1 / 10

MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90

SCOR. MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90. MRP ( Materials Resources Planning) “Planejamento das Necessidades de Materiais”. MRP II ( Manufacturing Resources Planning) “Planejamento dos Recursos de Manufatura”. ERP ( Enterprise Resources Planning )

morrie
Télécharger la présentation

MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SCOR MRP anos 70, MRP II anos 80 e ERP anos 90

  2. MRP (Materials Resources Planning) “Planejamento das Necessidades de Materiais”. MRP II (Manufacturing Resources Planning) “Planejamento dos Recursos de Manufatura”. ERP (Enterprise Resources Planning) “Planejamento de Recursos da Corporação”. SCOR Modelo de Referência para favorecer a comunicação na Supply Chain

  3. MRP (Materials Resources Planning) “Planejamento das Necessidades de Materiais”. O foco do MRP é no planejamento das necessidades de materiais durante o ciclo de planejamento produtivo. Trata-se de um sistema bem difundido pelas fábricas mundo afora em fins da década de 60, início da década de 70. É uma forma fácil de entender como determinar o número de elementos necessários para montar o produto final. Parte das informações que o sistema oferece inclue o cronograma de tempo indicando quando cada um dos elementos necessários ao produto final devem ser encomendados ou produzidos.

  4. O foco do MRP II é tanto com os materiais (tal como o MRP) quanto com os chamados recursos de manufatura. Apoiando assim toda a gestão da manufatura indo na direção de integrador das múltiplas funções da gestão empresarial inclusive, finanças e gestão de pessoas

  5. MRP II (Manufacturing Resources Planning) “Planejamento dos Recursos de Manufatura”.

  6. Plano Mestre de Produção (MPS) • Dados de Especificação de Itens de Materiais (Technical Data) • Lista de Materiais (BOM) (Technical Data) • Dados de Recursos de Produção (Manufacturing Technical Data) • Movimentação e Controle de Estoque (Inventory Control) • Gerenciamento de Compras • Planejamento de Necessidades de Materiais (MRP) • Controle do Chão de Fábrica (SFC) • Planejamento de Necessidades de Capacidade (CRP) • Custeio Padrão (Cost Control) • Gerenciamento e Demonstrações de Custos (Cost Control) • Planejamento de Recursos de Distribuição (DRP) Os módulos básicos característicos em um sistema MRP II são:

  7. ERP (Enterprise Resources Planning) “Planejamento de Recursos da Corporação”.

  8. Um sistema ERP (Enterprise Resources Planning) propõe-se a dar suporte a todas as necessidades de informação para a tomada de decisão de um empresa ou empreendimento, como um todo. Traduzido livremente significa “Planejamento de Recursos da Corporação”. Trata-se de uma evolução dos sistemas MRP e MRP II. Já o ERP constitui um estágio além do MRP II e portanto o embute e é basicamente composto de módulos que atendem às necessidades de informação de outros setores que não a manufatura, a saber: distribuição física, custos, recebimento fiscal, faturamento, recursos humanos, finanças, contabilidade, todos integrados entre si e com os módulos de manufatura. Em suma, o ERP tem o objetivo de planejar e controlar o processo de manufatura em todos os seus níveis, incluindo materiais, equipamentos, pessoas, fornecedores e distribuidores. Permite, portanto, de uma maneira integrada que as decisões operacionais sobre o que, quando, quanto e com que produzir e comprar sejam abordadas de uma maneira sistêmica e estratégica e portanto ditada pelos objetivos e mercado de uma organização. Um dos líderes em fornecimento de ERP e a SAP.

  9. É um modelo de um processo de referênciadesenhadoparapromover a efetivacomunicação entre os stakeholders dacadeia de suprimento SC. Constitue um standard daindústria e favorece o intercâmbio inter and intra componentesdacadeia de suprimentopromovendocolaboração, a horizontalização dos processos, aomesmo tempo emqueexplica a relação entre osprocessos (taiscomoAbastecer, Fazer e Entregar) SCOR

  10. Modelo SCOR

More Related