1 / 7

A INCLUSÃO DO DEFICIENTE FÍSICO FORMADO EM LETRAS NO MERCADO DE TRABALHO

A INCLUSÃO DO DEFICIENTE FÍSICO FORMADO EM LETRAS NO MERCADO DE TRABALHO. Mirella W. Prosdocimo Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas Letras e Artes UTP/NUPEI/LETRAS. Justificativa.

mura
Télécharger la présentation

A INCLUSÃO DO DEFICIENTE FÍSICO FORMADO EM LETRAS NO MERCADO DE TRABALHO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A INCLUSÃO DO DEFICIENTE FÍSICO FORMADO EM LETRAS NO MERCADO DE TRABALHO Mirella W. Prosdocimo Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas Letras e Artes UTP/NUPEI/LETRAS

  2. Justificativa • A situação problema emerge da necessidade pessoal da pesquisadora por se tratar de uma pessoa portadora de deficiência física e foi motivada na experiência vivenciada no intercâmbio pelo Consórcio Bilateral Brasil/Estados Unidos”.entre a universidade TUIUTI (BR) e Bridgewater State College (EUA), registrada no NUPPEI. • “Promovendo inclusão de portadores de necessidades especiais através das tecnologias assistivas: soluções culturalmente adequadas”.

  3. Problema • panorama atual da inserção profissional de uma pessoa portadora de deficiência física no mercado de trabalho, o que inclui a análise do licenciado em Letras portador de necessidades especiais físicas.

  4. Objetivo • analisar a colocação do deficiente físico no mercado de trabalho, levando em consideração as leis que regulamentam a inclusão destes. • Analisar a lei que garante a inclusão do deficiente físico no mercado de trabalho. • verificar como se estruturam os projetos e o número de empresas que possuem política interna de inclusão para o deficiente físico e como está se dá.

  5. Metodologia • Pesquisa qualitativa • Análise documental (legislação em vigor) • Trabalho de campo.

  6. Lei nº 8213, de 24 de julho de 1991. A lei determina que a empresa com cem ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência. "A lei de reserva de cotas tem sido relegada ao segundo plano, enquanto prevalece a lei de cada um por si, do preconceito e da discriminação. Esta constatação é facilmente identificada pelas instituições que lidam com a empregabilidade das pessoas com deficiência. (NOGUEIRA, Geraldo, 2004.)

  7. Estrutura do TCC • Introdução: o ideal X o real no que se refere ao encaminhamento do PPDs ao mercado de trabalho. • Fundamentação teórica: Inclusão de deficientes físicos no mercado de trabalho, não inclusão devido a falta de ensino e formação profissional e a legislação em vigor. • Metodologia: deficientes físicos e suas pretensões junto ao mercado profissional, às Agências empregadoras e às Empresas. • Resultados e discussões: análise das entrevistas - uma comparação do que se pratica com o que a lei prescreve. • Conclusão: costatações, dificuldades e encaminhamentos para novas pesquisas

More Related