1 / 30

As palavras – este limitado recurso que possuímos para

As palavras – este limitado recurso que possuímos para tentar transmitir conceitos que muitas vezes transcendem a realidade material que nos cerca. Diante de tal limitação, os Escritos Sagrados das diferentes tradições religiosas frequentemente lançam mão de parábolas e metáforas.

nairi
Télécharger la présentation

As palavras – este limitado recurso que possuímos para

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As palavras – este limitado recurso que possuímos para tentar transmitir conceitos que muitas vezes transcendem a realidade material que nos cerca.

  2. Diante de tal limitação, os Escritos Sagrados das diferentes tradições religiosas frequentemente lançam mão de parábolas e metáforas.

  3. As parábolas representam um símbolo externo que torna acessível uma realidade interna. O Semeador que lança as sementes em todos os tipos de solo, sem distinção.

  4. O amor que emana das mãos d’Aquele que cultiva. O solo que representa o nosso coração, que devemos transformar em terra fértil e acolhedora.

  5. As metáforas, conforme nos recorda o poeta, são pontes poéticas que o amor constrói e que fazem ligação entre coisas e conceitos.

  6. E dentre todas as metáforas utilizadas pelas Escrituras, uma das mais belas é uma passagem dos Escritos da Fé Bahá’í...

  7. ...que compara o nosso corpo a uma gaiola, e a alma humana a uma ave que nela habita.

  8. ...que compara o nosso corpo a uma gaiola, e a alma humana a uma ave que nela habita. “Imaginar que o espírito pereça ao morrer o corpo, é como imaginar que o pássaro morra ao quebrar-se a gaiola.”

  9. “Nosso corpo é apenas a gaiola, enquanto o espírito é o pássaro...” “Nada tem o pássaro que recear, porém, com a destruição da gaiola.”

  10. No dia em que a terra reclamar de volta o pó que compõe o nosso corpo, “Nosso corpo é apenas a gaiola, enquanto o espírito é o pássaro...” que alturas haverá de alcançar em seu voo a ave da nossa alma?

  11. “Nosso corpo é apenas a gaiola, enquanto o espírito é o pássaro...” que alturas haverá de alcançar em seu voo a ave da nossa alma? Aproveitar os breves e incertos dias da nossa jornada terrestre, para fortalecer as asas do nosso espírito.

  12. “Asas do espírito” – a pureza de coração, & a generosidade da alma.

  13. “Asas do espírito” – o ser amante e defensor da Justiça.

  14. “Asas do espírito” – o cuidado com o próximo, com o pobre e o necessitado.

  15. Da mesma forma que para garantir a saúde física precisamos nos alimentar adequadamente,...

  16. ...o bem-estar da nossa alma também depende de uma nutrição espiritual adequada.

  17. Uma dieta espiritual balanceada, onde estejam presentes na medida devida a Caridade, a Compaixão, a Justiça, o Amor, e o Perdão.

  18. Ao fim de cada dia, avaliar se as nossas ações, atitudes, pensamentos e palavras serviram para fortalecer as asas do nosso espírito.

  19. Ao fim de cada dia, avaliar se as nossas ações, atitudes, pensamentos e palavras serviram para fortalecer as asas do nosso espírito. Os pássaros não voam o quanto querem, mas o quanto podem.

  20. Para se alcançar as sublimes alturas, asas fortalecidas se fazem necessárias.

  21. As aves, – a beleza da sua plumagem, as melodias de seu canto inebriante, a suavidade do seu livre voar pelo espaço aberto. Para se alcançar as sublimes alturas, asas fortalecidas se fazem necessárias.

  22. Metáforas visuais e poéticas a nos recordar de que existem outras realidades, belas e sutis, além da nossa superficial rotina dos dias e das horas.

  23. Metáforas visuais e poéticas a nos recordar de que existem outras realidades, belas e sutis, além da nossa superficial rotina dos dias e das horas.

  24. Cada dia é precioso, cada hora, sagrada. Aproveitar nossa breve peregrinação pelo tempo-espaço para acumular virtudes e bens imateriais, de valor eterno.

  25. Viver de tal forma que a cada dia avancemos um pouco mais em direção à nossa Bem-aventurança.

  26. “Bem-aventurados os que aspiram tornar-se Filhos da Luz.” “Bem-aventurados os puros de coração.” Jesus Cristo

  27. “Ó Amigo! No jardim do teu coração, nada plantes salvo a rosa do amor...” “Bem-aventurados os puros de coração.” Jesus Cristo Bahá’u’lláh

  28. Tema musical: “The Shadow of Your Smile”, de Johnny Mandel Formatação: um_peregrino@hotmail.com

More Related