1 / 1

micheli

RAÍZES: UM ENCONTRO COM A IDENTIDADE E A NATUREZA BASTOS , Michelli Nassif PINTO, Nilza Carla de Souza Creche Fiocruz / Direh / Fiocruz.

nicola
Télécharger la présentation

micheli

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RAÍZES: UM ENCONTRO COM A IDENTIDADE E A NATUREZABASTOS, Michelli NassifPINTO, Nilza Carla de SouzaCreche Fiocruz / Direh / Fiocruz Este trabalho representa uma possibilidade para introduzir a educação em ciência na primeira infância. Como propugna o Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, partimos de um desafio, calcado no interesse das crianças por sua origem. Este trabalho faz parte de uma seqüência pedagógica “A criança e sua identidade”, que gerou uma pesquisa voltada para a construção de árvores genealógicas das famílias de todas as crianças envolvidas. O grupo participante fez comparações de uma árvore natural com a genealógica, o que ajudou as crianças a perceberem que é a partir dos “brotos” que ocorrem as novas ramificações. Esta observação gerou uma gama de idéias e um maior desenvolvimento da capacidade de argumentação. • Como a curiosidade continuou aguçada, o grupo encontrou uma árvore centenária na exploração do campus - uma mangueira especial. Buscaram descrever suas características, observando detalhadamente as raízes ramificadas, tipos de folha, espessura do tronco, formas dos galhos. Estimulamos a observação das estruturas a fim de que eles pudessem fazer comparações com outras árvores, entendendo as semelhanças e diferenças entre as árvores examinadas. Nessa atividade surgiram também questões sobre os animais, que foram respondidas através de observações de campo, mas também suscitaram relações com filmes e contos de história. Seguiu-se uma visita ao Centro de Criação de Animais /Cecal – Fiocruz, vivência a partir da qual os educadores pediram às crianças para registrar o processo por meio de elaborações gráficas artísticas.

More Related