ONDE IR, O QUE ALCANÇAR É preciso, sempre, ter um bom Projeto Com meta a atingir Método a seguir Passos a dar E recursos de qualidade a utilizar... Isso é fundamental para: Determinar prioridades; Pre-ver decisões; Escolher os melhores recursos Jesus Cristo em sua missão educativa desenvolveu um Projeto que tinha como meta: IMPLANTAR O REINO DO PAI Era o eixo de sua vida e missão, a finalidade (telos) para a qual ordenava todas as suas palavras, ações, seu estar com..., seu testemunho, sua oração...

  3. 2. O PROJETO DE JESUS APRESENTADO NA SINAGOGA DE NAZARÉ “Conforme seu costume, Jesus entrou num sábado, em uma Sinagoga. Levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do Profeta Isaías. Abrindo-o, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim. Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”.

  4. Em seguida Jesus fechou o livro, entregou-o na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então Jesus começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura que vocês acabam de ouvir” (Lc 4, 16-21). “Devo anunciar também a outras cidades. A Boa Nova do Reino de Deus, pois para isso é que fui enviado” (Lc 4, 43). “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

  5. SÃO JOÃO BATISTALA SALLE (1651-1719), o Padroeiro dos Educadores e sua proposta de Escola Cristã (École Chrétienne) a. Jesus é o MESTRE. b. O aluno é o DISCÍPULO. c. O professor é o MINISTRO, EMBAIXADOR e REPRESENTANTE DE JESUS. d. A escola é a COMUNIDADE DE JESUS (ekklesía). e. Ação educativa. É o todo do PROCESSO ESCOLAR DA AMORIZAÇÃO que educa. E, nele, todos nós, mutuamente nos educamos.

  6. 4. PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DE JESUS “Menino ainda, jovem depois, homem afinal, em quem, contudo, o menino continuou vivo, me fascinava e me fascina nos Evangelhos, a indivisibilidade entre o conteúdo e o método com que o Cristo os comunicava. O Ensino de Cristo não era e nem poderia ser o de quem, como muitos de nós, julgando-se possuidor de uma verdade, buscava impô-la ou simplesmente transferi-la.

  7. Verdade Ele mesmo, Verbo que se fez carne, História viva, sua pedagogia era a do testemunho de uma Presença que contradizia, que denunciava e que anunciava. Verbo encarnado, Verdade Ele mesmo, a Palavra que d’Ele emanava não poderia ser uma Palavra que, dita, dela se disse que foi, mas uma Palavra que sempre estaria sendo. Essa Palavra jamais poderia ser aprendida se não fosse apreendida, e não seria apreendida se não fosse igualmente por nós “encarnada”(...).

  8. Sua Palavra não é som que voa: é PALAVRAÇÃO” PAULO FREIRE: Conhecer, praticar, ensinar os Evangelhos – in Tempo e Presença, Rio, CEDI, 154, 1979, p. 7

  9. AS PILASTRAS DA EDUCAÇÃO Preocupada com uma educação utilitarista, técnica, presa a esquemas desatualizados em relação ao mundo em mudança, conteúdos e metodologia que não levam em conta os valores humanos a UNESCO pesquisou e publicou as bases para uma revolução escolar. O Relatório da UNESCO, coordenado por Jacques Delors: “Educação, um Tesouro a Descobrir” (Ed. Cortez) é para as escolas no mundo todo.Providencialmente é de grande valor para a Escola Católica.

  10. 9. AS PILASTRAS DA EDUCAÇÃO A ESCOLA CATÓLICA e, nela, a EDUCAÇÃO RELIGIOSA, levando em conta as orientações da UNESCO para a Educação, particularmente quanto às “quatro pilastras para a Educação”, tem todo o campo aberto para a educação humana e cristã dos alunos A NOVA EDUCAÇÃO SEGUNDO A UNESCO: 1. APRENDER A APRENDER 2. APRENDER A FAZER 3. APRENDER A CONVIVER 4. APRENDER A SER

  11. A QUINTA PILASTRA Pe João Batista Libânio, sj “A arte de formar-se” (Ed. Loyola), faz uma leitura cristã das QUATRO PILASTRAS propostas pela UNESCO e acrescenta uma, mas específica, para os cristãos. 5. APRENDER A FAZER A VONTADE DO PAI Jesus veio para “Fazer a vontade do Pai” (cf Hb 10, 7) e ele afirma que as pessoas que fazem a vontade do Pai, passam a ser seus irmãos, suas irmãs, e sua mãe (cf Mc 3, 32-35). E fazer a Vontade do Pai, é implantar no coração das pessoas e no mundo o REINO DO PAI, o REINO DE DEUS: o Amor que liberta, promove e salva.

More Related